quinta-feira, 17 de junho de 2010

RELIGIÃO, SEITAS E HERESIAS

RELIGIÃO – É o culto prestado a uma divindade; doutrina religiosa; dever sagrado; ordem religiosa; crença viva; um sistema solidário de crenças e práticas relativas a coisas sagradas, isto é, separadas, interditas, e que unem em uma mesma comunidade moral, chamada Igreja, todos os que aderem a esse sistema.

SEITA – Do latim SECTA, é a doutrina ou sistema que diverge da opinião geral e é seguido por muitos; conjunto dos indivíduos que a seguem; comunidade fechada; de cunho radical; facção; partido.

HERESIA - Doutrina contrária aos dogmas (ponto fundamental e indiscutível de uma doutrina) da igreja; contra-senso; ato ou palavra ofensiva à religião, escolha, seleção, preferência.

O PERIGO DAS SEITAS E HERESIAS

Compreender a origem e a natureza da religiosidade é básico para entendermos a extrema disseminação de seitas e ensinos falsos, não apenas em nossos dias, mas em toda a história da humanidade. A palavra "religião" vem do latim RELIGIO, que significa "religar". O conceito implícito nessa palavra é o de uma tentativa do homem de "religar-se" a Deus, reatando uma comunhão rompida. Esse sentimento "religioso" é comum a todos os homens, não importando sua origem social ou geográfica. A religião surgiu no vácuo provocado pela ausência da comunhão autêntica com Deus. O homem foi feito para viver em comunhão com Deus, e na falta dessa comunhão ele experimenta, ainda que inconscientemente, um sentimento de profunda frustração. Esse anseio (e não o "medo do desconhecido", como muitos sustentaram no passado) é que originou na humanidade a busca religiosa.

Se a ação do diabo é que está por detrás do espírito de religiosidade, precisamos concluir que todas as religiões são de iniciativa diabólica, e que a maneira pela qual podemos combatê-las não é através de debates ou coisas parecidas, mas unicamente através da batalha espiritual, discernindo sua origem satânica e combatendo com armas espirituais, os demônios que estão por detrás delas. O mesmo espírito religioso que está por detrás de cultos como o islamismo, o animismo (adoração de espíritos, englobando todas as formas de umbanda), o espiritismo e outras manifestações religiosas, está também por detrás de todas as seitas e heresias que surgiram no meio da Igreja no decorrer da história. Na verdade, o diabo é especialista em variar suas armas no ataque contra a Igreja. A diferença entre o paganismo e o cristianismo é fácil de ser detectada, mas o mesmo não acontece entre o cristianismo verdadeiro e alguns movimentos heréticos.

HERESIA

A palavra "heresia" vem do termo grego "HAIRESIS". Essa palavra é empregada no Novo Testamento com dois sentidos principais: (1) no sentido de facção ou partido, um corpo de partidários de determinadas doutrinas (veja At 5:17; 15:5; 24:5; 26:5; 28:22); e (2) opinião contrária à doutrina prevalecente, de cujo ponto de vista é considerada heresia (veja 2 Pe 2:1). 1 Co 1:10; 11:18 Em ambos os textos, a palavra traduzida "divisões (ou dissensões)", no grego, é SCHISMATA, que significa literalmente "rasgões em pano". Alguns estudiosos sustentam que essa palavra indica divisões em torno de personalidades, e não em torno de ensinos. Segundo esse ponto de vista, divisões em torno de personalidades seriam um “mal menor”, não tão grave quanto as “heresias” (negações de verdades da fé). O texto de 1 Co 11:19, no entanto, parece relacionar as divisões aos partidos (HAIRESEIS). Podemos resumir isto dizendo que, na perspectiva do Novo Testamento, toda divisão no corpo de Cristo (seja motivada por personalidades ou por diferenças no ensino) é considerada heresia. Isto coloca como heresia todo o denominacionalismo, tão comum na igreja.

No entanto, o uso histórico da palavra "heresia" passou a apontar quase que exclusivamente para seu segundo sentido assinalado acima, ou seja, o de opinião contrária à doutrina prevalecente, de cujo ponto de vista é heresia. Desta maneira, passaram a ser qualificadas de "heresia" os ensinos que, de alguma maneira, contrariam alguma verdade da fé cristã. Nesta perspectiva, heresia pode ser definida como a "negação de uma verdade cristã definida e estabelecida, ou uma dúvida concernente a ela". A heresia não pode ser confundida com a apostasia. O apóstata é alguém que rejeitou completamente a fé cristã; o herege continua vinculando-se à fé, excetuando-se os pontos em que seu sistema nega a fé cristã.

Em Corinto, algumas pessoas negavam a possibilidade de ressurreição, influenciados pelo conceito grego de que a matéria seria algo inerentemente mau; no caso da igreja em Colossos, a heresia era uma forma particular de legalismo, oriunda de uma influência do gnosticismo grego sobre a igreja; em 1 Jo, é a encarnação de Jesus que é especificamente atacada (uma forma da heresia conhecida como "docetismo", do grego DOKEIN = parecer, que ensinava que Jesus não possuíra um corpo físico, mas apenas uma "aparência" de corpo!). Aparentemente, essas heresias podem "variar em grau". No entanto, toda heresia significa uma introdução de fermento na massa da fé cristã que, com o tempo, levedará a massa toda!

O arianismo é outro exemplo de ensino herético que podemos tirar da História da igreja. Ário, que foi presbítero de Alexandria, sustentava que Jesus não era eterno, mas havia sido criado por Deus Pai. Ele não divergia do restante da igreja em nenhuma outra verdade, apenas nesta. Todavia, com a negação de que Jesus era co-eterno e co-igual com o Pai, ele na realidade abalava o alicerce mais fundamental do cristianismo.

SEITA

Podemos compreender melhor o que são seitas se, em primeiro lugar, verificarmos qual a diferença entre "seita" e "heresia". "Por definição, um herege é um cristão professo que está errado com relação a alguma verdade particular, ao passo que o ponto essencial quanto às seitas é que elas absolutamente não são cristãs, e sim contrafações do cristianismo." Em seu sentido mais genérico, seita é "devoção a uma pessoa ou coisa particular, dedicada por uma corporação de adeptos". Esta definição está na raiz de termos como "sectarismo", e por esse ângulo tanto um partido político como uma torcida organizada de futebol poderiam ser classificados como "seita". Em nosso estudo, no entanto, estamos interessados em estudá-las de uma perspectiva cristã e, nesse prisma, as seitas aparecem invariavelmente como falsificações da fé cristã. Podemos dizer que as seitas, em sua maior parte, são o produto final das heresias, ou seja, o resultado da fermentação herética na massa da igreja. Nem toda heresia culmina na formação de uma seita, mas toda seita possui em seu sistema elementos heréticos. Vamos notar abaixo algumas características e sinais que podem nos ajudar a identificar o que são as seitas.

RELIGIÃO, SEITAS E HERESIAS III

a. ASPECTOS COMUNS

Existem muitos aspectos comuns entre as seitas que têm se disseminado pelo mundo. É importante que nós saibamos reconhecer suas características, a fim de que não sejamos enganados ou até mesmo desviados da verdadeira fé cristã.

1) As seitas subestimam o valor do Senhor Jesus ou colocam-no numa posição secundária, tirando-lhe a divindade e os atributos divinos como conseqüência.

2) Crêem apenas em determinadas partes da Bíblia e admitem como "inspirados" escritos de seus fundadores ou de pessoas que repartem com eles boa parte daquilo que crêem;

3) Dizem ser os únicos certos;

4) Usam de falsa interpretação das escrituras;

5) Ensinam o homem a desenvolver sua própria salvação, muitas vezes, sob um conceito totalmente naturalista;

6) Costumam buscar suas presas em outras religiões, conseguindo desencaminhar para o seu meio, inclusive, muitos bons cristãos.

b. CONHECENDO MAIS

Este esboço básico lhe dará informações de como as seitas trabalham e como evitá-las. Se você tem alguém conhecido que está perdido numa seita, é preciso orar e pedir ao Senhor que tire essa pessoa de lá e lhe dê a perspicácia e as ferramentas para ajudá-lo neste trabalho. Pode ser uma tarefa longa e árdua, porque, definitivamente, este não é um ministério fácil.

1) O que é uma seita?

Geralmente é um grupo não-ortodoxo, esotérico (do grego ESOTERIKÓS, que significa conhecimento secreto, ao alcance de poucos). Podem ter uma devoção a uma pessoa, objeto, ou a um conjunto de idéias novas. As seitas costumam fazer uso das seguintes práticas:

a) Freqüentemente isolacionistas – para facilitar o controle dos membros fisicamente, intelectualmente, financeiramente e emocionalmente.

b) Freqüentemente apocalípticas - dão aos membros um enfoque no futuro e um propósito filosófico para evitar o apocalipse.

c) Fornecem uma nova filosofia e novos ensinos – revelados pelo seu líder.

d) Fazem doutrinação - para evangelismo e reforço das convicções de culto e seus padrões.

e) Privação – quebrando a rotina do sono normal e privação de comida, combinados com a doutrinação repetida (condicionamento), para converter o candidato a membro.

2) Muitas seitas contém sistemas de convicção "não-verificáveis".

a) Por exemplo, algumas ensinam algo que não pode ser verificado: 1- Uma nave espacial que vem atrás de um cometa, para resgatar os membros. 2- Deus, um extraterrestre ou anjo apareceram ao líder e lhe deram uma revelação.

b) Os membros são anjos vindos de outro mundo, etc. 1- Freqüentemente, a filosofia da seita só faz sentido se você adotar o conjunto de valores e definições que ela ensina. 2 Com este tipo de convicção, a verdade fica inverificável, interiorizada, e facilmente manipulada pelos sistemas filosóficos de seu(s) inventor(es).

2. O LÍDER DE UMA SEITA:

a. É freqüentemente carismático e considerado muito especial por razões variadas:

1) O líder recebeu revelação especial de Deus.

2) O líder reivindica ser a encarnação de uma deidade, anjo, ou mensageiro especial.

3) O líder reivindica ser designado por Deus para uma missão

4) O líder reivindica ter habilidades especiais

b. O líder está quase sempre acima de repreensão e não pode ser negado nem contradito.

3. COMO SE COMPORTAM AS SEITAS?

a. Normalmente buscam fazer boas obras, caso contrário ninguém procuraria entrar para elas.

b. Parecem boas moralmente e possuem um padrão de ensino ético.

c. Muitas vezes, quando usam a Bíblia em seus ensinos, utilizam também "escrituras" ou livros complementares.

1) A Bíblia, quando usada, é sempre distorcida, com interpretações próprias, que vão de encontro à filosofia da seita.

2) Muitas seitas "recrutam" o Senhor Jesus como sendo um deles, redefinindo-o adequadamente.

4. ALGUMAS SEITAS PODEM VARIAR GRANDEMENTE...

a. Do estético ao promíscuo.

b. Do conhecimento esotérico aos ensinamentos muito simples.

c. Da riqueza e poder à pobreza e fraqueza.

5. QUEM É VULNERÁVEL A ENTRAR PARA UMA SEITA?

a. Todas as pessoas são vulneráveis.

Rico, pobre, educado, não-educado, velho, jovem, religioso, ateu, etc.

b. Perfil geral do membro em potencial de uma seita (alguns ou todos os itens seguintes)

1. Desiludido com estabelecimentos religiosos convencionais.

2. Intelectualmente confuso em relação a assuntos religiosos e filosóficos

3. Às vezes desiludido com toda a sociedade

4. Tem uma necessidade por encorajamento e apoio

5. Emocionalmente carente

6. Necessidade de uma sensação de propósito, um objetivo na vida.

7. Financeiramente necessitado

6. TÉCNICAS DE RECRUTAMENTO

a. As seitas encontram uma necessidade e a preenchem. As táticas mais usadas são:

b. Muitas seitas usam a influência da Bíblia ou mencionam Jesus como sendo um deles; dando validade assim ao seu sistema.

c. Envolvimento gradual

9. COMO PODEMOS TIRAR ALGUÉM DE UMA SEITA?

a. A melhor coisa é não tentar um confronto direto no primeiro encontro, o que pode assustar o membro e afastá-lo de você.

b. Se você é um Cristão, então interceda em oração pela pessoa primeiro.

c. Para tirar uma pessoa de uma seita é necessário tempo, energia, e apoio.

d. Ensine a verdade: Dê-lhe a verdadeira substituição para o sistema de convicção aberrante que ela aprendeu, ou seja, o Evangelho da Graça de Jesus Cristo; Mostre as inconsistências da filosofia do grupo, à luz da Bíblia; Estude a seita e aprenda sua história, buscando pistas e informações. Tente afastá-lo fisicamente da seita por algum tempo, para quebrar o laço de isolamento.

f. Dê o apoio emocional de que ele precisa.

g. Alivie a ameaça de que se ele deixar o grupo, estará condenado ou em perigo.

h. Geralmente, não ataque o líder do grupo, deixe isso para depois. Freqüentemente o membro da seita tem lealdade e respeito para com o fundador ou líder.

i. Confronte outros membros da seita ao mesmo tempo, somente quando for inevitável.

10. APRENDENDO COM AS SEITAS

Ao analisar crenças contrárias à Bíblia e nos empenhar em defender a nossa fé acabamos por descobrir falhas em nós mesmos que precisam ser corrigidas, pois, tão grave quanto seguir crenças erradas é "não viver o que pregamos", não obedecer 'a Palavra de Deus!

VEJA:
Os muçulmanos oram cinco vezes por dia 'a Alah , prostrando-se a ponto de encostar a testa no chão.
Quantas vezes oramos por dia ao nosso Deus Vivo?

Os budistas e outros religiosos orientais utilizam-se de meditação constantemente. Você tem meditado na Palavra de Deus de dia e de noite como diz o Salmo 1, verso 2?

Os adeptos da seita Hare Krishna adoram cantar o mantra . O que você tem cantado? Você costuma louvar ao Senhor com frequência ou fica ouvindo e cantando música mundana? (Sl.100)

A Seicho-No-Ie espalha de tal forma suas "belas palavras" que se torna difícil encontrar alguém que nunca viu um calendário de parede com suas mensagens de "pensamento positivo". Você tem semeado a Palavra de Deus? Você tem visto versículos bíblicos em paredes ou em calendários?

Os judeus e adventistas guardam o sábado enquanto outros cristãos defendem o domingo. Você tem dedicado 1 dia da semana para Deus?

Mórmons e Testemunhas de Jeová são vistos nas ruas entregando folhetos e batendo de porta-em-porta propagando seus ensinamentos. Você tem feito evangelismo? (Leia Mc 16.15)

A Maçonaria destaca-se pela fidelidade entre os membros uns aos outros. Quando algum deles precisa de ajuda é prontamente atendido por seu companheiro de crença. Você tem ajudado o seu irmão? (Mt 5.40-48)

Os espíritas são elogiados por seus feitos assistenciais na área de caridade. Será que estamos agindo assim também? O que a Bíblia diz sobre caridade? (Leia Tg. 1.27)

Católicos durante a missa mantem-se em silêncio enquanto o padre fala. Da mesma forma em um julgamento as pessoas silenciam-se enquanto fala o juíz. Será que nós, diante da presença do Senhor, por uma questão de reverência, ficamos sem conversas-de-lado durante o culto?

Católicos confessam seus pecados aos Padres. Nós confessamos os nossos pecados uns aos outros conforme ensina Tg. 5.16?

Algumas pessoas crêem em Astrologia e não saem de casa sem antes ler o seu "horóscopo do dia". E quanto a nós cristãos? Lemos a Bíblia, ao menos um versículo antes de sair de casa? (Mt 4.4)

Esotéricos "comem" cada livro lançado no mercado editorial aumentando assim a quantidade e destaque deste gênero nas livrarias. Você tem o hábito de ler livros cristãos? De comprar bons livros de Estudos Bíblicos?

RELIGIÃO, SEITAS E HERESIAS II

1 - SEMELHANÇA COM O CRISTIANISMO.

Virtualmente todas as seitas possuem forte semelhança com a fé cristã legítima, e é justamente essa semelhança que se constitui na principal estratégia do diabo com relação a elas (2 Co 11:13-15).

2 - ADEPTOS SINCEROS.

As seitas são povoadas por pessoas zelosas, mas destituídas de verdadeiro entendimento (Rm 10:2). Nunca devemos cometer o erro de questionar a sinceridade dos adeptos de qualquer seita; no entanto, precisamos reconhecer que esse zelo extremo a que se dispõem é uma característica do espírito de religiosidade que age por detrás delas.

3 - A QUESTÃO DA ORIGEM.

Todas as seitas, praticamente, reivindicam como sua fonte inicial alguma nova revelação da parte de Deus. Aqui temos uma diferença interessante entre heresia e seita. As heresias, geralmente, começam com pessoas que, estudando diligentemente as Escrituras, acabaram se afastando em sua interpretação.

4 - RECONHECIMENTO DE AUTORIDADE ADICIONAL ÀS ESCRITURAS.

Este ponto praticamente decorre do anterior. As seitas sempre reconhecem uma autoridade adicional às Escrituras, que acaba sobrepujando a Bíblia e se torna sua base para doutrina e governo. O Mormonismo tem O Livro de Mórmon, a Pérola de Grande Valor e Doutrinas e Alianças; a Ciência Cristã tem o livro Ciência e Saúde, escrito pela fundadora, Mary Baker Eddy; os Adventistas do Sétimo Dia têm os escritos de Ellen G. White; e etc.

5 - NEGAÇÃO DE VERDADES ESSENCIAIS À FÉ CRISTÃ.

As seitas não se limitam a discordar sobre assuntos periféricos ou não essenciais; elas via de regra negam aspectos essenciais da fé cristã. Embora a lista possa variar ligeiramente de seita para seita, em geral seus ensinos discordam da verdade bíblica em áreas tão centrais quanto a Pessoa de Jesus (Testemunhas de Jeová), a Pessoa do Espírito Santo (Testemunhas de Jeová) a obra expiatória de Jesus (Adventistas do Sétimo Dia), a Justificação pela Fé (Mórmons), a Triunidade de Deus (Testemunhas de Jeová), o ensino das Escrituras sobre o pecado (Pensamento Positivo) a ressurreição e ascensão físicas do corpo de Jesus (Testemunhas de Jeová), entre outros. Além disso, muitas vezes as seitas conjugam, às negações dessas verdades essenciais, as invenções de ensinos que não possuem nenhuma base bíblica. É o caso tanto dos Adventistas do Sétimo Dia quanto dos Testemunhas de Jeová, os quais ensinam as doutrinas do sono da alma após a morte e do aniquilamento dos ímpios.

6 - REJEIÇÃO DO ESPÍRITO DE ORAÇÃO.

Este é um dos sinais mais interessantes acerca das seitas. Em sua quase totalidade elas desvalorizam a oração, e isso não é de causar surpresa. A oração é uma atividade que não oferece atrativos, exceto para aqueles que são filhos de Deus. Como pode haver um legítimo espírito de oração numa seita que, por exemplo, nega o conceito de pecado, repudia a obra redentora de Jesus e rejeita o Espírito Santo como Pessoa (note que esses pontos estão intimamente ligados uns aos outros)?

7 - ÊNFASE NUMA "FÓRMULA" PARTICULAR.

Todas as seitas enfatizam geralmente uma "fórmula" específica, muitas vezes um esquema rígido que deve ser seguido a fim de que determinados resultados sejam obtidos. Segundo um autor, há uma semelhança interessante entre todas as seitas e os famosos "remédios de charlatões": algo muito simples, sem complicação, que serve para curar todos os males. Muitas vezes, um ensino (às vezes até mesmo bíblico e correto) é repetido à exaustão e indicado como solução para todos os tipos de problemas.

8 - PRETENSÃO DE EXCLUSIVIDADE.

Esta é uma característica invariável das seitas: consideram-se a única expressão válida do cristianismo. O caso do Adventismo do Sétimo Dia é típico: para ministrar o batismo, esse grupo exige do "catecúmeno" uma confissão de que "a Igreja Adventista do Sétimo Dia é a Igreja remanescente", o que exclui todos os demais grupos cristãos. Seguindo nessa escola, um grupo saiu da Igreja Adventista do Sétimo Dia sob a direção de uma "profetisa" chamada Jeanine Sautron, e fundou a Igreja Adventista do Sétimo Dia - Os Remanescentes, a qual, num panfleto distribuído recentemente, chamou tanto a Igreja Adventista original como todos os demais grupos cristãos de "apóstatas".

Notamos que as seitas possuem diversos sinais ou características comuns, e que revelam a existência de uma mente diabólica por detrás de todas elas. Devemos ter isto em mente, para nunca cometermos o erro de combatermos forças espirituais com armas naturais. Podemos e devemos estudar acerca das seitas, a fim de que possamos principalmente instruir pessoas que estão ou estiveram aprisionadas por elas e desejam ser libertas; nunca, porém, para debatermos com seus seguidores. A quase totalidade das seitas é alimentada por um espírito de contenda religiosa, e quando passamos a discutir com seus adeptos estamos na verdade "fazendo o jogo" do demônio. Nossa posição deve ser a de rejeitar seus ensinos sem discussão, ao mesmo tempo em que devemos amar as pessoas que estão presas por esses ensinos e demonstrar a elas o nosso cristianismo através de nossas vidas, não de nossas palavras.

