Secular indica usualmente o que não pertence a uma determinada ordem, que pertence ao mundo e à vida comum a todos.
* Ética do Dever: o Bem reside no Dever, como
em Kant;
* Ética Niilista: o Bem é o Nada, como em Nietzsche e Sartre;
* Ética da Responsabilidade: o Bem é a Vida do Planeta, como em Jonas;
* Ética do Discurso ou Consenso: O Bem reside no concenso, como no círculo de Viena, Wittgenstein, Apel, Habermas;
* Ética Utilitarista: O Bem é o que é Útil, como em Bentham, Mill, Rorty.
* Ética do Prazer (hedonismo): o Bem é o Prazer, como em Epicuro, Foucault, Onfray, Misrahi, Comte-Sponville.
* Ética da Justiça: O Bem é a Justiça nas Diferenças, como em Rawls.
Se entendermos que o êthos possui necessariamente significado de serviço - nunca de servir-se de -, entenderemos que, embora o referencial teórico seja diverso, as duas éticas possuem pontos em comum. E, embora as éticas seculares possuam aderência maior entre os acadêmicos, qualquer popular pode se utilizar de um prerrogativo kantiano para julgar uma ação como dever ou Rawls para julgar o que é justo. Até mesmo em Sade encontramos abordagens teóricas capazes de produzir genuína felicidade, pela Ética Secular.
* Ética Niilista: o Bem é o Nada, como em Nietzsche e Sartre;
* Ética da Responsabilidade: o Bem é a Vida do Planeta, como em Jonas;
* Ética do Discurso ou Consenso: O Bem reside no concenso, como no círculo de Viena, Wittgenstein, Apel, Habermas;
* Ética Utilitarista: O Bem é o que é Útil, como em Bentham, Mill, Rorty.
* Ética do Prazer (hedonismo): o Bem é o Prazer, como em Epicuro, Foucault, Onfray, Misrahi, Comte-Sponville.
* Ética da Justiça: O Bem é a Justiça nas Diferenças, como em Rawls.
Se entendermos que o êthos possui necessariamente significado de serviço - nunca de servir-se de -, entenderemos que, embora o referencial teórico seja diverso, as duas éticas possuem pontos em comum. E, embora as éticas seculares possuam aderência maior entre os acadêmicos, qualquer popular pode se utilizar de um prerrogativo kantiano para julgar uma ação como dever ou Rawls para julgar o que é justo. Até mesmo em Sade encontramos abordagens teóricas capazes de produzir genuína felicidade, pela Ética Secular.
Enquanto o Científico diz: "Penso logo existo - Nasci", o Confessional diz: "Penso logo existo - Nasci De Novo. Não tenho só a Razão, tenho a Razão e a Mente de Cristo!
Quando mais jovem sempre pensei que Deus não era ético, ou que ele fosse um ser aético. E por isso, sempre imaginei que deveríamos deixar a ética para os não-cristãos, e vivermos pautados somente naquilo que fosse a Palavra de Deus. Hoje sei que não existe a possibilidade de haver sociedade sem uma ética, por que não é o homem que é um ser social e ético por consequência: DEUS é social, e por isso criou a ética.
ResponderExcluirÉ o meu prisma neste momento.
O homem é uma errata pensante, que se constroi e se reconstroi.
ResponderExcluirMuitos acreditam na sua própria filosofia de vida, não querem crer em Deus.
ResponderExcluirHá caminho que parece reto ao homem, mas no final conduz à morte. Provérbios 16:25
Seminarista Francisco Arigoni