Deus, como dono da obra, decide quem quer trabalhando para Ele; por isso,
sempre seleciona, motiva e prepara as pessoas certas, e quando acha lícito,
também "demite". Analisando as pessoas que tem trabalhado para Deus, vemos que
elas são:
QUE MATERIAL UTILIZAR NESSA OBRA?
Êxodo 25:1-9<!/b>
Deus, desde o início, tem realizado sua obra da melhor forma possível (Gn 1:31<!/b>) e tem empregado o melhor para o seu povo. Não adianta ter bons obreiros, trabalhando com material inadequado ou incompatível com as características do Dono da obra. Vejamos o tipo de material que sempre é empregado pelo Senhor:
- Pró-ativas (Vs 1-2) – Homens e mulheres que estão trabalhando; gente parada é como os que dormem ou estão doentes. O pai, o filho e o Espírito Santo trabalham e incentivam-nos a trabalhar (Gn 2:5-7<!/b>; Rt 2:2<!/b>; I Sm 9:20<!/b>; Jo 5:17<!/b>).
- Chamadas (Vs 3) – Homens e mulheres em quem Deus "aposta" (Ex 31:1-11<!/b>); podem não ser capacitados ainda mas, se são chamados, serão capacitados. Todavia os que insistem onde não são chamados, podem causar sérios danos a si e ao avanço da obra.
- Obedientes (Vs 4-5) – Homens e mulheres que obedecem independente do lógico, racional e das circunstâncias (I Sm 15:22<!/b>). A obediência é fator principal para recebimento do Espírito Santo (At 5:32<!/b>), que é o fator principal para o crescimento na obra do Senhor.
- Capacitadas (Vs 6) – São os que conseguem fazer bem feito, porém reconhecem que as grandes façanhas e proezas são feitas em Deus. Sem Ele nada podemos fazer (Jo 15:5<!/b>) e tudo podemos naquele que nos fortalece (Fp 4:13<!/b> e Fp 2:13<!/b>).
- Humildes (Vs 7) – São os que enxergam a grandiosidade da obra que estão fazendo, mas também que fazem parte de uma pequena porção da grande obra de Deus na face da terra. Seu ministério é uma parte da igreja. São os que sabem pedir ajuda quando necessário, para excelência da obra; e assim todos saem abençoados (I Sm 16:18,23<!/b>).
- Tratáveis (Vs 8-9) – São os que se deixam renovar, remoldar, reciclar pelo aperfeiçoamento dos santos (I Co 12:7<!/b>) e pela renovação do entendimento (Rm 12:1-2<!/b>). São os que realmente conseguem ver a glória de Deus e ter experiências com Ele.
- Carismáticas (Vs 10) – Jesus crescia em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens (Lc 2:52<!/b>). Essa obra exige que o obreiro seja alegre, gentil, companheiro, bem quisto, animador, edificador e levantador de caídos (Lc 5:12-13<!/b>).
- Comprometidas (Vs 11) – Definitivamente, é imprescindível que você ame a Deus sobre todas as coisas; compromissos, afazeres, embaraços ou qualquer outra coisa que o afaste do teu chamado nessa obra devem ficar em segundo plano (II Tm 2:4<!/b>).
QUE MATERIAL UTILIZAR NESSA OBRA?
Êxodo 25:1-9<!/b>
Deus, desde o início, tem realizado sua obra da melhor forma possível (Gn 1:31<!/b>) e tem empregado o melhor para o seu povo. Não adianta ter bons obreiros, trabalhando com material inadequado ou incompatível com as características do Dono da obra. Vejamos o tipo de material que sempre é empregado pelo Senhor:
- DOADO DE CORAÇÃO (Vs 2) – Embora doado, precisa ser material que funciona, material que o próprio doador usaria. Os primeiros a doarem deve ser o pessoal do ministério, e esse pessoal deve solicitar e estimular à igreja a doar o que estão precisando. O tesoureiro precisa criar estratégias para isso.
- MATERIAL DE QUALIDADE (Vs 3-4) – Devemos sempre lembrar que desde a criação Deus procurou fazer o melhor para nós, e isso em todas as áreas de nossa vida. Tudo que Ele exige de nós é que façamos da melhor forma possível e com todas as nossas forças (Gn 6:14<!/b>, I Cr 29:2-3<!/b>, I Rs 5:17-18<!/b> e I Rs 6:22<!/b>).
- MATERIAL DE POUCO VALOR (Vs 4-5) – Pouco valor em termos aparente, porém de muito valor em termos de utilidade, afinal nada possui maior valor do que aquilo que estamos precisando (Mc 8:23<!/b>) Muitas vezes deixamos de fazer algo porque não temos material moderno, porém devemos iniciar a obra e mantê-la com o que temos nas mãos (Ex 14:16<!/b>), aquilo o Senhor tem nos dado (1 , 2 ou 5 talentos – Mt 25:14-30<!/b>).
- MATERIAL QUE ABENÇOA (Vs 6) – Lembra que o dono da obra se importa que a mesma gere ambiente agradável, gerador e renovador de vida, fonte de inspiração, prazer e que sacia as necessidades (I Sm 16:18,23<!/b>). O azeite é para luz que ilumina os caminhos, especiarias para ungir inclusive os doentes e para perfumar o ambiente.
- MATERIAL QUE MARCA (Vs 7) – Material que te identifica, que é referência, exemplo de organização, excelência e status. Material que deixa claro tudo em relação à obra que está sendo realizada.
- MATERIAL QUE DEUS QUER (Vs 8-9) – Ele, como o dono da obra, determina quem quer, o material que quer, como e quando seja feita a mesma (Ele é o arquiteto, criador do céu e da terra – Hb 11:10<!/b> ; Ef 1:11<!/b>).
Nenhum comentário:
Postar um comentário