sábado, 15 de dezembro de 2012

JOSÉ O MENINO SONHADOR

                                         
            José era o filho querido de seu pai Jacó, pois era filho de sua velhice e de sua esposa amada: Raquel. Seu pai “fez” uma túnica colorida, não comprou, ou seja, feita sob medida, só cabia nele; logo entendemos que o meu ministério só cabe, ou só serve para mim; o que é seu é seu, e o que é meu é meu, ninguém consegue mudar isso.

            Algumas pessoas podem querer tirar o que Deus tem preparado para você, mas não conseguirão, pois os desígnios Dele serão estabelecidos. Podem lhe mandar para longe da cadeira de Jacó, sem entenderem que estão lhe enviando para o trono do Egito; pensam que estão lhe afastando da bênção, mas na verdade estão jogando para mais perto dela.

Ø  Querem parar você (22-24) – Jogam José numa cova para matá-lo, afinal morto não anda; dentro da cova é retirado o direito de ver lá na frente; dentro da cova você só anda em círculo e não chega em lugar algum; controlam a tua entrada e a tua saída. Não se preocupe, pois os mesmos que te olham de cima, são os mesmos que se quiserem te achar vão ter que olhar para cima e os mesmos que te jogaram no buraco, são os mesmos que vão te tirar de lá!

Ø  Querem vender você (27-28) – Vender por um preço bem abaixo do que você realmente vale; querem tirar seu espaço, te vendendo para bem longe da herdade, todavia os sonhos de Deus não tem geografia; muitas das vezes entre os irmãos você é vendido barato, mas entre estranhos não temos amigos, padrinhos, referências e esquemas, ou seja nada do que Deus precisa para nos abençoar. Potifar vai as compras e enxerga valor em josé.

Ø  Querem enganar você (Gn 39:4-7) – José mexia no dinheiro de Potifar, mas o dinheiro não era dele; mexia na adega de Potifar, mas o vinho não era dele; tratava com a esposa de Potifar, mas a mulher não era dele; nada aqui é nosso, somos mordomos. José largou a capa e saiu correndo com os sonhos de Deus; se for preciso largue tudo mas fique com os sonhos.

Ø  Querem provar você (Gn 41:14-17) – José está preso e lhe dão a chave da cadeia; Faraó chama José e pergunta se “ele” interpreta sonhos; José é colocado como poderoso no Egito; José tem a oportunidade de se vingar dos irmãos.

Se ficarmos firmes nas promessas e sonhos de Deus para nós, seremos abençoados,  frutificaremos e esqueceremos todos os males que vivemos e fizeram a nós. “Antes dos anos de fome, Azenate, filha de Potífera, sacerdote de Om, deu a José dois filhos. Ao primeiro, José deu o nome de Manassés, dizendo: "Deus me fez esquecer todo o meu sofrimento e toda a casa de meu pai".  Ao segundo filho chamou Efraim, dizendo: "Deus me fez prosperar na terra onde tenho sofrido". Gn 41:50-52

Nenhum comentário:

Postar um comentário