HERESIOLOGIA

Heresiologia é o estudo das heresias. Heresia deriva da palavra HÁIRESIS e significa: escolha, seleção, preferência. Daí surgiu a palavra seita (latim SECTA - doutrina ou sistema que diverge da opinião geral e é seguido por muitos), por efeito de semântica. Do ponto de vista cristão, heresia é o ato de um indivíduo ou de um grupo afastar-se do ensino da Palavra de Deus e adotar e divulgar suas próprias idéias, ou as idéias de outrem, em matéria de religião.

1. CONHECENDO AS SEITAS

As Seitas estão em todos os lugares. Algumas são populares e amplamente aceitas. Outras são isolacionistas e procuram se esconder, para evitar um exame de suas ações. Elas estão crescendo e florescendo a cada dia. Algumas seitas causam grande sofrimento aos seus seguidores, enquanto outras até parecem muito úteis e benéficas.

Com a proximidade do final do século, surgiram novas seitas religiosas e filosóficas responsáveis pelos mais absurdos ensinamentos com relação ao final dos tempos. Essas idéias confusas estão sendo despejadas em cabeças incautas, acabando muitas vezes em tragédias de grandes proporções.

Em 1978, o então missionário norte-americano Jim Jones, foi responsável pela morte de 900 seguidores, na Guiana Francesa, todos envenenados após Ter anunciado a eles o fim do mundo. Um fato interessante desse trágico acontecimento foi o depoimento de um dos militares americanos responsáveis pela remoção dos corpos. Ele disse que, após vasculhar todo o acampamento, não foi encontrado um só exemplar da Bíblia. Jim Jones substituiu a Bíblia por suas próprias palavras.

Em 1993, o líder religioso David Koresh, que se intitulava a reencarnação do Senhor Jesus, promoveu um verdadeiro inferno no rancho de madeira, onde ficava a seita Branch Davidian. Seduzindo os seguidores com a filosofia de que deveria morrer para depois ressuscitar das cinzas, derramou combustível no rancho e ateou fogo, matando 80 pessoas, incluindo 18 crianças.

Em 1997, outra seita denominada Heaven’s Gate (Portão do Céu), que misturava ocultismo com fanatismo religioso, levou 40 seguidores ao suicídio. Na ocasião, essas pessoas acreditavam que seriam conduzidas para outra dimensão em uma nave que surgiria na cauda do cometa Halley Bop.

No Brasil também existem muitas seitas e denominações que se reforçam em profecias do Apocalipse. Uma das mais conhecidas, devido ao destaque dado pela mídia, são as Borboletas Azuis, da Paraíba, que em 1980 anunciou um dilúvio para aquele ano.

Em Brasília, encontra-se o Vale do Amanhecer, que conta com aproximadamente 36.000 adeptos. No Paraná, um homem de nome Iuri Thais, se auto-intitula como o próprio Senhor Jesus reencarnado. Fundador da seita Suprema Ordem Universal da Santíssima Trindade, ele parece ter decorado a Bíblia de capa a capa e, com isso, tem enganado a muitos.

Muitas das seitas são conhecidas dos cristãos brasileiros, a saber: Mormonismo, Testemunhas de Jeová, etc. Mas muitas novas seitas pseudo-cristãs estão chegando ao Brasil e são pouco conhecidas: Igreja Internacional de Cristo/Boston (Igreja de Cristo, no Brasil), Ciência Cristã, Escola Unida do Cristianismo, Meninos de Jesus etc.

Quase todas essas seitas refutam a Trindade (com a conseqüente diminuição do Senhor Jesus Cristo), a ressurreição, a salvação pela Graça e contrariam outros princípios bíblicos.


segunda-feira, 14 de junho de 2010

Os Quatro Níveis da Prosperidade

O termo "Prosperidade" (TICELEAH = Prosperidade de YHWH) aparece na bíblia apenas no antigo testamento, já o termo semelhante "Abençoar" aparece em toda Bíblia, desde Gênesis até Apocalipse. Assim como existem quatro níveis da intelectualidade humana (exemplificado na aula de Hermenêutica), existem também quatro níveis de prosperidade bíblica, nesta ordem:

