terça-feira, 6 de novembro de 2012

APRENDENDO COM OS PEQUENOS



"Quatro seres da terra são pequenos, e, no entanto, muito sábios: as formigas, criaturas de pouca força, contudo, armazenam sua comida no verão; os coelhos, criaturas sem nenhum poder, contudo, habitam nos penhascos; os gafanhotos, que não têm rei, contudo, avançam juntos em fileiras; a lagartixa, que se pode apanhar com as mãos, contudo, encontra-se nos palácios dos reis.”
            Temos o hábito, muito saudável,  de aprendermos com os grandes (Gurus, Mestres, Doutores, Couchs, MBAs, etc), entretanto Salomão (Grande Sábio) nos adverte a aprender com “os pequenos”; e isso se torna difícil, em meio a uma geração que busca: os melhores colégios, as melhores faculdades, os homens da mídia, as megaigrejas. Se podemos e devemos aprender também, ou principalmente com “os pequenos”; o que podemos aprender?
1.    Provisão – “as formigas, criaturas de pouca força, contudo, armazenam sua comida no verão;” Jesus nos alertou que: “Neste mundo vocês terão aflições;” e por isso precisamos armazenar provisão material, intelectual, social e principalmente espiritual.
Ouvimos: -Não sei como aquele irmão agüenta? Vai ao culto de novo? Vai a reunião de Oração, de estudo bíblico, etc. Está guardando em depósito (Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti Sl 119:11); quando invernar, vier os dias de aflição, fica tranqüilo pois guardou em depósito. Davi foi contra Golias, pois tinha experiências armazenadas (leão e o urso).
Qual é o seu saldo no banco celestial? Lembra de Ezequias quando Deus anunciou sua morte? Foi orar e passou seu cartão de crédito espiritual e viu através de Isaias que tinha saldo positivo (2 Rs 20).
2.    Casa na Rocha – “os coelhos, criaturas sem nenhum poder, contudo, habitam nos penhascos;” Qualquer um pode perseguir e pegar um coelho, todavia somente se ele não entrar na toca; depois disto já era, pois sua casa é sob a rocha. Quem nos dá segurança, não é nosso dinheiro, nossa posição, nossa agenda ou nossa beleza. Nossa segurança está na Rocha inabalável! Lá que deve estar nosso chamado, nossos sonhos, nossos projetos, nossa vida. “O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza e o meu libertador; o meu Deus é o meu rochedo, em quem me refugio. Ele é o meu escudo e o poder que me salva, a minha torre alta” (Sl 18:2).
3.    Interdependência – “os gafanhotos, que não têm rei, contudo, avançam juntos em fileiras;” Podemos ser ou ter o que for, mas a força vai estar sempre no coletivo, na união. Ninguém faz nada sozinho; precisamos depender, dar satisfação. Os gafanhotos não tem rei, não tem pastor, líder de departamento; não dizem: - Eu já tenho 20 anos aqui, não quero essa lavourazinha, quero aquela grandona, ou –Meu nível é bem superior para ir nesta direção.
A família se reúne, você fica de fora. A igreja vai, você fica. O departamento se reúne, você não está com vontade. Jesus não prometeu edificar o “seu” ministério, Ele prometeu edificar a igreja dele (eklesia = ajuntamento).
4.    Valorização – “a lagartixa, que se pode apanhar com as mãos, contudo, encontra-se nos palácios dos reis.” A bíblia nos recomenda que: “os membros que pensamos serem menos honrosos, tratamos com especial honra. E os membros que em nós são indecorosos são tratados com decoro especial,” Você pode não estar em revistas, não ter DVD gravado, não ter cargo na igreja, não sabe fazer esboço para sermão, mas vai habitar para sempre na casa do Rei.
Não se sinta ou faça alguém se sentir inferior, pois todo mundo tem propósito para Deus; Os irmãos de Davi lhe disseram: “com quem deixastes aquelas “poucas ovelhas”? 1 Sm. 17:28 Menosprezando o que Davi fazia. sua hora vai chegar! Lembra do discípulo chamado: “um tal de Ananias” (Atos 22:12) que foi enviado a impor as mãos sobre Saulo de Tarso? Sua hora também chegará!

Nenhum comentário:

Postar um comentário