quarta-feira, 11 de maio de 2011

HOMILÉTICA

PREGANDO COM ELOQUÊNCIA – Já aprendemos que eloqüência é um termo derivado do Latim “Eloquentia” que significa: Elegância no falar, Falar bem, ou seja, garantir o sucesso de sua comunicação, capacidade de convencer. Vimos também algumas regras gerais, todavia necessitamos tratar sobre as regras da Eloqüência eclesiástica, ou seja, do falar bem, com elegância e da capacidade de convencer dentro da igreja. Vejamos alguns:


Ø PREPARAÇÃO – Começa muito antes do pregador saber que irá levar a mensagem. Dr. Lair Ribeiro, exímio palestrante, diz que não existe sorte, pois ela é a soma de “Preparação + Oportunidade”. Prepare estude, melhore e decore a mensagem, e quando menos esperar, Deus te dará a oportunidade no momento perfeito.


Ø VISUAL – O local bem como a pessoa que irá ministrar a palavra precisam estar devidamente preparado e vestido de acordo com o ambiente e o público ouvinte, nunca num nível menor.


Ø APRESENTAÇÃO – A pessoa que irá ministrar a palavra precisa ser devidamente apresentada ou se apresentar, deixando claro suas credenciais, principalmente às relativas ao assunto a ser discorrido.

Ø INTRODUÇÃO – É a apresentação do que será ministrado. Nunca, em hipótese alguma, diga que não está preparado ou foi surpreendido, pois deixa bem claro, que você não deveria estar ali. Se você acha que é importante, o que irá dizer; deixe isto claro logo no início.


Ø MENSAGEM – Creia no poder da palavra e que ela cumprirá seu propósito. Se estiver em uma igreja tradicional, ministre com uma pitada de pentecostalismo; se estiver em uma igreja pentecostal não precisa parecer pentecostal, entretanto esteja lembrando que eles são.


CONCLUSÃO – Relembre a essência do que foi dito e termine com desafios, que não precisa ser somente para aceitação de Jesus, pois aceitar sua palavra, já é o primeiro passo para aceitá-lo.

4 comentários:

  1. Olá Ana Paula,

    Quero parabenizá-la pelo excelente trabalho que tenho visto nesse blog.Continue firme! Os planos do Senhor é fazê-la prosperar grandemente no cumprimento da missão que Ele confiou á sua vida. Um grande abraço,

    Em Cristo Jesus,

    Pr. Waldyr do Carmo

    www.casadeoracaocehab.com.br

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Todo e qualquer recurso e/ou atitude que ajude na ministração da Palavra merece nossa atenção e carinho. Muito bem esplanado!

    Retribuindo a visita.

    Jean Corrêa
    http://prosadecrente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir