quinta-feira, 3 de junho de 2010

HERMENÊUTICA III

Quando se trata de discernimento e interpretação, no sentido de julgar a melhor resposta, aparecem dúvidas e dificuldades infindas; temos dificuldades na escola, nas provas, nos concursos, em falar com estrangeiros, etc., todavia quando se refere à interpretação bíblica, surgem dificuldades ainda maiores, algumas das quais já vimos anteriormente, isso porque a didática de Deus é completamente diferente da nossa.

Basta pensar em algumas frases ditas por Jesus, como por exemplo: “Lembra o que foi dito, eu porém vos digo”, “aquele que deseja ser o maior, seja o que sirva” ou “não seja assim entre vós”; logo percebemos que a forma de ensino de Deus é através da vida, ou seja, através das circunstâncias da vida; por isso saiba que, o que está acontecendo na sua vida, principalmente o que você não está entendendo, é Deus te ensinando.

Por que não há descrição sobre a maneira de como foi criado o céu e tudo que nele há? Por que há momentos na nossa vida que dizemos: “não estou entendendo mais nada”; simplesmente porque nosso intelecto utiliza menos de 10% da nossa capacidade cerebral. Chegamos a conclusão de que o termo Hermenêutica já foge a nossa realidade, pois, não Hermes, deus da mitologia grega e sim Deus é o único que pode revelar todo e qualquer assunto, por mais oculto que esteja ao nosso entendimento e compreensão.

Vemos na história de Jó, que todos falam e dão o seu parecer: primeiro satanás, depois a esposa, depois os 3 amigos (cada um na vez), depois seu amigo mais jovem (a qual achava que não poderia falar por ser jovem) e, como sempre por último, Deus fala, pois de Deus sempre será a última palavra, a palavra final.

No capítulo 38:2 Deus mostra a Jó que o homem pode ofuscar seus desígnios com palavras sem conhecimento, e mostra ainda que o mesmo não conhece as coisas do céu (versos 4-38) e nem ao menos as da terra (versos 39 – capítulo 39:30). Chegamos a conclusão que não há interpretação, discernimento, iluminação ou revelação fora de Deus; hoje representado pela pessoa do Espírito Santo (Gênesis 41:38-39)


Nenhum comentário:

Postar um comentário