terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

LIÇÃO II da EBD

A CONDENAÇÃO DE DEUS TANTO PARA JUDEUS COMO PARA GENTIOS

Objetivo da lição: Mostrar que Deus é justo com relação ao pecado, e que todos igualmente, necessitam da sua graça salvadora.

A- A ira de Deus contra o pecado tem sido revelada

Várias vezes na história do mundo, Deus tem revelado sua ira contra o pecado do homem e a rebelião deste contra Ele (Rm 1:18). Podemos notar isso ao meditarmos nas histórias de Noé e Sodoma e Gomorra, por exemplo. Porém, a maior demonstração que o Senhor já deu ao mundo de seu ódio contra o pecado foi quando puniu seu próprio filho na cruz pelos nossos pecados. Sua ira foi derramada sobre Jesus.

B- A rejeição deliberada dos gentios a Deus e à verdade

Os gentios, ou seja, todos aqueles que não eram descendentes de Abraão, viraram as costas para o conhecimento de Deus; que os consideram indesculpáveis por sua ignorância a respeito dele, pois a criação revela o poder e a grandeza do Senhor, e que, portanto, deve ser adorado como Deus (Rm 1:18-23).

O que pensaríamos sobre o dono de uma casa bem construída e bem arrumada, onde tudo estivesse limpo, organizado, cuidadosamente feito e preservado? Mesmo sem jamais tê-lo visto, não o acharíamos uma pessoa engenhosa, cuidadosa e do tipo organizada? Claro que sim. Somos capazes de dizer que tipo de pessoa morava naquela casa apenas observando as coisas que ela fizera. Da mesma forma, todos os dias ao observarmos o que Deus criou, tão perfeito e organizado, vemos revelado o seu caráter divino e poderoso.

Por causa da atitude dos homens de adorar a criatura ao invés do criador, Deus os entregou a si mesmos e estes se tornaram escravos de seus próprios desejos perversos (Rm 1:24-31)

C- A condenação do pecado dos gentios não tornará os judeus justos diante de Deus

Os judeus achavam que seriam aceitos como justos por Deus só porque condenavam os atos obviamente maus cometidos pelos gentios, como por exemplo, a adoração a ídolos; prática incomum aos judeus (Rm 2:1-3). Porém, Deus sabia que seus corações eram tão perversos quanto os dos gentios. A prática religiosa por si só não torna o homem justo.

Os judeus achavam que Deus havia ignorado os seus pecados e que jamais os castigaria, já que o julgamento do Senhor pelos seus pecados não veio imediatamente sobre eles (Rm 2:4-5). Em resposta a esse pensamento, Paulo disse que a razão disso é que Deus é paciente e longânimo. Ele dá tempo para que o pecador se arrependa e mude suas ações.

D- Deus julgará as obras tanto de judeus quanto de gentios através de sua Lei

Segundo o acordo da lei, Deus disse que julgaria todos os pecadores, judeus e gentios, conforme o que haviam feito, não apenas exteriormente, mas também em seus corações (Rm 2:6-11). Ao contrário do que os judeus criam o mero conhecimento da lei não torna alguém aceitável diante de Deus.

De acordo com Rm 2:12-16 os judeus serão julgados por Deus de acordo com a lei que receberam, e os gentios serão julgados de acordo com o conhecimento de Deus, o qual o próprio Deus colocou no coração de cada pessoa.

Paulo ensina que não há vantagem para os judeus, pois não há alguém que tenha obedecido ao Senhor de acordo com o padrão que a lei exige. Todos pecaram e são injustos diante de Deus (Rm 3:9-10).

Nenhum comentário:

Postar um comentário