quarta-feira, 31 de março de 2010

MÉTODOS DO EVANGELISTA

MÉTODOS DO EVANGELISTA

(Lucas 10:1-12)

MÉTODO DE 4 PONTOS – É o método mais simples que existe, pois baseia-se na explicação rápida de quatro pontos, a saber:

Ø DEUS AMA VOCÊ – Independente das circunstâncias, independente dos problemas, independente de não te amarem... (Rm 5:8)

Transição – Sabe por que você não experimenta esse amor?

Ø VOCÊ É PECADOR – E o pecado faz separação entre Deus e os homens (Is 59:2). Pecado gera morte espiritual, morte física e morte eterna (Rm 3:23)

Transição – Como resolver esse problema?

Ø JESUS É A SOLUÇÃO PARA O PECADO – Ele é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jo 1:29 e Jo 3:16).

Transição – Como então resolver o problema?

Ø VOCÊ PRECISA RECEBER JESUS – Se em teu coração crer e se com tua boca confessares que Jesus é o Senhor, serás salvo (Rm 10:9-10).

Desafio – Você deseja receber Jesus, agora?

MÉTODO DA OPORTUNIDADE – Consiste em levar uma mensagem cristocêntrica, partindo da oportunidade dada em determinado momento ou situação. Requer que o discípulo esteja preparado, pronto para dar resposta à razão da sua fé (1 Pe 3:15). No caso de pouca experiência ou inibição, pode simular um diálogo num tom audível, para que pessoas ao redor de você escute a mensagem em conversa informal (ônibus, trem, praia, etc).

MÉTODO DO TESTEMUNHO PESSOAL – Consiste em transmitir as boas novas através do que o Senhor realizou e tem realizado em sua vida. Precisa ter 3 pontos, a saber:

1º- Vida sem Jesus 2º- Encontro com Jesus 3º- Vida em Jesus

MÉTODO DE VISITAS – Elaborado de forma sistemática, onde é transmitida a mensagem em local, horário e situação completamente adequada ao receptor. É apresentada em, no mínimo, quatro visitas, onde os objetivos são:

1º- Conscientizar – Histórias que demonstrem que somos pecadores.

2º- Preocupar – História do rico e o mendigo Lázaro – Lc 16:19-31

3º- Solucionar – História de Lázaro – Jo 11:1-44

4º- Encorajar – História própria de como venceu os obstáculos.

quarta-feira, 17 de março de 2010

A UNIDADE DA IGREJA

Este assunto já foi pincelado ao estudarmos a carta de I Coríntios (“A função da igreja local”), porém, temos a responsabilidade de edificar a igreja na fé, e não só trazer verdades novas (2 Pedro 1: 12-13).

A carta aos filipenses é enviada aos crentes de Filipos, capital da Macedônia, situada na importante estrada entre Roma e a Ásia. Seu nome deriva de Filipe, rei da Macedônia, pai de Alexandre o Grande, que a reedificou e embelezou. Cidade essa onde Paulo e Silas foram açoitados e presos, e que durante canções à meia noite, as cadeias se abriram. O carcereiro e sua família, assim como outros, foram os primeiros membros da igreja em Filipos (At 16:10-12, 30-34); uma das mais fiéis. Não se sabe de outra igreja que tenha contribuído financeiramente para a obra missionária de Paulo.

Sobre a carta:

Autor: Apóstolo Paulo. Esperando uma sentença ou de vida ou de morte, desejava a sua libertação. Foi absolvido e visitou novamente os queridos irmãos em Filipos. Mais tarde foi preso novamente, levado a Roma e decapitado.

Escrita em: Aproximadamente em 62 d.C.

Propósito: Agradecer aos irmãos filipenses por sua ajuda e fortalece-los, mostrando-os que a verdadeira alegria vem somente de Jesus.

Fp 1: 1-11 – As vezes pensamos que Deus está satisfeito apenas porque estamos indo às reuniões da igreja e ouvindo aos ensinos. Mas, Ele quer mais do que isso. É preciso pensar seriamente sobre o que ouvimos e que sejamos praticantes (Tg 1:22).

Além de testemunharem aos não salvos, os irmãos em Filipos ajudavam financeiramente o ministério de Paulo.

Fp 1:12-30 – Um dos comportamentos da pós modernidade, período cultural atual, é o hedonismo, a busca constante pelo prazer, ou seja, só fazer o que é prazeroso. A Bíblia refuta isso ao declarar que os que perdem sua vida, na verdade a ganharão, e que os sofrimentos em nada se comparam com a glória do porvir. Sofrer por Cristo é um privilégio que recebemos de Deus, e é algo que os crentes devem esperar.

Fp 2:1-18 – Somos abençoados com “toda sorte de bençãos” para que possamos abençoar os outros. Para a maioria, as pessoas mais importantes são elas mesmas. Entre nós, não pode ser assim. Todavia, a vida cristã para a qual Deus nos chamou, não é apenas difícil, é impossível! Contudo, o que parece impossível aos nossos olhos, Cristo pode fazer possível em nós e através de nós, ao nos submetermos ao domínio do Espírito Santo.

Fp 2: 19-30 – Nossa responsabilidade é maior que pregar o Evangelho para outros. Além disso, devemos reuni-los para que se tornem igreja, e cuidar deles, ensinando-os e ajudando-os, a fim de crescerem espiritualmente e alcançarem outros. Nossa obre estará incompleta até que tenham sua própria liderança.

A igreja filipense enviou Epafrodito à Roma como seu representante com uma oferta em dinheiro, e para cuidar de Paulo. Talvez a carta aos filipenses tenha sido levada por ele.

Fp 3:1-21 – Se buscarmos alegria duradoura nas coisas que possuímos, em parentes, amigos, ou mesmo aqueles que amamos, poderemos nos decepcionar. Contudo, nada pode nos separar do amor de Deus que nos foi demonstrado por Cristo Jesus. E ainda, há muitos motivos para estarmos desapontados conosco. Apesar de os filhos de Deus não dependerem de atos físicos exteriores para tornar sua adoração aceitável. Adoramos através do Espírito Santo. Crentes maduros são aqueles que já aprenderam pelo Espírito Santo a depender somente dele para viver a vida de Cristo neles e através deles. Não devemos seguir aqueles que vivem os prazeres desse mundo (Tg 2:14-20; Rm 8:5-8).

Fp 4: 1-23 – Os crentes devem permanecer firmes no Senhor e trabalharem juntos em união. Os departamentos foram criados para crescimento e aperfeiçoamento dos santos; e geralmente, não vemos guerras entre um departamento e outro, mas, dentro do próprio departamento. Não podemos ignorar os erros e problemas na vida dos irmãos, já que esses erros atingem toda a igreja, pois uma pouco de fermento leveda toda a massa (I Co 5:6). Devemos andar juntos, alegres e gentis, com nossa mente guardada pela paz de Deus. Assim, a carga se torna leve para todos, produzindo muito mais em menos tempo.

A FUNÇÃO DA IGREJA LOCAL

Através do ensino dessa carta, será dada ênfase no relacionamento dos crentes entre si , e à unidade da igreja local. Ensinando sobre a necessidade e importância de tratar o pecado na vida dos crentes da congregação, e a disciplina dos membros não arrependidos.

Corinto – Cidade da Grécia, destruída pelos romanos em 146 a.c. e reconstruída em 460 d.C.

Corintio = imoral, depravado

Havia um templo dedicado a deusa do amor, Afrodite. Mil prostitutas cultuais ficavam no templo.

1 Co 1: 4-12 - Paulo escreve a carta para criticar as divisões na igreja, porém, inicia lembrando a posição vitoriosa do crente em Cristo Jesus (Ef 4:7, 11-16). Alguns dizem que seguem só a Cristo e estão errados também, pois Deus nos deu homens para ensinar a Palavra , e nós devemos seguir seus exemplos à medida que seguem a Bíblia e vivem como o Senhor Jesus. (vs 31).

1 Co 2: 1-16 - A Palavra deve ser ensinada de forma simples e clara. Paulo advertiu os presbíteros em Éfeso quanto a isso (At 20:28-30). Embora temeroso em chamar a atenção, Deus o tranqüilizou (At 18: 1, 9-11). Se alguém crer na Palavra por causa de argumentos engenhosos, essa fé não será genuína e não durará. Os crentes conhecem os pensamentos dos ímpios, mas eles não conhecem os nossos (vs15).

1 Co 3: 1-23 – O motivo da divisão está entre crentes maduros e novos na fé. Todos que trabalham na obra o fazem para edificação e crescimento da igreja, no Senhor (1Co 1:31; 12:12; 13: 1-3 e Ef 4:4-6). Somente o trabalho feito de acordo com a Bíblia será aceito por Deus, pois, toda honra e glória pertencem a Ele (Gn 4:4-5).

Devemos buscar os melhores dons, não por mérito próprio, mas os que ajudam mais aos outros (1 Co 14:26, 40)

1Co 5: 1-13 – A igreja que sabe de pecados e faz “vista grossa”, terá o fim que o sumo sacerdote teve: ver seus filhos e ele próprio padecendo. O propósito de diabo é nos destruir, mas o de Deus é mostrar a pecaminosidade, a fim de gerar arrependimento para salvação.

1 Co 6: 1-11 - Os crentes não devem levar seus problemas aos ímpios. Justiça, em último caso (1Co 5:12-13). Os anjos que vamos julgar são os de Efésios 2: 1-2.

Ensino de Paulo sobre a imoralidade sexual:

Ø Nosso corpo comprado por Deus – 1 Co 6: 20;

Ø Nosso corpo é templo do Espírito Santo – 1 Co 6: 19;

Ø Nosso corpo é membro de Cristo – 1 Co 6: 15;

Ø Nosso corpo deve ser usado por nós para o Senhor – 1 Co 6: 13

1 Co 16: 1-11 – Os crentes de Jerusalém estavam em pobreza, devido às terríveis perseguições. Mesmo que as igrejas sejam independentes, os verdadeiros filhos de Deus são um em Cristo (1 Co 12: 12-13; Ef 4: 4-6), e precisam ser ajudadas espiritual e materialmente. As pessoas da igreja separadas para fazer isso, são os diáconos (At 6: 1-6, 16: 1-3 - 2 Co 8: 19-21).

1 Co 16: 15-20 – Devemos reconhecer e valorizar as pessoas que têm feito a obra, sem se expor publicamente. Devemos apreciar e seguir os bons exemplos que existem, independente, inclusive, de que denominação ou país sejam; saudando-nos uns aos outros ao nos encontrarmos ou cruzarmos caminhos, de forma cordial; reconhecendo que somos irmãos, e irmãos no Senhor Jesus (1Co 12: 12-27).

A IGREJA LOCAL E SUA LIDERANÇA

O plano de Deus para as igrejas é que elas estejam sob a liderança de homens espiritualmente qualificados; com isso a igreja precisa preparar líderes em potencial, através de estudos e/ou discipulado específico para liderança. Paulo treinou Timóteo e Tito para cuidarem temporariamente das igrejas até que líderes fossem designados. (2 Tm 2:2)

Aspectos a serem abordados antes de designar líderes para a igreja local:

Ø Ensinar a igreja o que a bíblia diz sobre ser líder e liderança local;

Ø Ensinar como designar líderes;

Ø Treinar líderes em potencial;

Ø Ensinar o princípio dos irmãos que diz: “lidera quem mais serve”;

