quinta-feira, 10 de junho de 2010

HERMENÊUTICA IV

Lembrando que o termo grego Hermeneutike deriva do verbo Hermeneuo. Hermenêutica é, propriamente, a arte de Hermeneuein (interpretar, julgar); e comparando ao fato de que a águia foi criada com uma visão extraordinária, a mosca com um olfato aguçado, o cão com uma audição espetacular, o puma com velocidade além do normal, o urso com uma força descomunal, o leão com uma coragem que põe medo, etc.

Tudo isso nos levar a pensar no que nos distingue no reino animal (cérebro), e pensar porque ele está tão próximo do olho (visão), do ouvido (audição), do nariz (olfato), da boca (paladar e tato, sim tato porque quando nascemos levamos tudo a boca para conhecer), nos levando a crer que mesmo não tendo nossos cinco sentidos super desenvolvidos, nascemos com condição de analisar, avaliar, julgar e interpretar; logo, nascemos ser hermenêutico.

Com o passar do tempo, enquanto crescemos, a raiz do pecado vai tomando espaço e nos impedindo de dependermos de Deus; e já aprendemos que fora Dele o homem não sabe em que, ou como tropeça tantas vezes. Se faz necessário anotar tudo, principalmente aquilo que parece não querer dizer nada (Gn 48:14, 17-18 ; 49:8-10 ; Ex 33:10 ; Nm 13:6 e 8).

Quem tem ouvidos necessita ouvir o que o Espírito Santo, que é dado a todos os que lhe obedecem (At 5:32), diz. Precisamos montar um banco de dados, se possível na própria Bíblia. Precisamos guardar a máxima do provérbio indiano que diz: “falar, quando isso for extremamente melhor que o silêncio”.

Como falar tão bem assim? Como agir de forma justa? Como avaliar e julgar tão corretamente assim? Como ser um povo especial, zeloso de boas obras (Tt 2:14)? Aprendendo a servir os outros com o seu dom. Mas como ser cada vez melhor naquilo que fui chamado? Aprendendo com quem já chegou lá, com quem está a sua frente, gastando com quem levou tempo, suor e dinheiro.

“Procure conseguir sabedoria e compreensão. Não esqueça, nem se afaste do que eu digo. Não abandone a sabedoria, e ela protegerá você. Ame-a, e ela lhe dará segurança. Para ter sabedoria, é preciso primeiro pagar o seu preço. Use tudo o que você tem para conseguir a compreensão. Ame a sabedoria, e ela o tornará importante; abrace-a e você será respeitado. A sabedoria será para você um enfeite, como se fosse uma linda coroa. Escute meu filho. Aceite o que estou dizendo e você terá uma vida longa. Eu lhe tenho ensinado o caminho da sabedoria e a maneira certa de viver. Se você andar sabiamente, nada atrapalhará o seu caminho, e você não tropeçará quando correr. Lembre sempre daquilo que aprendeu. A sua educação é a sua vida; guarde-a bem. Não vá aonde vão os maus. Não siga o exemplo deles. Não faça o que eles fazem. Afaste-se do mal. Desvie-se dele e passe de lado.” Pv 4:5-15

Compre a verdade, a sabedoria, a instrução e o bom senso, mas não venda nenhum deles. Pv 23:23

Nenhum comentário:

Postar um comentário