quarta-feira, 17 de março de 2010

A IGREJA LOCAL E SUA LIDERANÇA

O plano de Deus para as igrejas é que elas estejam sob a liderança de homens espiritualmente qualificados; com isso a igreja precisa preparar líderes em potencial, através de estudos e/ou discipulado específico para liderança. Paulo treinou Timóteo e Tito para cuidarem temporariamente das igrejas até que líderes fossem designados. (2 Tm 2:2)

Aspectos a serem abordados antes de designar líderes para a igreja local:

Ø Ensinar a igreja o que a bíblia diz sobre ser líder e liderança local;

Ø Ensinar como designar líderes;

Ø Treinar líderes em potencial;

Ø Ensinar o princípio dos irmãos que diz: “lidera quem mais serve”;

Ø Designar homens/mulheres que sejam respeitados, ou cujo trabalho tem sido aceito e apreciado pela maioria da igreja;

Ø Não designar líderes sem antes ter apreciação da igreja;

Ø Não deixar a designação somente nas mãos da igreja;

Ø Pedir à igreja sugestões de pessoas e as razões da sugestão;

Ø Perguntar aos que serão designados, se aceitam tal designação e deixar claras as responsabilidades doravante assumidas;

Ø Ensinar que deve haver convicção do chamado e amor pelo povo da igreja local;

Ø Ensinar à igreja que deve haver oração jejum no período da escolha;

Ø Ensinar que haverá um período de observação e avaliação do designado;

Ø A designação deve ser realizada em ato púbico e solene.

CARTA DE 1ª TIMÓTEO

Paulo, preso em Roma, escreve sua primeira carta a Timóteo, seu filho na fé (At 16:1-3) que está em Éfeso, discipulando e preparando uma liderança sólida naquela igreja local.

I TIMÓTEO 1:1-20 – Jesus e Paulo já haviam advertido sobre os ensinos falsos que viriam nos últimos dias (Mt 24:23-25 e At 20:26-30). Devemos estar firmes nos ensinamentos da palavra de Deus (Mt 28:19-20) evitando estar se envolvendo ou aceitando ensinamentos tolos. (véu, línguas, doutrinas, etc.); na dúvida, siga a palavra de Deus, praticando-a no seu dia-a-dia.

I TIMÓTEO 2:1-15 – Tudo que vamos realizar na vida deve e precisa de oração antecipada para alcançarmos vitórias (I Ts 5:17). Paulo quer alertar a Timóteo para que, tendo opção espiritual masculina e chamada, preferisse por escolher, até porque teria que preparar, liderança masculina; nada impedindo hoje, que na falta use líderes mulheres (carta de Paulo aos gálatas 3:26-29).

I Tm 3:1-16 – É papel da igreja levantar líderes, e estes devem amar o que irão realizar (At 14:22-23). Os anciões, presbíteros ou bispos eram chamados desta forma porque haviam se tornado adultos espirituais e não por serem velhos, afinal os líderes precisam ter experiências para cuidarem das necessidades dos filhos de Deus (At 20:28-30). Vale lembrar que o presbítero não é uma pessoa perfeita. Somente o Espírito Santo pode capacitar o homem a viver de acordo com as qualificações que Deus requer aos presbíteros, diáconos e líderes.

I Tm 4:1-16 – Precisamos ensinar a verdade sempre, doa a quem doer, inclusive ao próprio rebanho (3:15); todavia, deve ser a verdade que edifica, não a que mata. Quem dá experiência e sabedoria para ensinar não é a idade, mas o Espírito Santo (I Sm 17:33-36 e Jô 32:4-9).

I Tm 5:1-16 – Às vezes, além de ensinarmos a palavra de Deus à igreja, precisamos ensinar pessoalmente àqueles na igreja que não compreendem facilmente, por serem novos na fé. Outras vezes precisamos repreender, admoestar e exortar, e é bom fazê-lo individualmente. Nestes casos, muitos líderes que tentavam ajudar o sexo oposto caíram em pecado, destruindo seus testemunhos e não podendo continuar seu ministério na igreja.

I Tm 5:17-6:2 – É responsabilidade da igreja honrar e sustentar seus líderes, inclusive suprir suas despesas caso fiquem em tempo integral. Designar ou destituir líderes deve ser realizado com oração, discernimento, cautela e imparcialidade, pois devemos agir corretamente, na orientação do Espírito Santo, em toda e qualquer situação.

Tito 1:1-16 – Paulo instituiu também a Tito (2 Co 2:13, 7:6, 8:16 e 23; Gl 2:3) para estabelecer liderança em igrejas (Vs 5). Foi deixado em Creta porque Paulo não estabeleceu ali liderança alguma (I Tm 5:22). As recomendações para designar líderes mostram que os mesmos precisam ser aptos para ensinar a palavra de Deus (I Tm 3:2).

Tito 2:1-15 – Os membros do corpo de Cristo não são insignificantes, como já aprendemos (I Co 12:14-26), pois até a maneira como vivem e o exemplo que deixam aos outros é muito importante. É costume os homens idosos ficarem irritáveis, as mulheres idosas mexeriqueiras, as jovens irresponsáveis e os jovens preguiçosos e indisciplinados.

Tito 3:1-15 – Devemos nos envolver sempre com boas obras, inclusive obras de Deus realizadas por outros irmãos, evitando questões tolas que só servem para divisões no corpo de Cristo. Somos a igreja, a noiva e o único rebanho (Ef 4:4-6).

2 comentários:

  1. Muito bom! É uma visão madura e com zelo pela obra.

    Abraço,
    Samuel

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Samuel, fico feliz por ter contribuído de alguma forma a sua pessoa.
    Paz seja em tua casa!

    ResponderExcluir