domingo, 3 de fevereiro de 2013

Cuidando do Ministério

Toda vez que falamos de ministério ou departamento, estamos nos referindo a obra "do Senhor". Quando nós ou nossos pais fazemos uma obra em casa, essa obra é nossa ou deles; e aí contratamos os pedreiros que queremos, usamos o material que quisermos e fazemos a obra do jeito que nos agrada.

Na obra "do Senhor" é parecido, pois Ele seleciona quem Ele quer, supre o material para a obra (que é sempre de qualidade – Ele é o dono do ouro e da prata – Ag 2:8<!/b>) e determina como deseja que a obra seja feita (Ele é o arquiteto, criador do céu e da terra – Hb 11:10<!/b> ; Ef 1:11<!/b>).

Precisamos como ministério conhecer bem: Como é o dono da obra? Quem Ele quer nessa obra? Que material deve ser usado na obra? e Como deve ser realizada a obra?

COMO É O DONO DA OBRA?

Gênesis 1:1-31<!/b>

Devemos conhecer nosso chefe, a fim de agradá-Lo em sua obra e ser aprovado por Ele.

  • Ele é a fonte de todas as coisas (Vs 1) – Tudo começou e começa Nele e através Dele e é para Ele (Sl 24:1<!/b> ; Rm 11:36<!/b>)
  • Ele gosta das coisas bem feitas (Vs 2-4) – A terra era treva e o caos e Ele deu luz e organizou tudo, e viu que isso era bom. Ele gosta de vida, de novidade de vida, daquilo que é bom à vista, ao tato, ao paladar, ao olfato e aos ouvidos; gosta de alegria e do que dá prazer.
  • Ele é todo-poderoso (Vs 3) – Ele fez haver luz sem precisar de sol, lua ou estrela que só foram criados no quarto dia. Ele pode realizar TODAS AS COISAS independentes das circunstâncias: dinheiro, material, obstáculos ou qualquer situação desfavorável.
  • Ele quer que a obra seja benção (Vs 6-13) – A obra tem que gerar ambiente agradável, gerador e renovador de vida, fonte de inspiração, prazer e que sacia as necessidades (I Sm 16:18 e 23).
  • Ele é organizado (Vs 14-19) – Ele criou primeiro a luz, a água e a terra, e só depois criou as plantas que dependem dessas coisas; depois as aves e peixes, depois os animais terrestres e por último o homem, que depende de tudo isso. A obra precisa ter início (história), meio (meios) e fim (propósitos); ela precisa ter organograma (líder, vice-líder, secretário(a), sonoplasta, instrumentistas e voluntários para carregar os "pianos").
  • Ele valoriza as diferenças (Vs 20-26) – Ele criou todo tipo de aves, de peixes, de animais e ainda nos fez diferentes; na obra todos são importantes: pedreiro ou eletricista, olho ou orelha, baterista ou guitarrista. Ele nos uniu e, como corpo, sentimos as dores um do outro (I Co 12<!/b>).
  • Ele capacita os obreiros para fazer como Ele quer (Vs 27-31) – Ele nos fez à sua imagem, para louvor da Sua Glória, para sermos Reino de Deus na terra, embaixadores de Cristo; para sermos um povo especial e zeloso de boas obras (Tt 2:13-14<!/b>).

Continua

Nenhum comentário:

Postar um comentário