sexta-feira, 14 de maio de 2010

HERMENÊUTICA

É derivada do termo grego Hermeneutike que, por sua vez, se deriva do verbo Hermeneuo. Hermenêutica é, propriamente, a arte de Hermeneuein (interpretar, julgar). Exegese é a aplicação desta ciência à palavra de Deus.

1. ASPECTOS A SEREM CONSIDERADOS:

Ø CULTURA – Cosmovisão – diabo só no séc VII – Is 45:7

Ø LÍNGUA – Como falavam ou escreviam: aramaico (arameus), hebraico, grego - Aba

Ø GEOGRAFIA – Onde e sob que aspectos viviam – Água, areia, guerra, paz.

Ø HISTÓRIA – Qual o momento histórico – II Sm 24:1 X I Cr 21:1

2. INSPIRAÇÃO:

Ø MECÂNICA – Os escritores foram secretários de Deus

Ø DINÂMICA – O homem obteve revelação pela sua razão

Ø PLENA – Foi usada a razão e o Espírito Santo em harmonia – 2 Pe 1:20-21

3. FERRAMENTAS:

Ø TEOLOGIA SISTEMÁTICA – Bibliologia, soterologia, paracletologia, eclesiologia

Ø CIÊNCIAS – Psicologia, antropologia, arqueologia, história, filosofia, lingüística, etc

Nessa tarefa exegética, ou seja, de entender e interpretar o texto bíblico precisamos lembrar, de três pontos de suma relevância: “o significado de um texto não constitui, necessariamente sua verdade” e que “o fato de fecharmos a tarefa exegética, não significa que tiramos tudo do texto” e ainda que “o argumento pode ser ótimo e não ser verdadeiro”.

Quando realizamos um devocional sem bases, o cérebro faz alegoria, que é o que o grego e principalmente o judeu faz (MIDRASH); afinal interpretação histórica tem que ser pelo autor, porém como o mesmo está morto, vai ser ensaio ou tentativa. Logo interpretação para ser verdade precisa ser alegórica, pois não existe alegoria errada.

O problema é que não pode haver mais de uma verdade absoluta, e aí, geralmente, se demoniza as outras; o que não acontece no Catolicismo romano, pois o papa é inerrante e infalível (tratado em concílio) e se não acreditam na interpretação, não é católico. No caso protestante/evangélico resulta-se em 150.000 denominações diferentes, a cada dia surgindo novas. Todo protestante tem Lutero como referencial porque ele falou contra os católicos, dizendo que todos podiam interpretar a Bíblia, entretanto não nos permitimos isso; ou você conhece alguma denominação onde existe classe que dá ferramentas de interpretação e não interpretação pronta?

Não acreditamos na história e sim em quem está contando a história, por isso não existe discussão entre a teologia sistemática e a exegese, pois aquela está pronta e na exegese hipótese. Quando a Bíblia foi escrita não existia recursos pedagógicos, históricos e sistemáticos que temos hoje; portanto, “o alvo final do procedimento hermenêutico é compreender o autor melhor do que ele mesmo se compreendeu”.

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