terça-feira, 15 de abril de 2014

SÍNDROMES DA ÉTICA CRISTÃ

          Ø SÍNDROME TRIUNFALISTA – Gera relatórios, informações e posturas de que tudo está indo bem, crescendo e avançando, quando na verdade não está pautado em nenhum subsídio, tais como: pesquisas, gráficos ou dados que comprovem tal postura.
 
        Ø SÍNDROME EVANGELÁSTICA – Tudo é aumentado para demonstrar sucesso. “Os que aceitaram a mensagem foram batizados, e naquele dia houve um acréscimo de “QUASEtrês mil pessoas.” Atos 2:41. Em nossos dias seria dito POR VOLTA DE 5 MIL.
    
       Ø SÍNDROME ASSISTENCIALISTA – Testemunhos e pregações que procuram ajudar Deus, Jesus e o Espírito Santo, no que concerne a sua glória e poder. “Deus é tão poderoso que...” e a partir disso entram imaginações e mentiras, no bom intuito de mostrar a glória de Deus, coisa que é Ele que faz independente de nós.
    
        Ø SÍNDROME APOLOGÉTICA – Aquilo que significa defesa da fé (apologética) passa a ser defesa de Deus, Jesus, Espírito Santo e da Bíblia; o que na verdade são Eles é que nos defendem. Porque a Apologética é mais guerra do que diálogo?
    
     Ø SÍNDROME POSITIVISTA – Dizem: Precisamos e devemos crescer, ganhar, avançar; somos mais que vencedores, não podemos aceitar nem receber essas coisas ruins. O que diremos das palavras de Paulo: “Trabalhei muito mais, fui encarcerado mais vezes, fui açoitado mais severamente e exposto à morte repetidas vezes. Cinco vezes recebi dos judeus trinta e nove açoites Três vezes fui golpeado com varas, uma vez apedrejado, três vezes sofri naufrágio, passei uma noite e um dia exposto à fúria do mar. Estive continuamente viajando de uma parte a outra, enfrentei perigos nos rios, perigos de assaltantes, perigos dos meus compatriotas, perigos dos gentios perigos na cidade, perigos no deserto, perigos no mar, e perigos dos falsos irmãos. Trabalhei arduamente; muitas vezes fiquei sem dormir, passei fome e sede, e muitas vezes fiquei em jejum; suportei frio e nudez. Além disso, enfrento diariamente uma pressão interior, a saber, a minha preocupação com todas as igrejas”. 2 Co 11:23-28
     
        Ø SÍNDROME OCULTISTA – Falta de transparência nas instituições eclesiásticas, nas lideranças e em suas ações. Muito mascaramento, política e beneficências injustas.
      
       Ø SÍNDROME INCLUSIVISTA – Passamos do exclusivismo, só aceitando as coisas da nossa denominação ou confissão de fé, para uma inclusão, baseada no relacionamento “Ganha X Ganha”, ou seja, de parceria que sempre traz benefícios.
      
       Ø SÍNDROME DA ÉTICA CRISTÃ – Não importam os meios, o que vale são os resultados. Os resultados, muitas das vezes, superam a Bíblia.
      
        Será que se faz necessário um Código de Ética Pastoral, outro de Ética Diaconal, outro de Ética dos Líderes de ministérios e outro de Ética Cristã, ou seja, deve existir um Código diferenciado para cada nível eclesiástico, como existe para médicos, advogados, etc? Ou o comportamento deve ser igual em todos os níveis?

6 comentários:

  1. Me identifiquei com a assistencialista e a apologética.
    Acredito que deve-se ter somente uma ética para todos nós que professamos ter "Um Só Espírito", e também que fazemos parte de "um só corpo".

    ResponderExcluir
  2. Há remédio. Cristo.
    João Alexandre.

    ResponderExcluir
  3. A cada dia que passa aumenta o número de pessoas mais preocupadas em fazer propaganda em benefício próprio ou de um pequeno grupo.

    Devemos trabalhar até no anonimato, desde que pratiquemos os ensinos corretos do Senhor

    ResponderExcluir
  4. A divulgação da boa atitude ou do que faz de bem para a todas na sociedade demora ter fama a boa atitude demora a ser divulgada, agora o erro cometido e da noticia péssima ou o mal procedimento a mentira ou o que fazemos errado tem maior divulgação e toma proporção maior que desejamos ou pensamos. Ex.: chute da santa Pr exagera em sua falta de respeito, e chuta a santa em seu culto religioso.

    ResponderExcluir
  5. Mateus 22.5
    "Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.."

    ResponderExcluir
  6. eu acho que tenho síndrome de posivista

    ResponderExcluir