Ø Designar homens/mulheres que sejam respeitados, ou cujo trabalho tem sido aceito e apreciado pela maioria da igreja;

Ø Não designar líderes sem antes ter apreciação da igreja;

Ø Não deixar a designação somente nas mãos da igreja;

Ø Pedir à igreja sugestões de pessoas e as razões da sugestão;

Ø Perguntar aos que serão designados, se aceitam tal designação e deixar claras as responsabilidades doravante assumidas;

Ø Ensinar que deve haver convicção do chamado e amor pelo povo da igreja local;

Ø Ensinar à igreja que deve haver oração jejum no período da escolha;

Ø Ensinar que haverá um período de observação e avaliação do designado;

Ø A designação deve ser realizada em ato púbico e solene.

CARTA DE 1ª TIMÓTEO

Paulo, preso em Roma, escreve sua primeira carta a Timóteo, seu filho na fé (At 16:1-3) que está em Éfeso, discipulando e preparando uma liderança sólida naquela igreja local.

I TIMÓTEO 1:1-20 – Jesus e Paulo já haviam advertido sobre os ensinos falsos que viriam nos últimos dias (Mt 24:23-25 e At 20:26-30). Devemos estar firmes nos ensinamentos da palavra de Deus (Mt 28:19-20) evitando estar se envolvendo ou aceitando ensinamentos tolos. (véu, línguas, doutrinas, etc.); na dúvida, siga a palavra de Deus, praticando-a no seu dia-a-dia.

I TIMÓTEO 2:1-15 – Tudo que vamos realizar na vida deve e precisa de oração antecipada para alcançarmos vitórias (I Ts 5:17). Paulo quer alertar a Timóteo para que, tendo opção espiritual masculina e chamada, preferisse por escolher, até porque teria que preparar, liderança masculina; nada impedindo hoje, que na falta use líderes mulheres (carta de Paulo aos gálatas 3:26-29).

I Tm 3:1-16 – É papel da igreja levantar líderes, e estes devem amar o que irão realizar (At 14:22-23). Os anciões, presbíteros ou bispos eram chamados desta forma porque haviam se tornado adultos espirituais e não por serem velhos, afinal os líderes precisam ter experiências para cuidarem das necessidades dos filhos de Deus (At 20:28-30). Vale lembrar que o presbítero não é uma pessoa perfeita. Somente o Espírito Santo pode capacitar o homem a viver de acordo com as qualificações que Deus requer aos presbíteros, diáconos e líderes.

I Tm 4:1-16 – Precisamos ensinar a verdade sempre, doa a quem doer, inclusive ao próprio rebanho (3:15); todavia, deve ser a verdade que edifica, não a que mata. Quem dá experiência e sabedoria para ensinar não é a idade, mas o Espírito Santo (I Sm 17:33-36 e Jô 32:4-9).

I Tm 5:1-16 – Às vezes, além de ensinarmos a palavra de Deus à igreja, precisamos ensinar pessoalmente àqueles na igreja que não compreendem facilmente, por serem novos na fé. Outras vezes precisamos repreender, admoestar e exortar, e é bom fazê-lo individualmente. Nestes casos, muitos líderes que tentavam ajudar o sexo oposto caíram em pecado, destruindo seus testemunhos e não podendo continuar seu ministério na igreja.

I Tm 5:17-6:2 – É responsabilidade da igreja honrar e sustentar seus líderes, inclusive suprir suas despesas caso fiquem em tempo integral. Designar ou destituir líderes deve ser realizado com oração, discernimento, cautela e imparcialidade, pois devemos agir corretamente, na orientação do Espírito Santo, em toda e qualquer situação.

Tito 1:1-16 – Paulo instituiu também a Tito (2 Co 2:13, 7:6, 8:16 e 23; Gl 2:3) para estabelecer liderança em igrejas (Vs 5). Foi deixado em Creta porque Paulo não estabeleceu ali liderança alguma (I Tm 5:22). As recomendações para designar líderes mostram que os mesmos precisam ser aptos para ensinar a palavra de Deus (I Tm 3:2).

Tito 2:1-15 – Os membros do corpo de Cristo não são insignificantes, como já aprendemos (I Co 12:14-26), pois até a maneira como vivem e o exemplo que deixam aos outros é muito importante. É costume os homens idosos ficarem irritáveis, as mulheres idosas mexeriqueiras, as jovens irresponsáveis e os jovens preguiçosos e indisciplinados.

Tito 3:1-15 – Devemos nos envolver sempre com boas obras, inclusive obras de Deus realizadas por outros irmãos, evitando questões tolas que só servem para divisões no corpo de Cristo. Somos a igreja, a noiva e o único rebanho (Ef 4:4-6).

terça-feira, 16 de março de 2010

EVANGELISMO E DISCIPULADO II

Estudaremos em Evangelismo: Vida, Mensagem e Métodos do Evangelista; Não estamos nos referindo ao evangelista de Efésios 4:11 (obreiro chamado, que não consegue dormir sem evangelizar alguém) e sim a todo aquele que evangeliza, ou seja, que prega o Evangelho (Euanguello = boas notícias).


VIDA DO EVANGELISTA

(Atos 8:26-40)

Vida de transformação – Somente alguém que nasceu de novo em Jesus, pode receber o Espírito Santo e ser testemunho da transformação pela qual o Evangelho lhe causou e tem causado.

Vida de Experiências – Somente alguém que crê no Evangelho e tem experiências com ele, pode anunciar, com convicção e no Espírito Santo, as palavras que nele estão escritos.

Vida de Estudo – Somente alguém que conhece e maneja bem a palavra de Deus, bem como tem conhecimento religioso e geral, tem condições de fazer frente aos sofismas e credos existentes no mundo.

Vida de Ética – Somente alguém com ética e moral pode anunciar as verdades da palavra, sem ter do que se envergonhar e sem receios de que será acusado de demagogia ou hipocrisia.


MENSAGEM DO EVANGELISTA

(Romanos 10:1-21)

Mensagem Oportuna – Contextualizada de acordo com o ouvinte, o momento e a situação pela qual se iniciou a mensagem.

Mensagem Clara – Discorrida com coerência de detalhes, apresentando início, meio e fim, de forma breve.

Mensagem Cristocêntrica – Jesus Cristo é o centro, independente do tema e dos motivos que levaram ao início, meio e fim da mensagem.

Mensagem Espiritual – O Espírito Santo deve estar no controle, trazendo à mente e aos lábios, as palavras poderosas que certamente não voltarão vazias, mas cumprirão o propósito pela qual foram ditas.

segunda-feira, 15 de março de 2010

MONTAMOS ENCONTRO DE LÍDERES E PROFESSORES DE CRIANÇAS

1º TEMA: ERGUE-TE, LEVANTA O MENINO, SEGURA-O PELA MÃO. Gn 21:18
PONTOS A ABORDAR:
 O MINISTÉRIO INFANTO-JUVENIL HOJE
 COMO CRIAR UM MINISTÉRIO INFANTO-JUVENIL
 UTILIZAÇÃO DE ESPAÇOS E CAPTAÇÃO DE RECURSOS
 O LÍDER DO MINISTÉRIO INFANTO-JUVENIL
 BERÇÁRIO
 MATERNAL & PRINCIPIANTE
 PRIMÁRIOS & JUNIORES
 ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

2º TEMA: APASCENTA OS MEUS CORDEIROS... Jo 21:15
PONTOS A ABORDAR:
 A EDUCAÇÃO CRISTÃ NO SÉCULO XXI
 UTILIZAÇÃO DE ESPAÇOS E CAPTAÇÃO DE RECURSOS
 O LÍDER COMO PASTOR
 PASTOREANDO O BERÇÁRIO
 PASTOREANDO O MATERNAL/PRINCIPIANTES
 PASTOREANDO O PRIMÁRIO/JUNIORES

3º TEMA: O QUE HÁ DE SER DO MENINO E QUAL O SEU OFÍCIO? Jz 13:12
PONTOS A ABORDAR:
 DEPENDE DE QUEM VAI ENSINAR;
 SELEÇÃO DE PESSOAL PARA O MINISTÉRIO;
 DEPENDE DO QUE VAI ENSINAR;
 SELEÇÃO DO MATERIAL PARA O ENSINO;
 DEPENDE DE COMO VAI ENSINAR;
 SELEÇÃO DO MÉTODO DE ENSINO.

CONTATOS:

ANA PAULA FRAGA – Graduada em Pedagogia, Coordenadora do Departamento de Ensino, Líder do Ministério Infanto-Juvenil, Responsável pela preparação de Novos Professores do Ministério Infantil e Professora de EBD das Classes de Maternal/Principiantes. (33334595)

LENILSON FRAGA – Graduado em Educação Física, Missiólogo, Líder do Departamento de Ensino, Superintendente da EBD, Responsável pela preparação de Novos Professores de EBD e Professor da Classe de Juniores. (33334595/ 94269706)

quinta-feira, 11 de março de 2010

EVANGELISMO E DISCIPULADO

Analisando essas duas convocações na bíblia, temos: “IDE” – O verbo exato, no grego, não está no imperativo; este verbo está no particípio, mostrando que a ação está em andamento. A tradução mais correta seria: “e indo” ou “enquanto estais indo”, ou ainda, “enquanto fordes”. Este fato não afeta a importância e o impacto da ordem de Jesus Cristo, pois mostra que o ir da igreja é automático (os cristãos eram chamados de “os do caminho”).

“FAZEI DISCÍPULOS” – A ênfase da comissão recai no motivo para o qual a igreja está indo: fazer discípulos. Este é o imperativo da comissão, é a mensagem central de toda a atividade da igreja. Não é meramente pregar o evangelho e abandonar o convertido à sua sorte. O discipulado leva tempo e esforço, porém dá mais resultado. Comparando um crente A que ganha 01 alma por semana durante 35 anos, com um crente B que faz 01 discípulo por ano durante o mesmo espaço de tempo, encontramos o seguinte resultado:

ANOS

CRENTE A

CRENTE B

1

53

2

5

260

32

10

521

1.024

15

786

32.768

20

1051

1.048.576

25

1316

33.554.432

30

1581

1.073.741.824

35

1846

34.359.738.368

Com este cálculo em mente, vemos a importância de se fazer discípulos e não meros convertidos, pois nem todos os crentes respondem positivamente à grande comissão, inclusive alguns confundem discipulado com aconselhamento, que é uma fase do discipulado, literalmente falando.

As fases do discipulado são:


1- ASSISTÊNCIA PESSOAL - É o primeiro atendimento ao novo convertido, é um cuidado especial até o umbigo cair. Quem mora mais perto ou tem mais afinidade chama-o para as reuniões da igreja. (dura + ou - 2 meses)


2- ACONSELHAMENTO PESSOAL - São as conhecidas 13 lições, que todo mundo pensa que é o discipulado. (dura 1 trimestre)


3- FORMAÇÃO DE DISCIPULO - É levar o novo convertido a fazer aquilo que você tem feito, tipo: testemunho pessoal, evangelismo e direcionamento para determinado serviço em que o mesmo tenha dom e/ou chamado. (dura + ou - 1 ano)


4- DISCIPULADO PROPRIAMENTE DITO - É fazer com que o novo convertido faça tudo o que você fez com ele. (dura + ou - 2 anos)
Tempo total aproximado para discipulado: 3 anos e 3 meses (tempo aproximado que Jesus levou com os discípulos).