segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Rompendo Paradigmas

“Era-lhe necessário passar por Samaria. (Jo 4:4)

Jesus rompe paradigmas por sua causa, é o que o versículo acima está enfatizando, afinal todos os judeus daquela época não via nenhuma necessidade ou prazer, ter que passar por Samaria. O texto mostra que Jesus tinha uma necessidade.
Quando povo entra na Terra Prometida Deus diz que a adoração seria feita no Monte Gerizim (Samaria) “Quando o Senhor, o seu Deus, os tiver levado para a terra da qual vão tomar posse, vocês terão que proclamar a bênção no monte Gerizim, e a maldição no monte Ebal.” (Dt 11:29 e “Todo o Israel, estrangeiros e naturais da terra, com os seus líderes, os seus oficiais e os seus juízes, estavam em pé dos dois lados da arca da aliança do Senhor, diante dos sacerdotes levitas, que a carregavam. Metade do povo estava em pé, defronte do monte Gerizim, e metade, defronte do monte Ebal. Tudo conforme Moisés, servo do Senhor, tinha ordenado anteriormente, para que o povo de Israel fosse abençoado.” (Js 8:33).
Na época de Salomão, Deus diz: “se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra. De hoje em diante os meus olhos estarão abertos e os meus ouvidos atentos às orações feitas neste lugar. (Monte Sião – Jerusalém)” (2 Cr 7:14-15); aí começa a confusão: Samaria ou Jerusalém?
Jesus quebra todo protocolo, todavia não se mete em confusão, Ele acaba com a confusão; Ele tira toda dúvida, Ele faz cessar a guerra; quebra o arco e despedaça a lança! Ele diz: “Se alguém lhe bater numa face, ofereça-lhe também a outra. Se alguém lhe tirar a capa, não o impeça de tirar-lhe a túnica.” (Lc 6:29).
Jesus chega na hora e da maneira certa: “Havia ali o poço de Jacó. Jesus, cansado da viagem, sentou-se à beira do poço. Isto se deu por volta do meio-dia (Jo 4:6)” O sol está em cima e Ele sabe que a mulher samaritana vai aparecer naquela hora, entretanto também sabe que ela não falará com Ele; Jesus é campeão em tomar iniciativas ao nosso favor. Ele nos amou primeiro, nos escolheu primeiro, nos buscou primeiro e nos abençoou primeiro, pois “Ou quem lhe deu primeiro a Ele, para que lhe seja recompensado? (Rm 11:35)”.
Jesus se humilhou por nós: “Disse-lhe então a mulher samaritana: Como, sendo “tu” judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (Jo 4:9)”. Ela olha Jesus de cima, enquanto Ele fica embaixo: “Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus, o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. (Fp 2:5-8)”.
Ele não é “Tu”, não é o cara lá de cima, não é brother, não é sangue bom; Ele é incomparável, então respeita Ele, glorifica Ele, exalta Ele e reverencia Ele. Tem gente que pensa que Jesus está atrás do balcão com bonezinho aguardando as ordens: me dá isso e me dá aquilo. Ele é Rei dos reis e Senhor dos senhores, está num alto e sublime trono!
Jesus transforma: “Disse-lhe a mulher: Senhor, “tu” não tens com que tirá-la, e o poço é fundo; donde, pois, tens essa água viva? És “tu”, porventura, maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, do qual também ele mesmo bebeu, e os filhos, e o seu gado? (Jo 4:11-12)” Ela começa a perceber que Ele é diferente, que não trabalha com corda nem balde, e tem uma água diferente; Ele pensa diferente, fala diferente, age diferente e é diferente.
Disse-lhe a mulher: “Senhor”, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, nem venha aqui tirá-la. Disse-lhe Jesus: Vai, chama o teu marido e vem cá. Respondeu a mulher: Não tenho marido. (Jo 4:15-17)” Ela dá sinal que bebeu da água viva, pois quem bebe da água: confessa, não tem máscara, hipocrisia, demagogia; se coloca abaixo!
Jesus faz jorrar uma fonte de água viva: “Disse-lhe a mulher: Senhor! vejo que és profeta. Ela até agora só tomou gotas da água da vida, pois já chama de Senhor, mas pensa que Ele é apenas profeta. Quando Jesus esclarece tudo e acaba com a confusão sobre “como” e não “onde” adorar, Ela sai gritando dizendo: achei o Messias, afinal quem tem uma fonte de água viva jorrando dentro de si, não consegue se conter; vai andando e cantando, andando e pregando, andando e discipulando, andando e impactando, andando e influenciando!

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

DESENVENENANDO ESTA GERAÇÃO

“Depois Eliseu voltou a Gilgal. Nesse tempo a fome assolava a região. Quando os discípulos dos profetas estavam reunidos com ele, ordenou ao seu servo: "Ponha o caldeirão no fogo e faça um ensopado para estes homens". Um deles foi ao campo apanhar legumes e encontrou uma trepadeira. Apanhou alguns de seus frutos e encheu deles o seu manto. Quando voltou, cortou-os em pedaços e colocou-os no caldeirão do ensopado, embora ninguém soubesse o que era. O ensopado foi servido aos homens, mas, logo que o provaram, gritaram: Homem de Deus há morte na panela! E não puderam mais tomá-lo. Então Eliseu pediu um pouco de farinha, colocou no caldeirão e disse: "Sirvam a todos". E já não havia mais perigo no caldeirão.” 2 Reis 4:38-41

Eliseu voltou para Gilgal pois queria ser referência, e para isso deveria ir para um lugar de referência. Gilgal era a cidade onde o povo saiu, quando passou a pé enxuto pelo rio Jordão e onde foram depositadas as doze pedras retiradas do meio do rio pelos líderes de cada tribo.
Em Gilgal se lembrava que o Mar Vermelho se abriu, que o exército de faraó foi afogado, que a coluna de fogo e a nuvem guiou Israel, que saiu água da rocha, que caiu maná do céu, que o rio Jordão se abriu, que Deus é fiel e não muda.

A fome assolava a região, mas havia uma geração com fome de aprender; uma geração com referências e querendo ser referencial. O melhor lugar para estar quando as coisas apertam é na presença de quem conhece e tem experiências com Deus. “Fuja dos desejos malignos da juventude e siga a justiça, a fé, o amor e a paz, com aqueles que, de coração puro, invocam o Senhor.” (2 Timóteo 2:22)

Eliseu ordenou ao seu servo para que colocasse a panela no fogo, pois ainda que haja fome de pão nesta terra, essa geração ainda tem fogo! É o fogo que acende a pessoa, que dá ânimo, que mantêm a disposição, que arde nos corações, que aguça o interesse; entretanto tem que ser fogo com propósito: preparar o alimento. O fogo não é o alimento, o alimento é a palavra!

Um deles foi ao campo, e não o seu servo na qual havia ordenado. Aquela geração tinha algo que está em falta hoje: a predisposição, a proatividade! Todavia, proatividade não pode ser afobação e ativismo, principalmente sem experiência. Voluntariedade tem que ser com experiência, com direção, com regras, dando satisfação e prestando conta.
Este que foi cheio de fogo: “cortou, colheu e jogou na panela porque não conhecia”. Deus não tem compromisso com quem Ele não chamou e nem enviou, afinal alimentar uma geração não é para qualquer um. Pastor, líder e pregador não se faz de um dia para outro, é processo. Quem não aprende, não pode ensinar; não ouve, não pode falar; não adora, não pode cantar; não é ovelha, não pode ser pastor; não obedece, não pode exigir; não vive, então não pregue.

Ao perceberem a morte, clamaram: “Homem de Deus!” O diabo não quer derrubar quem está terminando, ele está preocupado com quem está começando. Quando ele percebe que você está começando, envenena sua alimentação (mídia, internet, maledicências, mentiras). Estamos precisando de muito mais homens e mulheres “de Deus”, referenciais num mundo envenenado.
Troque o linguarudo(a), o caluniador(a), o foqueiro(a) pelo o homem e a mulher de Deus! Está estragando teu ministério, para de comer; te afastando de Deus, para de comer; está te colocando para baixo, para de comer.

Talvez alguns pensaram que Eliseu iria resolver a situação com outras ervas, ou uma unção especial, ou um anjo, ou movimento, ou revelação, ou com fogo, mas ele pediu um pouco de farinha; coisa simples, barata, comum. Deus chamou o simples para confundir o grande; o louco para confundir o sábio; os que não são, para confundir os que são!
Deus não faz malabarismo, nem show, não usa “o especialista”, “o cara”, o que se acha fenomenal; desce do pedestal e aprenda a tributar à Ele toda honra, glória e louvor!

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

TENDO DEUS COMO AMIGO


O homem é um ser social e o número 1 é um número muito pequeno para se realizar coisas nesta vida; bom seria que todas as pessoas, ao menos da equipe ou convívio, fossem amigos. Busca-se os melhores amigos; os mais instruídos, os mais influentes, os mais queridos e até os com maior poder aquisitivo. Procura-se elaborar uma excelente Network!

            Nesta busca pelos melhores amigos, sugiro três nomes que considero incomparável: Deus, Jesus e o Espírito Santo. Eles são oniscientes (detêm todo conhecimento e sabedoria), onipresentes (estão sempre conosco, principalmente quando mais precisamos deles) e onipotentes (detêm toda autoridade e poder).

            As amizades movem o mundo, e os grandes feitos da humanidade foram assim construídos; lembre-se dos feitos de Neemias na reconstrução dos muros de Jerusalém; a ajuda de um rei (Artaxerxes) que podia notar a tristeza no semblante do amigo e autorizá-lo, com todo apoio e material. O prestígio de Moisés e Samuel com Deus descrito em Jeremias 15:1. Pense na amizade de Deus com Abraão mudando o nome do “lugar dos mortos” (seol, hades, cheena) para “Seio de Abraão”.

            Analisando João 11 podem-se notar algumas das características e benefícios de ter Deus, Jesus e o Espírito Santo como os primeiros nomes de sua network:

 

1.    DEUS AMA A TODOS, MAS TEM AMIGOS – “Havia um homem chamado Lázaro. Ele era de Betânia, do povoado de Maria e de sua irmã Marta. E aconteceu que Lázaro ficou doente. Maria, sua irmã, era a mesma que derramara perfume sobre o Senhor e lhe enxugara os pés com os cabelos. Então as irmãs de Lázaro mandaram dizer a Jesus: "Senhor, aquele a quem amas está doente". (11:1-3) e “Betânia distava cerca de três quilômetros de Jerusalém,” (11:18)

As histórias de Jesus giram em torno de uma importante cidade na sua época chamada Jerusalém: Ele ensina em Jerusalém, faz milagres em Jerusalém, é crucificado em Jerusalém, sepultado em Jerusalém, ressuscitou em Jerusalém e mandou os discípulos esperarem em Jerusalém até serem revestidos de poder (Lc 24:49); então “Tendo-os levado até as proximidades de Betânia, Jesus ergueu as mãos e os abençoou. Estando ainda a abençoá-los, ele os deixou e foi elevado ao céu.” (Lc 24:50-51) Ele não vai embora sem antes se despedir do amigo.

 

2.    DEUS AMA VOCÊ, COMO VOCÊ É – “Jesus amava Marta, a irmã dela e Lázaro.” (11:5) Marta era ansiosa para oferecer o melhor: casa limpa, arrumação e opções de comida; gostava de receber bem seu abençoador. Maria ficava adorando constantemente: faz sala, escuta, dá crédito, conforta; gostava de adorar seu salvador. Lázaro era o festeiro: bate papo, piadas, vinho, churrasco, boas histórias e lembranças.

Deus sempre vai estar onde há gente trabalhadora, adoração e festa. Jesus disse: “Meu pai trabalha até agora e eu também trabalho” (Jo 5:17). A bíblia nos mostra que os homens e mulheres chamados por Deus, o foram em atividade. Jesus adorava a Deus em todo momento: “Por que você me chama bom? Ninguém é bom, a não ser um, que é Deus.” (Mc 10:18). Além de Israel ser um povo festeiro, e Israel espiritual entrar no céu com uma festa jamais vista nesta terra: “A bodas do Cordeiro”! A alegria é um fruto do Espírito Santo (Gl 5:22).

 

3.    DEUS ESTÁ COM VOCÊ NAS AFLIÇOES – “Então as irmãs de Lázaro mandaram dizer a Jesus: Senhor, aquele a quem amas está doente. (11:3) Ter Deus, Jesus e o Espírito Santo como amigo não isenta de problemas, pois “no mundo tereis aflições...” (Jo 16:33) e “basta a cada dia o seu mal” (Mt 6:34); entretanto estejam tranquilos, pois você vai ver o amor manifestado, vai conhecer mais seu verdadeiro amigo, vai ver milagres acontecerem, vai renovar sua fé e será testemunho de louvor.

 

4.    DEUS QUER SER SEU AMIGO – “Seis dias antes da Páscoa Jesus chegou a Betânia, onde vivia Lázaro, a quem ressuscitara dos mortos. Ali prepararam um jantar para Jesus. Marta servia, enquanto Lázaro estava à mesa com Ele. Então Maria pegou um frasco de nardo puro, que era um perfume caro, derramou-o sobre os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos. E a casa encheu-se com a fragrância do perfume.” (Jo 12:1-3) A tristeza que havia naquela casa se foi, mas Deus trouxe de volta o serviço, a alegria e a adoração!

Network sem Deus, Jesus e o Espírito Santo, é somente rede e trabalho!

 

 

           

 

terça-feira, 6 de novembro de 2012

APRENDENDO COM OS PEQUENOS



"Quatro seres da terra são pequenos, e, no entanto, muito sábios: as formigas, criaturas de pouca força, contudo, armazenam sua comida no verão; os coelhos, criaturas sem nenhum poder, contudo, habitam nos penhascos; os gafanhotos, que não têm rei, contudo, avançam juntos em fileiras; a lagartixa, que se pode apanhar com as mãos, contudo, encontra-se nos palácios dos reis.”
            Temos o hábito, muito saudável,  de aprendermos com os grandes (Gurus, Mestres, Doutores, Couchs, MBAs, etc), entretanto Salomão (Grande Sábio) nos adverte a aprender com “os pequenos”; e isso se torna difícil, em meio a uma geração que busca: os melhores colégios, as melhores faculdades, os homens da mídia, as megaigrejas. Se podemos e devemos aprender também, ou principalmente com “os pequenos”; o que podemos aprender?
1.    Provisão – “as formigas, criaturas de pouca força, contudo, armazenam sua comida no verão;” Jesus nos alertou que: “Neste mundo vocês terão aflições;” e por isso precisamos armazenar provisão material, intelectual, social e principalmente espiritual.
Ouvimos: -Não sei como aquele irmão agüenta? Vai ao culto de novo? Vai a reunião de Oração, de estudo bíblico, etc. Está guardando em depósito (Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti Sl 119:11); quando invernar, vier os dias de aflição, fica tranqüilo pois guardou em depósito. Davi foi contra Golias, pois tinha experiências armazenadas (leão e o urso).
Qual é o seu saldo no banco celestial? Lembra de Ezequias quando Deus anunciou sua morte? Foi orar e passou seu cartão de crédito espiritual e viu através de Isaias que tinha saldo positivo (2 Rs 20).
2.    Casa na Rocha – “os coelhos, criaturas sem nenhum poder, contudo, habitam nos penhascos;” Qualquer um pode perseguir e pegar um coelho, todavia somente se ele não entrar na toca; depois disto já era, pois sua casa é sob a rocha. Quem nos dá segurança, não é nosso dinheiro, nossa posição, nossa agenda ou nossa beleza. Nossa segurança está na Rocha inabalável! Lá que deve estar nosso chamado, nossos sonhos, nossos projetos, nossa vida. “O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza e o meu libertador; o meu Deus é o meu rochedo, em quem me refugio. Ele é o meu escudo e o poder que me salva, a minha torre alta” (Sl 18:2).
3.    Interdependência – “os gafanhotos, que não têm rei, contudo, avançam juntos em fileiras;” Podemos ser ou ter o que for, mas a força vai estar sempre no coletivo, na união. Ninguém faz nada sozinho; precisamos depender, dar satisfação. Os gafanhotos não tem rei, não tem pastor, líder de departamento; não dizem: - Eu já tenho 20 anos aqui, não quero essa lavourazinha, quero aquela grandona, ou –Meu nível é bem superior para ir nesta direção.
A família se reúne, você fica de fora. A igreja vai, você fica. O departamento se reúne, você não está com vontade. Jesus não prometeu edificar o “seu” ministério, Ele prometeu edificar a igreja dele (eklesia = ajuntamento).
4.    Valorização – “a lagartixa, que se pode apanhar com as mãos, contudo, encontra-se nos palácios dos reis.” A bíblia nos recomenda que: “os membros que pensamos serem menos honrosos, tratamos com especial honra. E os membros que em nós são indecorosos são tratados com decoro especial,” Você pode não estar em revistas, não ter DVD gravado, não ter cargo na igreja, não sabe fazer esboço para sermão, mas vai habitar para sempre na casa do Rei.
Não se sinta ou faça alguém se sentir inferior, pois todo mundo tem propósito para Deus; Os irmãos de Davi lhe disseram: “com quem deixastes aquelas “poucas ovelhas”? 1 Sm. 17:28 Menosprezando o que Davi fazia. sua hora vai chegar! Lembra do discípulo chamado: “um tal de Ananias” (Atos 22:12) que foi enviado a impor as mãos sobre Saulo de Tarso? Sua hora também chegará!