quarta-feira, 17 de março de 2010

A FUNÇÃO DA IGREJA LOCAL

Através do ensino dessa carta, será dada ênfase no relacionamento dos crentes entre si , e à unidade da igreja local. Ensinando sobre a necessidade e importância de tratar o pecado na vida dos crentes da congregação, e a disciplina dos membros não arrependidos.

Corinto – Cidade da Grécia, destruída pelos romanos em 146 a.c. e reconstruída em 460 d.C.

Corintio = imoral, depravado

Havia um templo dedicado a deusa do amor, Afrodite. Mil prostitutas cultuais ficavam no templo.

1 Co 1: 4-12 - Paulo escreve a carta para criticar as divisões na igreja, porém, inicia lembrando a posição vitoriosa do crente em Cristo Jesus (Ef 4:7, 11-16). Alguns dizem que seguem só a Cristo e estão errados também, pois Deus nos deu homens para ensinar a Palavra , e nós devemos seguir seus exemplos à medida que seguem a Bíblia e vivem como o Senhor Jesus. (vs 31).

1 Co 2: 1-16 - A Palavra deve ser ensinada de forma simples e clara. Paulo advertiu os presbíteros em Éfeso quanto a isso (At 20:28-30). Embora temeroso em chamar a atenção, Deus o tranqüilizou (At 18: 1, 9-11). Se alguém crer na Palavra por causa de argumentos engenhosos, essa fé não será genuína e não durará. Os crentes conhecem os pensamentos dos ímpios, mas eles não conhecem os nossos (vs15).

1 Co 3: 1-23 – O motivo da divisão está entre crentes maduros e novos na fé. Todos que trabalham na obra o fazem para edificação e crescimento da igreja, no Senhor (1Co 1:31; 12:12; 13: 1-3 e Ef 4:4-6). Somente o trabalho feito de acordo com a Bíblia será aceito por Deus, pois, toda honra e glória pertencem a Ele (Gn 4:4-5).

Devemos buscar os melhores dons, não por mérito próprio, mas os que ajudam mais aos outros (1 Co 14:26, 40)

1Co 5: 1-13 – A igreja que sabe de pecados e faz “vista grossa”, terá o fim que o sumo sacerdote teve: ver seus filhos e ele próprio padecendo. O propósito de diabo é nos destruir, mas o de Deus é mostrar a pecaminosidade, a fim de gerar arrependimento para salvação.

1 Co 6: 1-11 - Os crentes não devem levar seus problemas aos ímpios. Justiça, em último caso (1Co 5:12-13). Os anjos que vamos julgar são os de Efésios 2: 1-2.

Ensino de Paulo sobre a imoralidade sexual:

Ø Nosso corpo comprado por Deus – 1 Co 6: 20;

Ø Nosso corpo é templo do Espírito Santo – 1 Co 6: 19;

Ø Nosso corpo é membro de Cristo – 1 Co 6: 15;

Ø Nosso corpo deve ser usado por nós para o Senhor – 1 Co 6: 13

1 Co 16: 1-11 – Os crentes de Jerusalém estavam em pobreza, devido às terríveis perseguições. Mesmo que as igrejas sejam independentes, os verdadeiros filhos de Deus são um em Cristo (1 Co 12: 12-13; Ef 4: 4-6), e precisam ser ajudadas espiritual e materialmente. As pessoas da igreja separadas para fazer isso, são os diáconos (At 6: 1-6, 16: 1-3 - 2 Co 8: 19-21).

1 Co 16: 15-20 – Devemos reconhecer e valorizar as pessoas que têm feito a obra, sem se expor publicamente. Devemos apreciar e seguir os bons exemplos que existem, independente, inclusive, de que denominação ou país sejam; saudando-nos uns aos outros ao nos encontrarmos ou cruzarmos caminhos, de forma cordial; reconhecendo que somos irmãos, e irmãos no Senhor Jesus (1Co 12: 12-27).

Um comentário:

  1. tem pessoas que penssam que ser diacono e muito facil,pois a responsabilidade diante do senhor e muito grande.se queremos seguir a CRISTO temos muito que fazer! eu paulo membro da segunda igreja batista em arraial do cabo rj.

    ResponderExcluir