terça-feira, 3 de novembro de 2009

PROCESSO DE ESCRITURAÇÃO BÍBLICA (3)

DESENVOLVIMENTO DA LINGUA

(Ne 13:23-24 e Is 19:18)

O Antigo Testamento foi totalmente encerrado em 400 a.c. e o hebraico que conhecemos hoje, só começou a se desenvolver a partir de 130 a.c.. logo ninguém o falava e muito menos o escrevia. Palavras como Hatta’th pode significar pecado ou rebelião ou errar o alvo; Kadosh Kadoshim = Santo dos Santos ou Santíssimo (Nm 18:10); Shir Shirim = Cântico dos Cânticos ou Cantíssimo.

Adonai é Senhor com S maiúsculo enquanto baal é senhor com s minúsculo; se usamos as vogais do Eu Sou temos Yaveh, porém se usamos as vogais de Adonai temos Yovah. No Salmo 37:25, a palavra velho é Zaqen = barba; o conhecido Salmo 23:1, em nossas bíblias tem 9 palavras enquanto em hebraico tem apenas 4 = YHWH pastor não falta.


Ø ABRAÃO – Fala Aramaico antigo, pois mora em Harã ou Padá-Arã por volta de 2000 a.c. (Gn 25:20)

Ø JOSÉ – O povo passou 400 anos no Egito e sofreu todo tipo de influencia, inclusive na língua falada.

Ø JOSUÉ – Acontece novamente uma mistura com a língua dos cananeus, habitantes de Canaã, a terra prometida.

Ø DAVID – Garante um reino unificado, lança muitos dos Salmos (provavelmente 75) que é cantado em toda nação, por todo o povo (Cântico dos degraus, 120-134, cantado enquanto subiam para Jerusalém nas peregrinações das festas)

Ø ISAÍAS – Existe o hebraico Sulista (Judá) mais acentuado e refinado do que o do Norte (Israel) que muito fluxo de caravanas estrangeiras.

Ø JEREMIAS – Profetiza a respeito da mistura de língua que haverá com a invasão do povo da Babilônia (5:15) no qual ficam 70 anos.


Vale ainda ressaltar os ÁGRAFOS, que são palavras de Jesus, que não estão presentes em nenhum dos 4 Evangelhos (At 20:35 e I Ts 4:15-17).

Nenhum comentário:

Postar um comentário