domingo, 3 de fevereiro de 2013

Cuidando do Ministério III

COMO DEVE SER REALIZADA A OBRA?

A junção de tudo que vimos até agora é a resposta a essa pergunta; portanto o dono da obra deseja que ela seja:

  • Contínua – Devemos trabalhar enquanto é dia; a noite vem quando ninguém mais pode trabalhar (Jo 9:4<!/b>), o Pai e o Filho não estão parados (Jo 5:17<!/b>) e nos aconselha a não pararmos também (Hb 10:38<!/b>).
  • Excelente – Deus nos escolheu para trabalharmos com decência e ordem (organização - 1 Co 14:40<!/b>) e nos transformou em um povo zeloso e de boas obras (Tt 2:14<!/b>). A obra precisa ter início (história), meio (meios) e fim (propósitos); ela precisa ter organograma (líder, vice-líder, secretário(a), tesoureiro, sonoplasta, instrumentistas e voluntários para carregar os "pianos").
  • Abençoadora - Gerando ambiente agradável, renovador de vida, fonte de inspiração, prazer e que sacia as necessidades (1 Sm 16:18,23<!/b>).
  • Poderosa - Ele nos proporciona condições para realizar todas as coisas independentes das circunstâncias: dinheiro, material, obstáculos ou qualquer situação desfavorável (Fp 4:13<!/b>).
  • Flexível – Pronta a mudar de direção quando o Mestre mandar; pronta a se renovar, remodelar, reciclar para aperfeiçoamento dos santos (1 Co 12:7<!/b>) e pela renovação do entendimento (Rm 12:1-2<!/b>). Vendo sempre a glória de Deus e tendo experiências com Ele.
  • Com prioridade - Deus sobre todas as coisas; compromissos, afazeres, embaraços ou qualquer outra coisa que o afaste do teu chamado nessa obra devem ficar em segundo plano (2 Tm 2:4<!/b> e Mt 6:33<!/b>).
  • Com amor - Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine. Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei. E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará (1 Co 13:1-3<!/b>).
  • Em obediência - Ele, como o dono da obra, determina quem quer, o material que quer, como e quando seja feita a mesma (Ele é o arquiteto, criador do céu e da terra – Hb 11:10<!/b> ; Ef 1:11<!/b>). Devemos estar atentos à voz do Espírito Santo a todo momento (Jo 16:13<!/b>).

Cuidando do Ministério II

Deus, como dono da obra, decide quem quer trabalhando para Ele; por isso, sempre seleciona, motiva e prepara as pessoas certas, e quando acha lícito, também "demite". Analisando as pessoas que tem trabalhado para Deus, vemos que elas são:

  • Pró-ativas (Vs 1-2) – Homens e mulheres que estão trabalhando; gente parada é como os que dormem ou estão doentes. O pai, o filho e o Espírito Santo trabalham e incentivam-nos a trabalhar (Gn 2:5-7<!/b>; Rt 2:2<!/b>; I Sm 9:20<!/b>; Jo 5:17<!/b>).
  • Chamadas (Vs 3) – Homens e mulheres em quem Deus "aposta" (Ex 31:1-11<!/b>); podem não ser capacitados ainda mas, se são chamados, serão capacitados. Todavia os que insistem onde não são chamados, podem causar sérios danos a si e ao avanço da obra.
  • Obedientes (Vs 4-5) – Homens e mulheres que obedecem independente do lógico, racional e das circunstâncias (I Sm 15:22<!/b>). A obediência é fator principal para recebimento do Espírito Santo (At 5:32<!/b>), que é o fator principal para o crescimento na obra do Senhor.
  • Capacitadas (Vs 6) – São os que conseguem fazer bem feito, porém reconhecem que as grandes façanhas e proezas são feitas em Deus. Sem Ele nada podemos fazer (Jo 15:5<!/b>) e tudo podemos naquele que nos fortalece (Fp 4:13<!/b> e Fp 2:13<!/b>).
  • Humildes (Vs 7) – São os que enxergam a grandiosidade da obra que estão fazendo, mas também que fazem parte de uma pequena porção da grande obra de Deus na face da terra. Seu ministério é uma parte da igreja. São os que sabem pedir ajuda quando necessário, para excelência da obra; e assim todos saem abençoados (I Sm 16:18,23<!/b>).
  • Tratáveis (Vs 8-9) – São os que se deixam renovar, remoldar, reciclar pelo aperfeiçoamento dos santos (I Co 12:7<!/b>) e pela renovação do entendimento (Rm 12:1-2<!/b>). São os que realmente conseguem ver a glória de Deus e ter experiências com Ele.
  • Carismáticas (Vs 10) – Jesus crescia em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens (Lc 2:52<!/b>). Essa obra exige que o obreiro seja alegre, gentil, companheiro, bem quisto, animador, edificador e levantador de caídos (Lc 5:12-13<!/b>).
  • Comprometidas (Vs 11) – Definitivamente, é imprescindível que você ame a Deus sobre todas as coisas; compromissos, afazeres, embaraços ou qualquer outra coisa que o afaste do teu chamado nessa obra devem ficar em segundo plano (II Tm 2:4<!/b>).

QUE MATERIAL UTILIZAR NESSA OBRA?

Êxodo 25:1-9<!/b>

Deus, desde o início, tem realizado sua obra da melhor forma possível (Gn 1:31<!/b>) e tem empregado o melhor para o seu povo. Não adianta ter bons obreiros, trabalhando com material inadequado ou incompatível com as características do Dono da obra. Vejamos o tipo de material que sempre é empregado pelo Senhor:

  • DOADO DE CORAÇÃO (Vs 2) – Embora doado, precisa ser material que funciona, material que o próprio doador usaria. Os primeiros a doarem deve ser o pessoal do ministério, e esse pessoal deve solicitar e estimular à igreja a doar o que estão precisando. O tesoureiro precisa criar estratégias para isso.
  • MATERIAL DE QUALIDADE (Vs 3-4) – Devemos sempre lembrar que desde a criação Deus procurou fazer o melhor para nós, e isso em todas as áreas de nossa vida. Tudo que Ele exige de nós é que façamos da melhor forma possível e com todas as nossas forças (Gn 6:14<!/b>, I Cr 29:2-3<!/b>, I Rs 5:17-18<!/b> e I Rs 6:22<!/b>).
  • MATERIAL DE POUCO VALOR (Vs 4-5) – Pouco valor em termos aparente, porém de muito valor em termos de utilidade, afinal nada possui maior valor do que aquilo que estamos precisando (Mc 8:23<!/b>) Muitas vezes deixamos de fazer algo porque não temos material moderno, porém devemos iniciar a obra e mantê-la com o que temos nas mãos (Ex 14:16<!/b>), aquilo o Senhor tem nos dado (1 , 2 ou 5 talentos – Mt 25:14-30<!/b>).
  • MATERIAL QUE ABENÇOA (Vs 6) – Lembra que o dono da obra se importa que a mesma gere ambiente agradável, gerador e renovador de vida, fonte de inspiração, prazer e que sacia as necessidades (I Sm 16:18,23<!/b>). O azeite é para luz que ilumina os caminhos, especiarias para ungir inclusive os doentes e para perfumar o ambiente.
  • MATERIAL QUE MARCA (Vs 7) – Material que te identifica, que é referência, exemplo de organização, excelência e status. Material que deixa claro tudo em relação à obra que está sendo realizada.
  • MATERIAL QUE DEUS QUER (Vs 8-9) – Ele, como o dono da obra, determina quem quer, o material que quer, como e quando seja feita a mesma (Ele é o arquiteto, criador do céu e da terra – Hb 11:10<!/b> ; Ef 1:11<!/b>).

Cuidando do Ministério

Toda vez que falamos de ministério ou departamento, estamos nos referindo a obra "do Senhor". Quando nós ou nossos pais fazemos uma obra em casa, essa obra é nossa ou deles; e aí contratamos os pedreiros que queremos, usamos o material que quisermos e fazemos a obra do jeito que nos agrada.

Na obra "do Senhor" é parecido, pois Ele seleciona quem Ele quer, supre o material para a obra (que é sempre de qualidade – Ele é o dono do ouro e da prata – Ag 2:8<!/b>) e determina como deseja que a obra seja feita (Ele é o arquiteto, criador do céu e da terra – Hb 11:10<!/b> ; Ef 1:11<!/b>).

Precisamos como ministério conhecer bem: Como é o dono da obra? Quem Ele quer nessa obra? Que material deve ser usado na obra? e Como deve ser realizada a obra?

COMO É O DONO DA OBRA?

Gênesis 1:1-31<!/b>

Devemos conhecer nosso chefe, a fim de agradá-Lo em sua obra e ser aprovado por Ele.

  • Ele é a fonte de todas as coisas (Vs 1) – Tudo começou e começa Nele e através Dele e é para Ele (Sl 24:1<!/b> ; Rm 11:36<!/b>)
  • Ele gosta das coisas bem feitas (Vs 2-4) – A terra era treva e o caos e Ele deu luz e organizou tudo, e viu que isso era bom. Ele gosta de vida, de novidade de vida, daquilo que é bom à vista, ao tato, ao paladar, ao olfato e aos ouvidos; gosta de alegria e do que dá prazer.
  • Ele é todo-poderoso (Vs 3) – Ele fez haver luz sem precisar de sol, lua ou estrela que só foram criados no quarto dia. Ele pode realizar TODAS AS COISAS independentes das circunstâncias: dinheiro, material, obstáculos ou qualquer situação desfavorável.
  • Ele quer que a obra seja benção (Vs 6-13) – A obra tem que gerar ambiente agradável, gerador e renovador de vida, fonte de inspiração, prazer e que sacia as necessidades (I Sm 16:18 e 23).
  • Ele é organizado (Vs 14-19) – Ele criou primeiro a luz, a água e a terra, e só depois criou as plantas que dependem dessas coisas; depois as aves e peixes, depois os animais terrestres e por último o homem, que depende de tudo isso. A obra precisa ter início (história), meio (meios) e fim (propósitos); ela precisa ter organograma (líder, vice-líder, secretário(a), sonoplasta, instrumentistas e voluntários para carregar os "pianos").
  • Ele valoriza as diferenças (Vs 20-26) – Ele criou todo tipo de aves, de peixes, de animais e ainda nos fez diferentes; na obra todos são importantes: pedreiro ou eletricista, olho ou orelha, baterista ou guitarrista. Ele nos uniu e, como corpo, sentimos as dores um do outro (I Co 12<!/b>).
  • Ele capacita os obreiros para fazer como Ele quer (Vs 27-31) – Ele nos fez à sua imagem, para louvor da Sua Glória, para sermos Reino de Deus na terra, embaixadores de Cristo; para sermos um povo especial e zeloso de boas obras (Tt 2:13-14<!/b>).

Continua

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

RETIRO X CARNAVAL

Dois companheiros do meu local trabalho estavam conversando sobre carnaval, enquanto um se gabava da economia que havia feito em relação aos seus gastos com sua fantasia de desfile na Marquês de Sapucaí (Sambódromo do Rio de Janeiro). Dizia ele: "Após pesquisar e andar bastante, consegui gastar APENAS R$ 850,00 com minha fantasia para o desfile.
Ao término da conversa e ter se despedido do seu companheiro, lhe chamei e fiz algumas perguntas sobre o carnaval, a escola de samba que desfilaria, entre outras coisas; o que mais chamou a minha atenção foi o fato de que sua escola teria que desfilar em no máximo 120 minutos, fazendo com que sua ala tivesse a responsabilidade de passar pela avenida em no máximo 17 minutos.
Fiquei meditando sobre aquela conversa o dia inteiro, analisando o gasto de R$ 850,00 por apenas 17 minutos na avenida, naquilo que é chamado o maior show da terra; e se alguém algum dia analisou apenas um desfile de carnaval, seja ele em São Paulo, Parintins ou Rio de Janeiro, sejamos sinceros, há de se concordar que, embora seja sim, uma festa da carne, é uma festa feita com excelência, tamanho o trabalho artesanal, tecnológico, coreografado, etc.
Fiquei pensando no gasto que tive de R$ 160,00 por quatro dias num sítio, com diária completa; onde havia irmãos reclamando do preço; a dona do sítio (irmã em Cristo) me olhando de cara feia, porque queria mais uma coxa de frango; o local que almoçamos era o mesmo do culto (sem ao menos ventilação) e precisávamos arrumar uma hora para cada coisa; a piscina com água quente num calor enorme; visitantes não crentes analisando o padrão do retiro.
Fiquei pensando em Deus que tudo vê no mesmo tempo, observando o carnaval com sua pompa, organização, infraestrutura e vibração, tanto dos que estavam desfilando quanto dos que estavam na arquibancada, espetáculo de luz e som; e observando os retiros, onde nos momentos de lazer até se via alguma vibração, mas nos cultos... que pobreza!
Fico pensando em Paulo, que ao escrever para Tito, diz no capítulo 2:14 que Jesus morreu por nós, para que levantasse um povo especial e zeloso por boas obras. Fico pensando nos feitos de Davi, que para as coisas de Deus buscava o melhor. Fico pensando em Salomão e ainda em Zorobabel, que disse que a glória da segunda casa seria maior do que a primeira. Fico pensando em Deus... de excelência, dono do ouro e da prata, que tudo o que faz é muito bom.
Fico pensando no retiro - festa do Espírito, e no carnaval - festa da carne, fico pensando na luta da carne contra o espírito. Não me surpreende o que os homens são capazes de fazer, mas sim, o que os homens ditos espirituais não fazem.