quinta-feira, 17 de junho de 2010

RELIGIÃO, SEITAS E HERESIAS III

a. ASPECTOS COMUNS

Existem muitos aspectos comuns entre as seitas que têm se disseminado pelo mundo. É importante que nós saibamos reconhecer suas características, a fim de que não sejamos enganados ou até mesmo desviados da verdadeira fé cristã.

1) As seitas subestimam o valor do Senhor Jesus ou colocam-no numa posição secundária, tirando-lhe a divindade e os atributos divinos como conseqüência.

2) Crêem apenas em determinadas partes da Bíblia e admitem como "inspirados" escritos de seus fundadores ou de pessoas que repartem com eles boa parte daquilo que crêem;

3) Dizem ser os únicos certos;

4) Usam de falsa interpretação das escrituras;

5) Ensinam o homem a desenvolver sua própria salvação, muitas vezes, sob um conceito totalmente naturalista;

6) Costumam buscar suas presas em outras religiões, conseguindo desencaminhar para o seu meio, inclusive, muitos bons cristãos.

b. CONHECENDO MAIS

Este esboço básico lhe dará informações de como as seitas trabalham e como evitá-las. Se você tem alguém conhecido que está perdido numa seita, é preciso orar e pedir ao Senhor que tire essa pessoa de lá e lhe dê a perspicácia e as ferramentas para ajudá-lo neste trabalho. Pode ser uma tarefa longa e árdua, porque, definitivamente, este não é um ministério fácil.

1) O que é uma seita?

Geralmente é um grupo não-ortodoxo, esotérico (do grego ESOTERIKÓS, que significa conhecimento secreto, ao alcance de poucos). Podem ter uma devoção a uma pessoa, objeto, ou a um conjunto de idéias novas. As seitas costumam fazer uso das seguintes práticas:

a) Freqüentemente isolacionistas – para facilitar o controle dos membros fisicamente, intelectualmente, financeiramente e emocionalmente.

b) Freqüentemente apocalípticas - dão aos membros um enfoque no futuro e um propósito filosófico para evitar o apocalipse.

c) Fornecem uma nova filosofia e novos ensinos – revelados pelo seu líder.

d) Fazem doutrinação - para evangelismo e reforço das convicções de culto e seus padrões.

e) Privação – quebrando a rotina do sono normal e privação de comida, combinados com a doutrinação repetida (condicionamento), para converter o candidato a membro.

2) Muitas seitas contém sistemas de convicção "não-verificáveis".

a) Por exemplo, algumas ensinam algo que não pode ser verificado: 1- Uma nave espacial que vem atrás de um cometa, para resgatar os membros. 2- Deus, um extraterrestre ou anjo apareceram ao líder e lhe deram uma revelação.

b) Os membros são anjos vindos de outro mundo, etc. 1- Freqüentemente, a filosofia da seita só faz sentido se você adotar o conjunto de valores e definições que ela ensina. 2 Com este tipo de convicção, a verdade fica inverificável, interiorizada, e facilmente manipulada pelos sistemas filosóficos de seu(s) inventor(es).

2. O LÍDER DE UMA SEITA:

a. É freqüentemente carismático e considerado muito especial por razões variadas:

1) O líder recebeu revelação especial de Deus.

2) O líder reivindica ser a encarnação de uma deidade, anjo, ou mensageiro especial.

3) O líder reivindica ser designado por Deus para uma missão

4) O líder reivindica ter habilidades especiais

b. O líder está quase sempre acima de repreensão e não pode ser negado nem contradito.

3. COMO SE COMPORTAM AS SEITAS?

a. Normalmente buscam fazer boas obras, caso contrário ninguém procuraria entrar para elas.

b. Parecem boas moralmente e possuem um padrão de ensino ético.

c. Muitas vezes, quando usam a Bíblia em seus ensinos, utilizam também "escrituras" ou livros complementares.

1) A Bíblia, quando usada, é sempre distorcida, com interpretações próprias, que vão de encontro à filosofia da seita.

2) Muitas seitas "recrutam" o Senhor Jesus como sendo um deles, redefinindo-o adequadamente.

4. ALGUMAS SEITAS PODEM VARIAR GRANDEMENTE...

a. Do estético ao promíscuo.

b. Do conhecimento esotérico aos ensinamentos muito simples.

c. Da riqueza e poder à pobreza e fraqueza.

5. QUEM É VULNERÁVEL A ENTRAR PARA UMA SEITA?

a. Todas as pessoas são vulneráveis.

