segunda-feira, 29 de outubro de 2012

HALLOWEEN X ELOHIM



A origem do halloween remonta às tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C., embora com marcadas diferenças em relação às atuais abóboras ou da famosa frase "Gostosuras ou travessuras", exportada pelos Estados Unidos, que popularizaram a comemoração.
Originalmente, o halloween não tinha relação com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim do verão (samhain significa literalmente "fim do verão"). Posto que, entre o pôr-do-sol do dia 31 de outubro e 1° de novembro, ocorria a noite sagrada (hallow evening, em inglês), acredita-se que assim se deu origem ao nome atual da festa: Hallow EveningHallowe'enHalloween. Outra hipótese é que a Igreja Católica tenha tentado eliminar a festa pagã do Samhain instituindo restrições na véspera do Dia de Todos os Santos (01/11) e Dia dos Mortos (02/11). Este dia seria conhecido nos países de língua inglesa como All Hallows' Eve. Portanto uma termo construído na União, porém baseado em “Mistura”.
Por outro lado ELOHIM (plural superlativo (majestáltico) da palavra Eloah = Deus) aparece no Gênesis 1:1: “Bereshit Bara Elohim...No princípio criou Deus”. É explicado de duas formas:

1-      É dito que na palavra Elohim encontra-se a união do Pai, do Filho e do Espírito Santo. “Então disse Deus: Façamos (nós) o homem...” Gênesis 1:26

2-      É dito que as palavras: EL = elevado, Eloah = Deus, Eliom = altíssimo, Elochi = divino, culminam em seu plural superlativo (majestáltico) Elohim = Elevadíssimo; o mesmo ocorrendo em Canticum Canticorum = Cântico dos Canticos ou Cantíssimo e Santo dos Santos ou Santíssimo lugar.    

Portanto um termo construído também em União, porém baseado em “Separação”. Deus separou Noé, separou Abraão, separou Moisés, separou o povo de Israel, vai separar o joio do trigo, levará a sua igreja para um lugar separado e deseja, todos os dias, que estejamos separados do sistema mundano. “Quando entrarem na terra que o Senhor, o seu Deus, lhes dá, não procurem imitar as coisas repugnantes que as nações de lá praticam...O Senhor tem repugnância por quem pratica essas coisas, e é por causa dessas abominações que o Senhor, o seu Deus, vai expulsar aquelas nações da presença de vocês.” Deuteronômio 18:9-12.
Enquanto Halloween representa união baseada em “mistura”, Elohim é união baseada em separação! A Bíblia nos ensina que “Quão bom é que os irmãos vivam em união, mas nos adverte quanto a separação do sistema mundano “Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.” 1 João 2:15.
Muitos jovens declaram: - Estamos Juntos! E isso independe de distância ou denominação. Entretanto, o mundo que jaz no maligno, acrescentou: Estamos juntos! E Misturados!
Que no dia 31/10 para 01/11, na noite de todos os santos (halloween), possamos meditar no fato de que “Estamos no Mundo, mas não somos do Mundo” 1 João 3:1; somos os da Separação e não os da Mistura. No dia 02/11 não celebramos o dia dos Mortos, pois servimos a um Deus de vivos!

'Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó' Ele não é Deus de mortos, mas de vivos!"  Mateus 22:32