PREGANDO COM ELOQUÊNCIA – Já aprendemos que eloqüência é um termo derivado do Latim “Eloquentia” que significa: Elegância no falar, Falar bem, ou seja, garantir o sucesso de sua comunicação, capacidade de convencer. Vimos também algumas regras gerais, todavia necessitamos tratar sobre as regras da Eloqüência eclesiástica, ou seja, do falar bem, com elegância e da capacidade de convencer dentro da igreja. Vejamos alguns:
Ø PREPARAÇÃO – Começa muito antes do pregador saber que irá levar a mensagem. Dr. Lair Ribeiro, exímio palestrante, diz que não existe sorte, pois ela é a soma de “Preparação + Oportunidade”. Prepare estude, melhore e decore a mensagem, e quando menos esperar, Deus te dará a oportunidade no momento perfeito.
Ø VISUAL – O local bem como a pessoa que irá ministrar a palavra precisam estar devidamente preparado e vestido de acordo com o ambiente e o público ouvinte, nunca num nível menor.
Ø APRESENTAÇÃO – A pessoa que irá ministrar a palavra precisa ser devidamente apresentada ou se apresentar, deixando claro suas credenciais, principalmente às relativas ao assunto a ser discorrido.
Ø INTRODUÇÃO – É a apresentação do que será ministrado. Nunca, em hipótese alguma, diga que não está preparado ou foi surpreendido, pois deixa bem claro, que você não deveria estar ali. Se você acha que é importante, o que irá dizer; deixe isto claro logo no início.
Ø MENSAGEM – Creia no poder da palavra e que ela cumprirá seu propósito. Se estiver em uma igreja tradicional, ministre com uma pitada de pentecostalismo; se estiver em uma igreja pentecostal não precisa parecer pentecostal, entretanto esteja lembrando que eles são.