Kesef
= Dinheiro -
Alguns perguntam se você tem cacife (dinheiro em hebraico); esse é o nível mais baixo dentro da Prosperidade de Deus. Ainda que você tenha 50 milhões em sua conta, Honda Civic, jatinho particular, etc. Ainda sim você se encontra no nível mais baixo de prosperidade. "O campo de um homem rico produziu com abundância. E arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei, pois não tenho onde recolher os meus frutos? E disse: Farei isto: destruirei os meus celeiros, reconstruí-los-ei maiores e aí recolherei todo o meu produto e todos os meus bens. Então, direi à minha alma: tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te. Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? (Lucas 12:20)

Zerrut = Honra ou Mérito - O homem mais sábio que existiu declarou que o bom nome vale mais que muitas riquezas, e ser estimado mais que ouro e prata (Pv 22:1). Já viajei para Argentina, Paraguai, Uruguai, Nordeste, Sul; tudo por conta de amigos e em todos os Estados brasileiros tenho uma casa para me hospedar; recebi ofertas para fazer obra missionária no Rio Grande do Sul e a maior delas veio da Europa, apenas por causa do meu bom nome. "e falou a Efrom, na presença do povo da terra, dizendo: Mas, se concordas, ouve-me, peço-te: darei o preço do campo, toma-o de mim, e sepultarei ali a minha morta. Respondeu-lhe Efrom: Meu senhor, ouve-me: um terreno que vale quatrocentos siclos de prata, que é isso entre mim e ti? Sepulta ali a tua morta. Gn 23:13-15

SEKULA = Tesouro ou Crédito - Jesus disse: não ajunteis sekula na terra, mas ajunteis sekula nos céus, pois é bom ter crédito com os homens, todavia o melhor é ter crédito com Deus. "Naqueles dias, Ezequias adoeceu de uma enfermidade mortal; veio ter com ele o profeta Isaías, filho de Amoz, e lhe disse: Assim diz o Senhor: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás e não viverás. Então, virou Ezequias o rosto para a parede e orou ao Senhor, dizendo: Lembra-te, Senhor, peço-te, de que andei diante de ti com fidelidade, com inteireza de coração, e fiz o que era reto aos teus olhos; e chorou muitíssimo. Antes que Isaías tivesse saído da parte central da cidade, veio a ele a palavra do Senhor, dizendo: Volta e dize a Ezequias, príncipe do meu povo: Assim diz o Senhor, o Deus de Davi, teu pai: Ouvi a tua oração e vi as tuas lágrimas; eis que eu te curarei; ao terceiro dia, subirás à Casa do Senhor. Acrescentarei aos teus dias quinze anos e das mãos do rei da Assíria te livrarei, a ti e a esta cidade; e defenderei esta cidade por amor de mim e por amor de Davi, meu servo." 2 Reis 20:1-6

LISHMÁ = Valor - É o auge da prosperidade de Deus, pois não tem preço. Por quanto você venderia seus dois olhos? Não tem preço mais tem valor. Existem coisas que podemos negociar, porém existem coisas inegociáveis: sua posição diante de Deus é inegociável, as promessas de Deus na tua vida são inegociáveis, portanto não negocie a unção sobre você, pois ela não tem preço, mas tem valor.

É por isso que com teu emprego você não consegue pagar as contas e realizar tudo que você deseja, porque Deus não te dá emprego para pagar contas; teu emprego é o seu campo missionário; todo sucesso que temos é para influência do Reino; fomos criado para influenciar, impactar pessoas a nossa volta.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

HERMENÊUTICA IV

Lembrando que o termo grego Hermeneutike deriva do verbo Hermeneuo. Hermenêutica é, propriamente, a arte de Hermeneuein (interpretar, julgar); e comparando ao fato de que a águia foi criada com uma visão extraordinária, a mosca com um olfato aguçado, o cão com uma audição espetacular, o puma com velocidade além do normal, o urso com uma força descomunal, o leão com uma coragem que põe medo, etc.

Tudo isso nos levar a pensar no que nos distingue no reino animal (cérebro), e pensar porque ele está tão próximo do olho (visão), do ouvido (audição), do nariz (olfato), da boca (paladar e tato, sim tato porque quando nascemos levamos tudo a boca para conhecer), nos levando a crer que mesmo não tendo nossos cinco sentidos super desenvolvidos, nascemos com condição de analisar, avaliar, julgar e interpretar; logo, nascemos ser hermenêutico.

