Fazemos parte da família de
Deus na face da Terra, a noiva de Cristo, a igreja, o corpo de
Cristo, sempre no singular, porque somos um só rebanho, com um só
Pastor.
Apesar desta verdade, fazemos parte de uma igreja local, com uma denominação e uma história rica em experiências edificantes; que foi escrita por homens e mulheres que deram sua vida pela obra de Deus nesta localidade, e esperam que continuemos a escrevê-la.
Apesar desta verdade, fazemos parte de uma igreja local, com uma denominação e uma história rica em experiências edificantes; que foi escrita por homens e mulheres que deram sua vida pela obra de Deus nesta localidade, e esperam que continuemos a escrevê-la.
Os iniciadores do movimento dos “IRMÃOS” eram homens jovens, a maioria ligada ao Trinity College, Dublin, Irlanda; reunidos simplesmente como “Irmãos em Cristo”. Desprezando as barreiras denominacionais.
No Brasil, em alguns lugares são conhecidos como “irmãos unidos”, em outros como “igreja cristã” e até por “igreja casa de oração” como é o nosso caso. (Igreja cristã evangélica Casa de Oração na Penha-RJ).
O início do movimento dos irmãos começa com uma ceia em 1827, porém como igreja aconteceu em 1831 em Plymouth, Inglaterra. A partir daí iniciou-se um grande envio de missionários para todas as partes do mundo: Anthony Noris Groves foi o primeiro, e outros tais como: Darby, Craik, Muller, Chapman, John Morley, etc.
O início dos trabalhos dos irmãos no Brasil data de domingo, sete de julho de 1878, com o casal Robert Reid Kalley (escocês) e Sara Foulton Kalley (francesa), totalmente influenciados pelo missionário escocês Richard Holden; reunindo-se em casa do irmão João Antônio de Menezes, à rua América nº 4 (demolido em 1940 para dar lugar a Central do Brasil).
Após várias mudanças no centro do Rio de Janeiro, fixou-se em dezesseis de Setembro de 1923 na rua São Carlos, 104. (Casa de Oração de São Carlos).
Antes de 1900 já saiam missionários para evangelização nas regiões serranas e até fora do Rio de Janeiro. Destaca-se aí o missionário inglês da Ilha de Barbados, Mac Nair que após morar no morro do juramento, teve expressiva participação na fundação da Casa de Oração de Carangolas, primeira em Minas Gerais.
Hoje ainda não temos Casa de Oração nos seguintes estados: Maceió, Maranhão, Roraima e Sergipe.
Em julho de 1942, os irmãos Laudelino Teixeira (Pai do missionário Uziel e tio do pai da irmã Vânia Batistone), Maneco Teixeira e Francisco Matos iniciaram os trabalhos na fundação da nossa igreja mãe: Casa de Oração da Barreira do Vasco.
Em 15 de novembro de 1960 teve início a construção da nossa Casa de Oração (até então se reunindo na casa do casal José Gonçalves e Maria da Penha), tendo como fundadores, transferidos da igreja Casa de Oração da Barreira do Vasco os seguintes irmãos: Ademir Venâncio da Silva, Manoel Porto, Geni Porto, Maria José, Osmar Gonçalves, Moacyr Gonçalves, Ivone Nascimento e Aparecida Dalva.
Grandes homens e mulheres
fizeram história em nossa igreja, tais como: Atacir (Presbítero em
Paciência), Uziel (missionário), Osmar Lins (Presbítero no
Barata), Silas Macedo e Vitor Sales (missionários), Edson Marcelino
(Presbítero em Rio Grande - RS) Arquimedes Souza e Sérgio
Freitas(Presbíteros Barata).
São igrejas filhas do Barata: Casa de Oração do Valqueire (Presbítero Silvio e Marcos Dantas) e Casa de Oração de Paciência (Presbítero Atacir) e netas do Barata, Casa de Oração de João XXIII, em Santa Cruz (Presbítero Eliezer) e Casa de Oração em Rio Grande, Rio grande do Sul. (Presbítero Carlos Carvalho).
Cada ministério (louvor, mocidade, união feminina, departamento infantil e ebd) possui um resumo de suas respectivas histórias guardadas em suas atas e arquivo eletrônico no computador da nossa igreja.
Com a unção do Espírito Santo de Deus e conhecimento bíblico, esperamos que você seja o próximo a dar continuidade nessa excelente história contada até agora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário