segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Rompendo Paradigmas

“Era-lhe necessário passar por Samaria. (Jo 4:4)

Jesus rompe paradigmas por sua causa, é o que o versículo acima está enfatizando, afinal todos os judeus daquela época não via nenhuma necessidade ou prazer, ter que passar por Samaria. O texto mostra que Jesus tinha uma necessidade.
Quando povo entra na Terra Prometida Deus diz que a adoração seria feita no Monte Gerizim (Samaria) “Quando o Senhor, o seu Deus, os tiver levado para a terra da qual vão tomar posse, vocês terão que proclamar a bênção no monte Gerizim, e a maldição no monte Ebal.” (Dt 11:29 e “Todo o Israel, estrangeiros e naturais da terra, com os seus líderes, os seus oficiais e os seus juízes, estavam em pé dos dois lados da arca da aliança do Senhor, diante dos sacerdotes levitas, que a carregavam. Metade do povo estava em pé, defronte do monte Gerizim, e metade, defronte do monte Ebal. Tudo conforme Moisés, servo do Senhor, tinha ordenado anteriormente, para que o povo de Israel fosse abençoado.” (Js 8:33).
Na época de Salomão, Deus diz: “se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra. De hoje em diante os meus olhos estarão abertos e os meus ouvidos atentos às orações feitas neste lugar. (Monte Sião – Jerusalém)” (2 Cr 7:14-15); aí começa a confusão: Samaria ou Jerusalém?
Jesus quebra todo protocolo, todavia não se mete em confusão, Ele acaba com a confusão; Ele tira toda dúvida, Ele faz cessar a guerra; quebra o arco e despedaça a lança! Ele diz: “Se alguém lhe bater numa face, ofereça-lhe também a outra. Se alguém lhe tirar a capa, não o impeça de tirar-lhe a túnica.” (Lc 6:29).
Jesus chega na hora e da maneira certa: “Havia ali o poço de Jacó. Jesus, cansado da viagem, sentou-se à beira do poço. Isto se deu por volta do meio-dia (Jo 4:6)” O sol está em cima e Ele sabe que a mulher samaritana vai aparecer naquela hora, entretanto também sabe que ela não falará com Ele; Jesus é campeão em tomar iniciativas ao nosso favor. Ele nos amou primeiro, nos escolheu primeiro, nos buscou primeiro e nos abençoou primeiro, pois “Ou quem lhe deu primeiro a Ele, para que lhe seja recompensado? (Rm 11:35)”.
Jesus se humilhou por nós: “Disse-lhe então a mulher samaritana: Como, sendo “tu” judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (Jo 4:9)”. Ela olha Jesus de cima, enquanto Ele fica embaixo: “Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus, o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. (Fp 2:5-8)”.
Ele não é “Tu”, não é o cara lá de cima, não é brother, não é sangue bom; Ele é incomparável, então respeita Ele, glorifica Ele, exalta Ele e reverencia Ele. Tem gente que pensa que Jesus está atrás do balcão com bonezinho aguardando as ordens: me dá isso e me dá aquilo. Ele é Rei dos reis e Senhor dos senhores, está num alto e sublime trono!
Jesus transforma: “Disse-lhe a mulher: Senhor, “tu” não tens com que tirá-la, e o poço é fundo; donde, pois, tens essa água viva? És “tu”, porventura, maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, do qual também ele mesmo bebeu, e os filhos, e o seu gado? (Jo 4:11-12)” Ela começa a perceber que Ele é diferente, que não trabalha com corda nem balde, e tem uma água diferente; Ele pensa diferente, fala diferente, age diferente e é diferente.
Disse-lhe a mulher: “Senhor”, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, nem venha aqui tirá-la. Disse-lhe Jesus: Vai, chama o teu marido e vem cá. Respondeu a mulher: Não tenho marido. (Jo 4:15-17)” Ela dá sinal que bebeu da água viva, pois quem bebe da água: confessa, não tem máscara, hipocrisia, demagogia; se coloca abaixo!
Jesus faz jorrar uma fonte de água viva: “Disse-lhe a mulher: Senhor! vejo que és profeta. Ela até agora só tomou gotas da água da vida, pois já chama de Senhor, mas pensa que Ele é apenas profeta. Quando Jesus esclarece tudo e acaba com a confusão sobre “como” e não “onde” adorar, Ela sai gritando dizendo: achei o Messias, afinal quem tem uma fonte de água viva jorrando dentro de si, não consegue se conter; vai andando e cantando, andando e pregando, andando e discipulando, andando e impactando, andando e influenciando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário