segunda-feira, 14 de junho de 2010

Os Quatro Níveis da Prosperidade

O termo "Prosperidade" (TICELEAH = Prosperidade de YHWH) aparece na bíblia apenas no antigo testamento, já o termo semelhante "Abençoar" aparece em toda Bíblia, desde Gênesis até Apocalipse. Assim como existem quatro níveis da intelectualidade humana (exemplificado na aula de Hermenêutica), existem também quatro níveis de prosperidade bíblica, nesta ordem:

Kesef
= Dinheiro -
Alguns perguntam se você tem cacife (dinheiro em hebraico); esse é o nível mais baixo dentro da Prosperidade de Deus. Ainda que você tenha 50 milhões em sua conta, Honda Civic, jatinho particular, etc. Ainda sim você se encontra no nível mais baixo de prosperidade. "O campo de um homem rico produziu com abundância. E arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei, pois não tenho onde recolher os meus frutos? E disse: Farei isto: destruirei os meus celeiros, reconstruí-los-ei maiores e aí recolherei todo o meu produto e todos os meus bens. Então, direi à minha alma: tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te. Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? (Lucas 12:20)

Zerrut = Honra ou Mérito - O homem mais sábio que existiu declarou que o bom nome vale mais que muitas riquezas, e ser estimado mais que ouro e prata (Pv 22:1). Já viajei para Argentina, Paraguai, Uruguai, Nordeste, Sul; tudo por conta de amigos e em todos os Estados brasileiros tenho uma casa para me hospedar; recebi ofertas para fazer obra missionária no Rio Grande do Sul e a maior delas veio da Europa, apenas por causa do meu bom nome. "e falou a Efrom, na presença do povo da terra, dizendo: Mas, se concordas, ouve-me, peço-te: darei o preço do campo, toma-o de mim, e sepultarei ali a minha morta. Respondeu-lhe Efrom: Meu senhor, ouve-me: um terreno que vale quatrocentos siclos de prata, que é isso entre mim e ti? Sepulta ali a tua morta. Gn 23:13-15

SEKULA = Tesouro ou Crédito - Jesus disse: não ajunteis sekula na terra, mas ajunteis sekula nos céus, pois é bom ter crédito com os homens, todavia o melhor é ter crédito com Deus. "Naqueles dias, Ezequias adoeceu de uma enfermidade mortal; veio ter com ele o profeta Isaías, filho de Amoz, e lhe disse: Assim diz o Senhor: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás e não viverás. Então, virou Ezequias o rosto para a parede e orou ao Senhor, dizendo: Lembra-te, Senhor, peço-te, de que andei diante de ti com fidelidade, com inteireza de coração, e fiz o que era reto aos teus olhos; e chorou muitíssimo. Antes que Isaías tivesse saído da parte central da cidade, veio a ele a palavra do Senhor, dizendo: Volta e dize a Ezequias, príncipe do meu povo: Assim diz o Senhor, o Deus de Davi, teu pai: Ouvi a tua oração e vi as tuas lágrimas; eis que eu te curarei; ao terceiro dia, subirás à Casa do Senhor. Acrescentarei aos teus dias quinze anos e das mãos do rei da Assíria te livrarei, a ti e a esta cidade; e defenderei esta cidade por amor de mim e por amor de Davi, meu servo." 2 Reis 20:1-6

LISHMÁ = Valor - É o auge da prosperidade de Deus, pois não tem preço. Por quanto você venderia seus dois olhos? Não tem preço mais tem valor. Existem coisas que podemos negociar, porém existem coisas inegociáveis: sua posição diante de Deus é inegociável, as promessas de Deus na tua vida são inegociáveis, portanto não negocie a unção sobre você, pois ela não tem preço, mas tem valor.

É por isso que com teu emprego você não consegue pagar as contas e realizar tudo que você deseja, porque Deus não te dá emprego para pagar contas; teu emprego é o seu campo missionário; todo sucesso que temos é para influência do Reino; fomos criado para influenciar, impactar pessoas a nossa volta.

8 comentários: