quarta-feira, 21 de outubro de 2009

PROCESSO DE ESCRITURAÇÃO BÍBLICA (2)

Os formatos de escrituração bíblica mais conhecidos são os Rolos, que possuiam 1 côvado (45cm ou 52cm – do punho ao cotovelo) como altura da página, e o Códice ou Códex – derivado da palavra Caulex por que eram retirados do caule uma casca grossa. Vale ressaltar que os textos originais são chamados de Autógrafos, e não existem nenhum Autógrafo descoberto até hoje. Os Códices mais antigos do A.T. são: Códice de Alepo (920 d.c.) e o Códice de Leningrado (1008 d.c.); esses eram os únicos até 1947, quando se encontraram os manuscritos do Mar Morto em Qmram, ou seja, as bíblias de edições pós 1950 tem mais pormenores fiéis do que as de antes de 1950. O imperador Constantino pediu 50 cópias do N.T. em pergaminho, no qual só existem hoje duas destas cópias: Códice Sinaítico (Monte Sinai) e o Códice Vaticanus (comprado pelo Vaticano)

INSTRUMENTOS UTILIZADOS PARA ESCRITURAÇÃO

Ø Estilete Simples – Usado em argila e madeira com pontas talhadas em pedra.

Ø Estilete com Ponta Duradoura – Pontas de metais (Et Barzel) e diamantes (Shamir) essas palavras hebraicas estão em Je 17:1.

Ø Cinzel – Ferro ou chumbo (Oferet) Jó 19:23-24. Vale lembrar que o ferro ainda não tinha sido descoberto na época de Jó.

Ø Canivete de Escrivão – Tahar há Katar Je 36:23

TINTAS UTILIZADAS EM PAPIRO / PERGAMINHO

Apesar de 3000 A.C. os chineses já utilizarem o Nanquim, essa tecnologia não chegou aos povos do Oriente Médio. Em 3 Jo 13 – Tinta é Melaç e Pena na verdade é Kalamou = Caniço e não Pena.

Ø Fuligem – Combustão de madeira adicionada de água, cola animal e óleo vegetal. Gerava uma cor preta ou cinza.

Ø Plantas – Anileira (anil) gerava azul; a raiz da Garança se obtinha o vermelho, violeta e marrom; Cefalópodes (lula e polvo) obtinham a cor sépia.

Ø Ferro – Os romanos obtiveram tinta ferrogálica com sulfato de ferro, pois não apagava fácil.

DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA

Ø Pictogramas – São registros em forma de desenhos de humanos, animais, elementos da natureza, etc. (Sumérios, Assírios, Egipcios)

Ø Ideogramas – São as idéias que os desenhos passaram a representar. Os desenhos passam para traços, pontos e formas geográficas ainda pouco parecida com eles. (Cuneiforme).

Ø Fonogramas – Sons colocados no gráficos do ideograma. O desenho que só era visualizado, agora é falado.

Alfabeto – Por volta de 1400 a.c. (200 anos antes de moisés) os fenícios traduziram esses traços e idéias em alfabeto com 28 letras. Vale lembrar que os fenícios eram povos cananeus, chamados assim pelos gregos. Provavelmente todos os idiomas daquela região são originários do fenício antigo, inclusive o hebraico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário