quarta-feira, 7 de novembro de 2012

TENDO DEUS COMO AMIGO


O homem é um ser social e o número 1 é um número muito pequeno para se realizar coisas nesta vida; bom seria que todas as pessoas, ao menos da equipe ou convívio, fossem amigos. Busca-se os melhores amigos; os mais instruídos, os mais influentes, os mais queridos e até os com maior poder aquisitivo. Procura-se elaborar uma excelente Network!

            Nesta busca pelos melhores amigos, sugiro três nomes que considero incomparável: Deus, Jesus e o Espírito Santo. Eles são oniscientes (detêm todo conhecimento e sabedoria), onipresentes (estão sempre conosco, principalmente quando mais precisamos deles) e onipotentes (detêm toda autoridade e poder).

            As amizades movem o mundo, e os grandes feitos da humanidade foram assim construídos; lembre-se dos feitos de Neemias na reconstrução dos muros de Jerusalém; a ajuda de um rei (Artaxerxes) que podia notar a tristeza no semblante do amigo e autorizá-lo, com todo apoio e material. O prestígio de Moisés e Samuel com Deus descrito em Jeremias 15:1. Pense na amizade de Deus com Abraão mudando o nome do “lugar dos mortos” (seol, hades, cheena) para “Seio de Abraão”.

            Analisando João 11 podem-se notar algumas das características e benefícios de ter Deus, Jesus e o Espírito Santo como os primeiros nomes de sua network:

 

1.    DEUS AMA A TODOS, MAS TEM AMIGOS – “Havia um homem chamado Lázaro. Ele era de Betânia, do povoado de Maria e de sua irmã Marta. E aconteceu que Lázaro ficou doente. Maria, sua irmã, era a mesma que derramara perfume sobre o Senhor e lhe enxugara os pés com os cabelos. Então as irmãs de Lázaro mandaram dizer a Jesus: "Senhor, aquele a quem amas está doente". (11:1-3) e “Betânia distava cerca de três quilômetros de Jerusalém,” (11:18)

As histórias de Jesus giram em torno de uma importante cidade na sua época chamada Jerusalém: Ele ensina em Jerusalém, faz milagres em Jerusalém, é crucificado em Jerusalém, sepultado em Jerusalém, ressuscitou em Jerusalém e mandou os discípulos esperarem em Jerusalém até serem revestidos de poder (Lc 24:49); então “Tendo-os levado até as proximidades de Betânia, Jesus ergueu as mãos e os abençoou. Estando ainda a abençoá-los, ele os deixou e foi elevado ao céu.” (Lc 24:50-51) Ele não vai embora sem antes se despedir do amigo.

 

2.    DEUS AMA VOCÊ, COMO VOCÊ É – “Jesus amava Marta, a irmã dela e Lázaro.” (11:5) Marta era ansiosa para oferecer o melhor: casa limpa, arrumação e opções de comida; gostava de receber bem seu abençoador. Maria ficava adorando constantemente: faz sala, escuta, dá crédito, conforta; gostava de adorar seu salvador. Lázaro era o festeiro: bate papo, piadas, vinho, churrasco, boas histórias e lembranças.

Deus sempre vai estar onde há gente trabalhadora, adoração e festa. Jesus disse: “Meu pai trabalha até agora e eu também trabalho” (Jo 5:17). A bíblia nos mostra que os homens e mulheres chamados por Deus, o foram em atividade. Jesus adorava a Deus em todo momento: “Por que você me chama bom? Ninguém é bom, a não ser um, que é Deus.” (Mc 10:18). Além de Israel ser um povo festeiro, e Israel espiritual entrar no céu com uma festa jamais vista nesta terra: “A bodas do Cordeiro”! A alegria é um fruto do Espírito Santo (Gl 5:22).

 

3.    DEUS ESTÁ COM VOCÊ NAS AFLIÇOES – “Então as irmãs de Lázaro mandaram dizer a Jesus: Senhor, aquele a quem amas está doente. (11:3) Ter Deus, Jesus e o Espírito Santo como amigo não isenta de problemas, pois “no mundo tereis aflições...” (Jo 16:33) e “basta a cada dia o seu mal” (Mt 6:34); entretanto estejam tranquilos, pois você vai ver o amor manifestado, vai conhecer mais seu verdadeiro amigo, vai ver milagres acontecerem, vai renovar sua fé e será testemunho de louvor.

 

4.    DEUS QUER SER SEU AMIGO – “Seis dias antes da Páscoa Jesus chegou a Betânia, onde vivia Lázaro, a quem ressuscitara dos mortos. Ali prepararam um jantar para Jesus. Marta servia, enquanto Lázaro estava à mesa com Ele. Então Maria pegou um frasco de nardo puro, que era um perfume caro, derramou-o sobre os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos. E a casa encheu-se com a fragrância do perfume.” (Jo 12:1-3) A tristeza que havia naquela casa se foi, mas Deus trouxe de volta o serviço, a alegria e a adoração!

Network sem Deus, Jesus e o Espírito Santo, é somente rede e trabalho!

 

 

           

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário