quarta-feira, 23 de abril de 2014

MÉTODOS DO EVANGELISTA (Lucas 10:1-12)

           MÉTODO DE 4 PONTOS – É o método mais simples que existe, pois baseia-se na explicação rápida de quatro pontos, a saber:

Ø DEUS AMA VOCÊ – Independente das circunstâncias, independente dos problemas, independente de não te amarem... (Rm 5:8)
Transição – Sabe por que você não experimenta esse amor?

Ø VOCÊ É PECADOR – E o pecado faz separação entre Deus e os homens (Is 59:2). Pecado gera morte espiritual, morte física e morte eterna (Rm 3:23)
Transição – Como resolver esse problema?

Ø JESUS É A SOLUÇÃO PARA O PECADO – Ele é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jo 1:29 e Jo 3:16).
Transição – Como então resolver o problema?

Ø VOCÊ PRECISA RECEBER JESUS – Se em teu coração crer e se com tua boca confessares que Jesus é o Senhor, serás salvo (Rm 10:9-10).
Desafio – Você deseja receber Jesus, agora?

MÉTODO DA OPORTUNIDADE – Consiste em levar uma mensagem cristocêntrica, partindo da oportunidade dada em determinado momento ou situação. Requer que o discípulo esteja preparado, pronto para dar resposta à razão da sua fé (1 Pe 3:15). No caso de pouca experiência ou inibição, pode simular um diálogo num tom audível, para que pessoas ao redor de você escute a mensagem em conversa informal (ônibus, trem, praia, etc).

MÉTODO DO TESTEMUNHO PESSOAL – Consiste em transmitir as boas novas através do que o Senhor realizou e tem realizado em sua vida. Precisa ter 3 pontos, a saber:

1º- Vida sem Jesus 2º- Encontro com Jesus 3º- Vida em Jesus

MÉTODO DE VISITAS – Elaborado de forma sistemática, onde é transmitida a mensagem em local, horário e situação completamente adequada ao receptor. É apresentada em, no mínimo, quatro visitas, onde os objetivos são:

1º- Conscientizar – Histórias que demonstrem que somos pecadores.

2º- Preocupar – História do rico e o mendigo Lázaro – Lc 16:19-31

3º- Solucionar – História de Lázaro – Jo 11:1-44

4º- Encorajar – História própria de como venceu os obstáculos.

7 comentários:

  1. Sem dúvidas acredito que deveríamos ensinar aos adolescentes e jovens o método de 4 pontos para pegarem o jeito ... e depois que eles já estiverem com certa experiencia passaria pro método de visitas.

    ResponderExcluir
  2. O Livro sem palavras é uma excelente ferramenta para a apresentação do método de 4 pontos. Todos devem ser incentivados a aprender essa metodologia.

    ResponderExcluir
  3. impressionante como a mensagem de cristo pode ser pregada através de vários métodos. Não há uma regra definida.
    O método 4 pontos é facílimo. O de testemunho pessoal deve ser escolhido por aqueles que tiveram um encontro impactante com o Senhor, será muito eficaz. O da oportunidade é a porta de entrada para se praticar os outros métodos. O de visitas é para aqueles que são conhecidos e estão abertos a escutar de Jesus

    ResponderExcluir
  4. Muitas vezes podemos pregar sem abrir a boca ou realizar grandes discursos, A mensagem vivida também prega apalavra de Deus, ou o evangelho.

    ResponderExcluir
  5. Uma forma simples e eficiente. Muito bom!

    ResponderExcluir
  6. o método de oportunidade eu achei bastante interessante pra evangeliza o fofoqueiro.
    kkkk

    ResponderExcluir