segunda-feira, 15 de novembro de 2010

SÍNDROMES DA ÉTICA CRISTÃ

Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis - 2 Tm 3:1, por se aumentar a iniqüidade a lei se afrouxa - Habacuque 1:3-4; e com isso o que era falta de ética, acaba passando a ser coisas toleráveis e até ferramentas de sucesso. Vejamos algumas síndromes dos nossos dias:

Ø SÍNDROME TRIUNFALISTA – Gera relatórios, informações e posturas de que tudo está indo bem, crescendo e avançando, quando na verdade não está pautado em nenhum subsídio, tais como: pesquisas, gráficos ou dados que comprovem tal postura.

Ø SÍNDROME EVANGELÁSTICA – Tudo é aumentado para demonstrar sucesso. “Os que aceitaram a mensagem foram batizados, e naquele dia houve um acréscimo de “quase” três mil pessoas.” Atos 2:41 em nossos dias seria dito “por volta de cinco mil.

Ø SÍNDROME ASSISTENCIALISTA – Testemunhos e pregações que procuram ajudar Deus, Jesus e o Espírito Santo, no que concerne a sua glória e poder. “Deus é tão poderoso que...” e a partir disso entram imaginações e mentiras, no bom intuito de mostrar a glória de Deus, coisa que é Ele que faz independente de nós.

Ø SÍNDROME APOLOGÉTICA – Aquilo que significa defesa da fé (apologética) passa a ser defesa de Deus, Jesus, Espírito Santo e da Bíblia; o que na verdade são Eles é que nos defendem.

Ø SÍNDROME POSITIVISTA – Dizem: Precisamos e devemos crescer, ganhar, avançar; somos mais do vencedores, não podemos aceitar nem receber essas coisas ruins. O que diremos das palavras de Paulo: “Trabalhei muito mais, fui encarcerado mais vezes, fui açoitado mais severamente e exposto à morte repetidas vezes. Cinco vezes recebi dos judeus trinta e nove açoites Três vezes fui golpeado com varas, uma vez apedrejado, três vezes sofri naufrágio, passei uma noite e um dia exposto à fúria do mar. Estive continuamente viajando de uma parte a outra, enfrentei perigos nos rios, perigos de assaltantes, perigos dos meus compatriotas, perigos dos gentios perigos na cidade, perigos no deserto, perigos no mar, e perigos dos falsos irmãos. Trabalhei arduamente; muitas vezes fiquei sem dormir, passei fome e sede, e muitas vezes fiquei em jejum; suportei frio e nudez. Além disso, enfrento diariamente uma pressão interior, a saber, a minha preocupação com todas as igrejas”. 2 Co 11:23-28

Ø SÍNDROME OCULTISTAFalta de transparência nas instituições eclesiásticas, nas lideranças e em suas ações. Muito mascaramento, política e beneficências injustas.

Ø SÍNDROME INCLUSIVISTAPassamos do exclusivismo, só aceitando as coisas da nossa denominação ou confissão de fé, para uma inclusão, baseada no relacionamento “Ganha X Ganha”, ou seja, de parceria que sempre traz benefícios.

SÍNDROME ÉTICA Não importam os meios, nem quem ele prejudica; o que vale são os resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário