A IGREJA DE JESUS - É uma igreja que não tem liderança formal, só Ele é mestre, só Ele é pastor, só Ele é pai. É uma igreja INFORMAL ("Onde estiver 2 ou mais reunidos, ali estou no meio deles"). Ela é RELACIONAL e não INSTITUCIONAL, pois não pecamos contra o estatuto, mas contra alguém; É TRANSCENDENTE ("quando vier a verdade...").
A IGREJA DOS APÓSTOLOS - É uma igreja hierárquica ("Os presbíteros que estão entre vós..."); Ela é INSTITUCIONAL ("escolhei pois irmãos entre vós"); Ela é NORMATIVA ("esta palavra é fiel, se alguém deseja o episcopado...Convêm pois que os presbíteros ou diáconos sejam...") tudo tem que ser assim, tem que ser isso, ela é ESTATUTÁRIA.
A IGREJA DO ESPÍRITO SANTO - É uma igreja CARISMÁTICA ("tendo diferentes dons segundo a graça que nos foi dada...") É MINISTERIAL ("Ele mesmo deu uns para apóstolos, profetas, evangelistas...") É PENTECOSTAL ("recebereis o Espírito Santo e sereis...") tem poder, milagres, operações, etc.
Qual das três igreja é a certa? Com certeza a combinação das três, pois ela não pode ser tão INSTITUCIONAL que perca a informalidade que Jesus quer que ela tenha, todavia ela não pode ser tão informal que deixe de ser igreja. Ser tão HIERÁRQUICA que perca a falta da não liderança formal, afinal o líder, líder mesmo, é Jesus Cristo. Tem hierárquia, mas os presbíteros sabem que Ele é o cabeça.
Ela tem um "I" de instituição, mas sabe que é CARISMÁTICA; tem uma vertente dos irmãos juntos, mas sabe que onde estiverem 2 ou 3..., É PENTECOSTAL mas tem um "N" de NORMATIVA, tem hora para acabar o culto; É NORMATIVA mas tem um "P" de PENTECOSTALISMO e informalidade.
Dá para perceber a beleza disso tudo? O grande erro é quando decidimos escolher ou viver somente uma delas, dizendo: "minha igreja é a Igreja de Jesus Cristo", "a minha é a igreja do poder" ou "a minha igreja é instituição séria, é coluna e baluarte da verdade".
Seja você igreja lavada e remida pelo sangue de JESUS CRISTO, guiada pelo ESPÍRITO SANTO da verdade e com muito orgulho de ser e permanecer IGREJA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário