sexta-feira, 2 de maio de 2014

O ELEITOR TAMBÉM TEM QUE TER FICHA LIMPA

          O congresso nacional aprovou a lei complementar 135, de 04.06.10, que foi denominada de Lei da Ficha Limpa, à qual exige que os candidatos a cargo eletivos tenham um passado sem condenações judiciais. Os tribunais de vários estados vetaram candidaturas de diversos cidadãos.
         
          Anote que esses candidatos são cidadãos que se destacam em suas atividades profissionais, movimentos sociais, sindicais, comunitários, moradores, religiosos, estudantil, empresariais, artísticos, esportivos etc, e mesmo para a convivência em sociedade, o princípio da boa fé é que deve nortear as relações sociais, inclusive nos negócios, nas transações, no exercício profissional, nos envolvimentos de fé etc.

            Assim os cidadãos candidatos tem sua origem entre os cidadãos eleitores, os quais se pressupõem tenham Ficha limpa, sejam no sentido social, seja no sentido legal, não tenha nome no SPC/SERASA, não tenha passado cheque sem fundos, não tenha carteira de motorista sem ter feito as provas e exames de direção do Detran, não beba bebida alcoólica antes de dirigir, não tenha sido aprovado em exames escolares ou concurso público através de meios ilegais, não chegue atrasado todo dia no trabalho ou não seja preguiçoso em sua atividade profissional, não deixa de cumprir com as obrigações legais com seus empregados - colaboradores.

            Nesta percepção de que os candidatos são cidadãos e que é a própria sociedade que estabelece os princípios que a norteia, é que se pergunta: O eleitor também tem que ter ficha limpa? ou, como sociedade, por conveniência, entendemos que só os cidadãos-candidatos necessitam ter ficha limpa?

            Esta perspectiva proposta visa exatamente inverter os lados, e provocar o cidadão eleitor para que ele se "olhe no espelho" e perceba a necessidade de ter autoridade para exigir do cidadão candidato um comportamento ilibado e uma vida digna, que corresponda com os anseios da sociedade, sem deixar de ter a ótica de que a exigência colocada é pertinente na medida em que esse cidadão candidato irá administrar aquilo que é público, e não particular, mas que o princípio ético deve ser o mesmo, direcionado para o bem comum, numa visão igualitária.

            E os cidadãos eleitores que não respeitam os vizinhos, especialmente no que tange a lei do silêncio, compram produtos piratas e utilizam rádios piratas, subornam o guarda de trânsito para não serem multados, não pagam suas contas em dia, vendem carros com defeitos sem dar ciência ao comprador, deixando de cumprir com seus deveres sociais, tem autoridade de exigir dos cidadãos candidatos Ficha Limpa?
"bem aventurados os que observam o direito, que praticam a justiça em todos os tempos." Sl 106:3

 Por que queremos mudar mais as pessoas e as coisas, do que nós mesmos? O que dá mais resultados?

9 comentários:

  1. É justo. Como exigir o que não tenho para dar?
    João Alexandre.

    ResponderExcluir
  2. Resultados a curto prazo é mudarmos as coisas, contudo se queremos mudança profunda e de bases, precisamos mudar a nós mesmos (e não as pessoas em geral).
    Como crentes deveríamos primar pela METANÓIA a cada dia, aí sim teríamos uma sociedade justa e menos corrupta, porque se iniciaria em nós, em nossa comunidade cristã e se espalharia pelos cidadãos mais próximos.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o comentário feito pelo Israel. Como cristãos devemos ter uma conduta digna e, além disso, devemos buscar informações jurídica brasileira, a fim de conhecer a política do nosso país. Um site interessante para obter essas informações é o JusBrasil (http://www.jusbrasil.com.br)

    ResponderExcluir
  4. No mundo inteiro, os políticos são reflexo da população.
    A ficha suja írá "impedir" que certos candidatos já conhecidos concorram e entrem como representantes do povo. Mas e os erros cometidos pelos que não conhecemos e que não são considerados crimes pela justiça?

    Não irá resolver muita coisa, mas irá ajudar..

    Mudando de assunto:

    Fazendo um paralelo em nossa vida espiritual em geral. Será que Deus somente usa os ficha limpa?
    Lembremos que Davi era homem segundo o coração de Deus, mas cometeu inúmeros pecados... Logicamente, não podemos pegar este exemplo pra praticar pecados justificadamente, mas o principal é agir segundo a vontade de Deus

    ResponderExcluir
  5. Se não mudamos nossas atitudes e comportamentos após a nossa decisão com Cristo, como podemos pedir mudança de atitudes, de pessoas que não querem ou não desejam deixar aos cargos, para se darem bem com suas candidaturas ou que querem permanecer no poder, para continuar a enganar.
    O meu direito termina quando começa o direito do meu vizinho - esta é uma máxima que a sociedade deveria exercitar. Como cristão entendo que não devo " andar, não me deter em caminhos, e assentar na roda de escarnecedores", então aprendo que politica não é para mim. Agora devo cobrar daqueles que estão eleitos para representar o meu direito. Me dedicar a vontade Deus e melhor politica que exercito.

    ResponderExcluir
  6. Devemos tomar atitude crista e não deter-se em caminhos de pecadores muito menos acertar-se em roda com os escarnecedores

    ResponderExcluir
  7. O mal hábito da corrupção está arraigada no povo brasileiro de forma generalizada, isto é fato!
    É aí que nós como cristãos devemos mostrar a diferença, precisamos ser luz nesse mundo que anda em escuridão total.
    Fico imaginando se ao menos todos aqueles que se dizem cristãos fossem ficha limpa, parece algo surreal, mas acho que conseguiríamos mudar o mundo.

    FICHA LIMPA, EU APOIO! (A começar em mim)

    ResponderExcluir
  8. eu não posso mudar o mundo, mas posso mudar o meu mundo.
    Mudar o mundo inteiro e impossível posso mudar aquele que vivem comigo, mudar o ambiente em que eu vivo, sendo honesto sendo sincero etc...
    os cidadãos deste pais deveriam ter consciência de seus deveres e tenta mudar as suas atitudes, se todos cidadãos mudarem de a atitude os políticos que são cidadãos também serão mudados.
    Nesta copa do mundo os japoneses levaram para o estadio sacolas de lixo e ao termino do jogo colheram todo o lixo do estadio, não somente o seu lixo, mas o dos outros também, isso e consciência de que podemos fazer a diferença.
    Faça a diferença você também!
    coopere com as leis governamentais de nosso pais.

    ResponderExcluir
  9. Essa mudança não acontecerá se perdurar esse circulo vicioso.

    Cidadão:-"Sou desonesto porque o governante o é'.
    Politico:- "Sou desonesto por ocasião, pois quem saiu foi e quem vier será"

    A mudança tem que começar em alguém e esperar que politico mude é cavalgar no Rocinante. A responsabilidade é nossa de não esperar acontecer, pois é hora de fazer,ser cidadão e mudar, A começar em mim, quebrar coracões.

    ResponderExcluir