Rico, pobre, educado, não-educado, velho, jovem, religioso, ateu, etc.

b. Perfil geral do membro em potencial de uma seita (alguns ou todos os itens seguintes)

1. Desiludido com estabelecimentos religiosos convencionais.

2. Intelectualmente confuso em relação a assuntos religiosos e filosóficos

3. Às vezes desiludido com toda a sociedade

4. Tem uma necessidade por encorajamento e apoio

5. Emocionalmente carente

6. Necessidade de uma sensação de propósito, um objetivo na vida.

7. Financeiramente necessitado

6. TÉCNICAS DE RECRUTAMENTO

a. As seitas encontram uma necessidade e a preenchem. As táticas mais usadas são:

b. Muitas seitas usam a influência da Bíblia ou mencionam Jesus como sendo um deles; dando validade assim ao seu sistema.

c. Envolvimento gradual

9. COMO PODEMOS TIRAR ALGUÉM DE UMA SEITA?

a. A melhor coisa é não tentar um confronto direto no primeiro encontro, o que pode assustar o membro e afastá-lo de você.

b. Se você é um Cristão, então interceda em oração pela pessoa primeiro.

c. Para tirar uma pessoa de uma seita é necessário tempo, energia, e apoio.

d. Ensine a verdade: Dê-lhe a verdadeira substituição para o sistema de convicção aberrante que ela aprendeu, ou seja, o Evangelho da Graça de Jesus Cristo; Mostre as inconsistências da filosofia do grupo, à luz da Bíblia; Estude a seita e aprenda sua história, buscando pistas e informações. Tente afastá-lo fisicamente da seita por algum tempo, para quebrar o laço de isolamento.

f. Dê o apoio emocional de que ele precisa.

g. Alivie a ameaça de que se ele deixar o grupo, estará condenado ou em perigo.

h. Geralmente, não ataque o líder do grupo, deixe isso para depois. Freqüentemente o membro da seita tem lealdade e respeito para com o fundador ou líder.

i. Confronte outros membros da seita ao mesmo tempo, somente quando for inevitável.

10. APRENDENDO COM AS SEITAS

Ao analisar crenças contrárias à Bíblia e nos empenhar em defender a nossa fé acabamos por descobrir falhas em nós mesmos que precisam ser corrigidas, pois, tão grave quanto seguir crenças erradas é "não viver o que pregamos", não obedecer 'a Palavra de Deus!

VEJA:
Os muçulmanos oram cinco vezes por dia 'a Alah , prostrando-se a ponto de encostar a testa no chão.
Quantas vezes oramos por dia ao nosso Deus Vivo?

Os budistas e outros religiosos orientais utilizam-se de meditação constantemente. Você tem meditado na Palavra de Deus de dia e de noite como diz o Salmo 1, verso 2?

Os adeptos da seita Hare Krishna adoram cantar o mantra . O que você tem cantado? Você costuma louvar ao Senhor com frequência ou fica ouvindo e cantando música mundana? (Sl.100)

A Seicho-No-Ie espalha de tal forma suas "belas palavras" que se torna difícil encontrar alguém que nunca viu um calendário de parede com suas mensagens de "pensamento positivo". Você tem semeado a Palavra de Deus? Você tem visto versículos bíblicos em paredes ou em calendários?

Os judeus e adventistas guardam o sábado enquanto outros cristãos defendem o domingo. Você tem dedicado 1 dia da semana para Deus?

Mórmons e Testemunhas de Jeová são vistos nas ruas entregando folhetos e batendo de porta-em-porta propagando seus ensinamentos. Você tem feito evangelismo? (Leia Mc 16.15)

A Maçonaria destaca-se pela fidelidade entre os membros uns aos outros. Quando algum deles precisa de ajuda é prontamente atendido por seu companheiro de crença. Você tem ajudado o seu irmão? (Mt 5.40-48)

Os espíritas são elogiados por seus feitos assistenciais na área de caridade. Será que estamos agindo assim também? O que a Bíblia diz sobre caridade? (Leia Tg. 1.27)

Católicos durante a missa mantem-se em silêncio enquanto o padre fala. Da mesma forma em um julgamento as pessoas silenciam-se enquanto fala o juíz. Será que nós, diante da presença do Senhor, por uma questão de reverência, ficamos sem conversas-de-lado durante o culto?

Católicos confessam seus pecados aos Padres. Nós confessamos os nossos pecados uns aos outros conforme ensina Tg. 5.16?

Algumas pessoas crêem em Astrologia e não saem de casa sem antes ler o seu "horóscopo do dia". E quanto a nós cristãos? Lemos a Bíblia, ao menos um versículo antes de sair de casa? (Mt 4.4)

Esotéricos "comem" cada livro lançado no mercado editorial aumentando assim a quantidade e destaque deste gênero nas livrarias. Você tem o hábito de ler livros cristãos? De comprar bons livros de Estudos Bíblicos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário