quarta-feira, 19 de maio de 2010

HERMENÊUTICA II

Já vimos que para executarmos o procedimento hermenêutico precisamos de ferramentas que compreendem a teologia sistemática e as diversas ciências, tais como: bibliologia, soterologia, paracletologia ou pneumatologia, eclesiologia, psicologia, antropologia, arqueologia, história, filosofia, lingüística.

Essas ferramentas devem ser usadas pelas mãos de homens e mulheres, que já se tornaram maduros e habilitados em suas vidas intelectuais. No que se refere a área intelectual humana, existem quatro divisões, duas de baixo – terrenas = esperteza ou malícia e inteligência, e duas de cima – espiritual = sabedoria e revelação. Vejamos agora cada uma destas fases, exemplificadas na vida de Jacó:

Ø ESPERTEZA OU MALÍCIA – Jacó “compra” não rouba o direito de primogenitura que pertence a Esaú – Gênesis 25:29-34

Ø INTELIGÊNCIA – Jacó engana seu pai Isaque, que não está enxergando direito, numa artimanha “planejada” com a ajuda de sua mãe – Gênesis 27:6-29

Ø SABEDORIA – Jacó faz “negócios” com Labão, agora com uma conduta moldada por Deus – Gênesis 30:27-36 / Tiago 1:5

Ø REVELAÇÃO – Atitudes aparentemente ilógicas e irreais sob a orientação e a palavra de Deus – Gênesis 30:37-43

REVELAÇÃO

Geralmente de aparência utópica, está mais para intervenção divina, do que para a atitude do intérprete. Vejamos o que leva o homem ou mulher alcançar esse nível de maturidade:

Ø Querer ouvir Deus– Hebreus 5:11

Ø Querer relacionamento com Deus – Hebreus 5:12

Ø Querer crescer em Deus– Hebreus 5:12 - “vos haveis feito”

Ø Querer novas experiências com Deus – Hebreus 5:13

Ø Querer ser aperfeiçoado por Cristo – Hebreus 5:14

Ø Querer estar firme em Cristo – Hebreus 5:14 – “em razão do costume”

Ø Querer ser sensível ao Espírito Santo – Hebreus 5:14 – “tem os sentidos exercitados”

Ø Querer a edificação dos santos – Hebreus 5:14 – “para discernir o bem e o mal”

sexta-feira, 14 de maio de 2010

HERMENÊUTICA

É derivada do termo grego Hermeneutike que, por sua vez, se deriva do verbo Hermeneuo. Hermenêutica é, propriamente, a arte de Hermeneuein (interpretar, julgar). Exegese é a aplicação desta ciência à palavra de Deus.

1. ASPECTOS A SEREM CONSIDERADOS:

Ø CULTURA – Cosmovisão – diabo só no séc VII – Is 45:7

Ø LÍNGUA – Como falavam ou escreviam: aramaico (arameus), hebraico, grego - Aba

Ø GEOGRAFIA – Onde e sob que aspectos viviam – Água, areia, guerra, paz.

Ø HISTÓRIA – Qual o momento histórico – II Sm 24:1 X I Cr 21:1

2. INSPIRAÇÃO:

Ø MECÂNICA – Os escritores foram secretários de Deus

Ø DINÂMICA – O homem obteve revelação pela sua razão

Ø PLENA – Foi usada a razão e o Espírito Santo em harmonia – 2 Pe 1:20-21

3. FERRAMENTAS:

Ø TEOLOGIA SISTEMÁTICA – Bibliologia, soterologia, paracletologia, eclesiologia

Ø CIÊNCIAS – Psicologia, antropologia, arqueologia, história, filosofia, lingüística, etc

Nessa tarefa exegética, ou seja, de entender e interpretar o texto bíblico precisamos lembrar, de três pontos de suma relevância: “o significado de um texto não constitui, necessariamente sua verdade” e que “o fato de fecharmos a tarefa exegética, não significa que tiramos tudo do texto” e ainda que “o argumento pode ser ótimo e não ser verdadeiro”.

Quando realizamos um devocional sem bases, o cérebro faz alegoria, que é o que o grego e principalmente o judeu faz (MIDRASH); afinal interpretação histórica tem que ser pelo autor, porém como o mesmo está morto, vai ser ensaio ou tentativa. Logo interpretação para ser verdade precisa ser alegórica, pois não existe alegoria errada.

O problema é que não pode haver mais de uma verdade absoluta, e aí, geralmente, se demoniza as outras; o que não acontece no Catolicismo romano, pois o papa é inerrante e infalível (tratado em concílio) e se não acreditam na interpretação, não é católico. No caso protestante/evangélico resulta-se em 150.000 denominações diferentes, a cada dia surgindo novas. Todo protestante tem Lutero como referencial porque ele falou contra os católicos, dizendo que todos podiam interpretar a Bíblia, entretanto não nos permitimos isso; ou você conhece alguma denominação onde existe classe que dá ferramentas de interpretação e não interpretação pronta?

Não acreditamos na história e sim em quem está contando a história, por isso não existe discussão entre a teologia sistemática e a exegese, pois aquela está pronta e na exegese hipótese. Quando a Bíblia foi escrita não existia recursos pedagógicos, históricos e sistemáticos que temos hoje; portanto, “o alvo final do procedimento hermenêutico é compreender o autor melhor do que ele mesmo se compreendeu”.