terça-feira, 13 de outubro de 2009

PROCESSO DE ESCRITURAÇÃO BÍBLICA

Antes de começarmos a falar sobre os processos e o desenvolvimento da maneira como foi escrita a Bíblia, é importante frisar, que não é correto e nem de bom tom, dizer que uma determinada versão das escrituras foi retirada dos originais hebraico ou grego; e sim afirmar que os textos estão de acordo com as versões mais antigas, afinal não temos posse de “originais”.

Há controvérsias em determinados pontos, entre versões atuais, tais como: Rm. 8:1 (atualizada e corrigida), Gn. 6:19 e 7:2 ; 12:8 e Ex. 6:2-3; Gn. 14:14 (cidade deLesem). No que concerne ao método utilizado na escrituração bíblica, Deus usa a tecnologia da época; vejamos o desenvolvimento dos meios utilizados através dos tempos:

Ø Blocos de argila – Apesar de fácil confecção, era um material de fácil destruição, embora durasse mais do que o papel (Papiro ou Pergaminho). Is. 17:13 e Ez. 4:1.

Ø Pedra – Apesar de ser mais resistente que a argila, sua confecção dava muito além de ser de difícil condução devido ao seu peso. Antes dos 10 mandamentos já existiam escrituração em pedras, como por exemplo o famoso Código de Hamurabi, com seus 2 metros de altura. Ex. 24:12 ; 32:15-16 ; Dt. 27:2-3 e Js. 8:30 e 32.

Ø Pedras preciosas e metal – Com as mesmas características das pedras, embora tendo ainda a dificuldade da extração deste material, que era utilizado como presentes a pessoas ilustres da época. Ex. 28:36 e 39:6.


Ø Madeira – Materia prima facilmente encontrada, porém exigia trabalho delicado, que em raros casos, era utilizado em conjunto com os metais e pedras preciosas. Hb 2:2 e Lc 1:63.

Ø Ôstracos – Ostras, cerâmicas, pratos e jarros. Existem 25 textos completos do N.T. escritos em ôstracos.

Ø Papiro – Planta que só nasce em terreno pantanoso, o que dificultava sua produção. Não era papel, pois o mesmo só foi inventado muito tempo depois pelos chineses. 2 Jo. 12 (viva-voz tbm não era Motorola).

Ø Pergaminho – Couro de animal, geralmente chamado Velino (couro de antílopes) e Pergaminho (cordeiro e carneiro); pergaminho significa membrana.

Ø Palimpsesto – É o pergaminho raspado e reaproveitado; embora tenha sido proibido, depois de algum tempo, para se fazer cópias da bíblia neste material.

Nenhum comentário:

Postar um comentário