Com o passar do tempo, enquanto crescemos, a raiz do pecado vai tomando espaço e nos impedindo de dependermos de Deus; e já aprendemos que fora Dele o homem não sabe em que, ou como tropeça tantas vezes. Se faz necessário anotar tudo, principalmente aquilo que parece não querer dizer nada (Gn 48:14, 17-18 ; 49:8-10 ; Ex 33:10 ; Nm 13:6 e 8).

Quem tem ouvidos necessita ouvir o que o Espírito Santo, que é dado a todos os que lhe obedecem (At 5:32), diz. Precisamos montar um banco de dados, se possível na própria Bíblia. Precisamos guardar a máxima do provérbio indiano que diz: “falar, quando isso for extremamente melhor que o silêncio”.

Como falar tão bem assim? Como agir de forma justa? Como avaliar e julgar tão corretamente assim? Como ser um povo especial, zeloso de boas obras (Tt 2:14)? Aprendendo a servir os outros com o seu dom. Mas como ser cada vez melhor naquilo que fui chamado? Aprendendo com quem já chegou lá, com quem está a sua frente, gastando com quem levou tempo, suor e dinheiro.

“Procure conseguir sabedoria e compreensão. Não esqueça, nem se afaste do que eu digo. Não abandone a sabedoria, e ela protegerá você. Ame-a, e ela lhe dará segurança. Para ter sabedoria, é preciso primeiro pagar o seu preço. Use tudo o que você tem para conseguir a compreensão. Ame a sabedoria, e ela o tornará importante; abrace-a e você será respeitado. A sabedoria será para você um enfeite, como se fosse uma linda coroa. Escute meu filho. Aceite o que estou dizendo e você terá uma vida longa. Eu lhe tenho ensinado o caminho da sabedoria e a maneira certa de viver. Se você andar sabiamente, nada atrapalhará o seu caminho, e você não tropeçará quando correr. Lembre sempre daquilo que aprendeu. A sua educação é a sua vida; guarde-a bem. Não vá aonde vão os maus. Não siga o exemplo deles. Não faça o que eles fazem. Afaste-se do mal. Desvie-se dele e passe de lado.” Pv 4:5-15

Compre a verdade, a sabedoria, a instrução e o bom senso, mas não venda nenhum deles. Pv 23:23

quinta-feira, 3 de junho de 2010

HERMENÊUTICA III

Quando se trata de discernimento e interpretação, no sentido de julgar a melhor resposta, aparecem dúvidas e dificuldades infindas; temos dificuldades na escola, nas provas, nos concursos, em falar com estrangeiros, etc., todavia quando se refere à interpretação bíblica, surgem dificuldades ainda maiores, algumas das quais já vimos anteriormente, isso porque a didática de Deus é completamente diferente da nossa.

Basta pensar em algumas frases ditas por Jesus, como por exemplo: “Lembra o que foi dito, eu porém vos digo”, “aquele que deseja ser o maior, seja o que sirva” ou “não seja assim entre vós”; logo percebemos que a forma de ensino de Deus é através da vida, ou seja, através das circunstâncias da vida; por isso saiba que, o que está acontecendo na sua vida, principalmente o que você não está entendendo, é Deus te ensinando.

Por que não há descrição sobre a maneira de como foi criado o céu e tudo que nele há? Por que há momentos na nossa vida que dizemos: “não estou entendendo mais nada”; simplesmente porque nosso intelecto utiliza menos de 10% da nossa capacidade cerebral. Chegamos a conclusão de que o termo Hermenêutica já foge a nossa realidade, pois, não Hermes, deus da mitologia grega e sim Deus é o único que pode revelar todo e qualquer assunto, por mais oculto que esteja ao nosso entendimento e compreensão.

Vemos na história de Jó, que todos falam e dão o seu parecer: primeiro satanás, depois a esposa, depois os 3 amigos (cada um na vez), depois seu amigo mais jovem (a qual achava que não poderia falar por ser jovem) e, como sempre por último, Deus fala, pois de Deus sempre será a última palavra, a palavra final.

No capítulo 38:2 Deus mostra a Jó que o homem pode ofuscar seus desígnios com palavras sem conhecimento, e mostra ainda que o mesmo não conhece as coisas do céu (versos 4-38) e nem ao menos as da terra (versos 39 – capítulo 39:30). Chegamos a conclusão que não há interpretação, discernimento, iluminação ou revelação fora de Deus; hoje representado pela pessoa do Espírito Santo (Gênesis 41:38-39)