O mais
importante é que o livro mantém o seu objetivo principal: avaliar as opções
éticas existentes sob uma perspectiva cristã. Os diferentes pontos de vista éticos
são apresentados de modo abrangente e rico em informações, o que possibilita ao leitor
conhecer com clareza cada um dos posicionamentos. A partir disso, fica a
critério do leitor fazer a opção que, para ele, for mais condizente com os
princípios bíblicos.
Enquanto
a ética considera o que é moralmente certo ou errado, a ética cristã considera
o que é moralmente certo ou errado para os cristãos. Este é um livro que se
dedica a discutir a ética cristã. Uma vez que os cristãos baseiam suas crenças
na revelação de Deus dada nas Escrituras, a Bíblia será citada como uma
autoridade nas conclusões aqui apresentadas.
Em outras palavras,
Deus deseja que se faça o que é certo em concordância com seus próprios atributos
morais. “Sede santos, porque eu sou santo”, foi o mandamento de Deus para
Israel (Lv 11.45). “Sede, pois, perfeitos, assim como perfeito é o vosso Pai celestial”
(Mt 5.48), Jesus disse aos seus discípulos. “É impossível que Deus minta” (Hb
6.18), assim, nós também não devemos mentir. “Deus é amor” (1Jo 4.16), e Jesus
disse, “amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mt 22.39). Em suma, a ética
cristã baseia-se na vontade de Deus, e Deus nunca deseja algo que seja contrário
ao seu caráter moral imutável.
Desconhecer
a Deus como a fonte do dever moral não exime ninguém, nem mesmo um ateu, de
suas obrigações morais. Como disse Paulo: “quando os gentios, que não têm lei,
praticam as coisas da lei por natureza, embora não tenham lei,
tornam-se lei para si mesmos, demonstrando que o que a lei exige está escrito
no coração deles” (Rm 2.14-15). Ou seja, mesmo que os incrédulos não tenham a lei
moral em suas mentes ainda assim eles a têm escrita em seus corações.
Mesmo que não a conheçam de forma cognitiva, eles a demonstram através de suas
inclinações.
Ética
deontológica
A regra
determina o resultado.A regra é a base do ato.
A regra é boa independente do resultado.
O resultado é sempre calculado dentro das regras.
Ética
teleológica
O resultado
determina a regra.O resultado é a base do ato.
A regra é boa por causa do resultado.
O resultado algumas vezes pode ser usado para quebrar as regras.
Há
somente seis sistemas éticos elementares; cada um designado pela resposta à pergunta:
há leis éticas objetivas? Em outras palavras, há leis morais, que não sejam meramente
subjetivas, mas sim obrigatórias a todos os seres humanos em geral?
Em resposta,
o antinomismo diz que não há leis morais; o situacionismo afirma que
existe uma lei absoluta; o generalismo reivindica que existem algumas
leis gerais, mas não existem leis absolutas; o absolutismo não qualificado acredita
em muitas leis absolutas que nunca são conflitantes; o absolutismo
conflitante defende a ideia de que há muitas normas absolutas que algumas
vezes são conflitantes, o que nos obriga a escolher entre o menor de dois
males, o absolutismo graduado diz que muitas leis absolutas são conflitantes,
e nós somos responsáveis por obedecer àquela que for mais elevada.
Em
várias histórias bíblicas, pessoas mentiram para salvar vidas. As parteiras hebreias
mentiram para salvar os meninos recém-nascidos do faraó, que havia ordenado que
eles fossem mortos (Ex 1.15-19). Raabe mentiu para salvar a vida dos espiões
judeus em Jericó (Js 2). É certo mentir para salvar uma vida?
1. Mentir não é nem certo nem errado: não existem leis. O antinomismo assevera que mentir para salvar vidas não é nem certo nem errado. Ele afirma que não existe princípio moral objetivo que possa julgar se essa questão é certa ou errada. A questão precisa ser decidida com base em princípios subjetivos, pessoais ou pragmáticos, mas não em algum princípio moral objetivo. Não temos, literalmente, um princípio moral para decidir essa questão.
Achei o testo muito didático, e de fácil assimilação, contudo sei que nem todos os textos serão assim.
ResponderExcluirSó ainda não assimilei a terminologia desta disciplina e de teo. sistemática.
Assim que puder, vou comprar o dicionário de filosofia.
termo éthos é nele que a palavra Ética tem sua raiz etimológica. Quando escrito com a letra “ε” (épsilon), ela significa “costume”, vale dizer, aquela “disposição interior”, que leva o indivíduo, com uma certa constância do agir, a compartilhar da comunidade social a que pertence. Mas o termo ethos, quando escrito com a letra “η” (eta), tem também um outro sentido igualmente muito significativo. Ele quer dizer “morada”. Portanto, a dupla significação da palavra ethos, vale dizer, o éthos-costume e o éthos-morada, abre um espaço, no qual o ser humano, para tornar seu mundo mais habitável, cria as formas simbólicas, através das quais as “coisas materiais”, ou as realidades da natureza, são integradas ao sistema simbólico da cultura. o homem é, ao mesmo tempo, a causa e o efeito. Causa porque é ele quem transforma a Natureza em Cultura, e, ao mesmo tempo, efeito, porque todo homem é homem de seu tempo e traz as marcas da cultura em que se insere e da qual recebe as influências.
ResponderExcluirO texto é claro, o que facilita a compreensão do tema. Contudo, não deixa nítido a "classificação" da ética cristã nos parâmetros apresentados, permitindo assim que cada um chegue a sua própria conclusão.
ResponderExcluirSobre o os sistemas éticos elementares, o que se entende por leis absolutas? :)
Jéssica Gomes
Leis que servem para todos em todos os lugares, mas que, todavia, podem ser conflitantes.
ResponderExcluirConserteza que a ética importante
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