segunda-feira, 10 de outubro de 2016

O QUE NÃO FIZEMOS EM FINANÇAS - PARTE 1

Tudo o que fomos, que somos e temos feito não seria possível sem finanças; embora este assunto não tenha levado a importância que sempre mereceu. Provavelmente, por ser um terreno que poucos conheçam, tenham domínio ou queiram trilhar devido aos perigos que oferece.
Muitos deram ênfase demais ao assunto, enquanto outros não deram nenhuma. Assunto polêmico em que não gostamos de falar com os outros e muitas das vezes nem com o cônjuge, filhos ou familiares.
Assunto altamente negligenciado nas escolas, em todas as séries; apesar de ser considerado pela opinião pública, um dos assuntos mais importantes nos dias atuais. A Bíblia é ricamente enfática neste aspecto:
“Não cobrem juros de um israelita, por dinheiro, alimento, ou qualquer outra coisa que possa render juros.” (Deuteronômio 23:19)
“O dinheiro ganho com desonestidade diminuirá, mas quem o ajunta aos poucos terá cada vez mais.” (Pv. 13:11)
“Por que gastar dinheiro naquilo que não é pão, e o seu trabalho árduo naquilo que não satisfaz? Escutem, escutem-me, e comam o que é bom, e a alma de vocês se deliciará com a mais fina refeição.” (Isaías 55:2)
“Mas o que tinha recebido um talento saiu, cavou um buraco no chão e escondeu o dinheiro do seu senhor.” (Mateus 25:18)
“Ele, porém, respondeu: "Dêem-lhes vocês algo para comer". Eles lhe disseram: "Isto exigiria duzentos denários Devemos gastar tanto dinheiro em pão e dar-lhes de comer?" (Marcos 6:37)
“Conservem-se livres do amor ao dinheiro e contentem-se com o que vocês têm, porque Deus mesmo disse: "Nunca o deixarei, nunca o abandonarei" (Hebreus 13:5)
Os iniciadores do movimento dos irmãos foram bem desprendidos em relação às finanças, inclusive George Müller possui testemunhos tremendos nesta área. Mc Nair[1] chegou a doar sua herança para construções de igrejas no Rio de Janeiro.
Finanças ou Dinheiro foram, durante muitos anos, associados à ideia de Prosperidade; Nelson Lellis, em seu livro O caminho do Espírito[2], diz: “Jesus não ensina contra a prosperidade, mas sim, que o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males (I Timóteo 6:9-10). O dinheiro é para ser investido em pessoas, no reino de Deus.”
Quando fazemos algo para Deus, fazemos somente para Ele “Não a nós, Senhor, nenhuma glória para nós, mas sim ao teu nome, por teu amor e por tua fidelidade!” (Salmo 115:1); porém quando fazemos para o próximo, fazemos também para Deus “Eles também responderão: Senhor, quando te vimos com fome ou com sede ou estrangeiro ou necessitado de roupas ou enfermo ou preso, e não te ajudamos? Ele responderá: Digo-lhes a verdade: O que vocês deixaram de fazer a alguns destes mais pequeninos, também a mim deixaram de fazê-lo”; portanto deveríamos investir mais em pessoas.
O termo prosperidade (Ticeleah - prosperidade de YHWH) aparece na Bíblia apenas no Antigo Testamento. Já o termo semelhante abençoar aparece desde Gênesis até Apocalipse. Podemos notar quatro níveis de prosperidade bíblica, nesta ordem:
  1. Kesef (Dinheiro): Perguntam se você tem “cacife”, porém esse é o nível mais baixo dentro da prosperidade de Deus. Exemplo:
E direi a mim mesmo: Você tem grande quantidade de bens, armazenados para muitos anos. Descanse, coma, beba e alegre-se. Contudo, Deus lhe disse: 'Insensato! Esta mesma noite a sua vida lhe será exigida. Então, quem ficará com o que você preparou?' (Lucas 12:19-20)
  1. Zerrut (Honra ou Mérito): Salomão , o homem mais sábio que existiu, declarou que “o bom nome vale mais que muitas riquezas, e que ser estimado vale mais que ouro e prata” (Provérbios 22:1). Exemplo:
e disse a Efrom, sendo ouvido por todos: Ouça-me, por favor. Pagarei o preço do campo. Aceite-o, para que eu possa sepultar a minha mulher. Efrom respondeu a Abraão: Ouça-me, meu senhor: aquele pedaço de terra vale quatrocentas peças de prata, mas o que significa isso entre mim e você? Sepulte a sua mulher". (Gênesis 23:13-15)
  1. Sekula (Tesouro ou Crédito): Jesus disse: “não ajunteis sekula na terra, mas ajunteis sekula nos céus, pois é bom ter crédito com os homens, todavia o melhor é ter crédito com Deus” (Mateus 6:19-20). Outro exemplo:
“Naquele tempo Ezequias ficou doente e quase morreu. O profeta Isaías, filho de Amoz, foi visitá-lo e lhe disse: Assim diz o Senhor: 'Ponha em ordem a sua casa, pois você vai morrer; não se recuperará. Ezequias virou o rosto para a parede e orou ao Senhor: Lembra-te, Senhor, como tenho te servido com fidelidade e com devoção sincera. Tenho feito o que tu aprovas. E Ezequias chorou amargamente. Antes de Isaías deixar o pátio intermediário, a palavra do Senhor veio a ele: Volte e diga a Ezequias, líder do meu povo: Assim diz o Senhor, Deus de Davi, seu predecessor: Ouvi sua oração e vi suas lágrimas; eu o curarei. Daqui a três dias você subirá ao templo do Senhor. Acrescentarei quinze anos à sua vida. E livrarei você e esta cidade das mãos do rei da Assíria. Defenderei esta cidade por causa de mim mesmo e do meu servo Davi". (II Reis 20:1-6)
  1. Lishmá (Valor): É o auge da prosperidade de Deus, pois não tem preço. Por quanto você venderia seus dois olhos? Não tem preço, mas tem valor. Existem coisas negociáveis e outras não. Não negocie sua posição em Cristo, pois ela não tem preço, mas tem valor.
John Davison Rockfeller Nixon (1839-1937) bilionário, filho de um caixeiro viajante, experimentado em todas as classes sociais, disse: “O homem mais pobre que conheço é aquele que não tem nada mais do que dinheiro”.
Nelson Lellis também disse[3]: “O problema não é possuir dinheiro, mas ser possuído por ele. O problema não é ter dinheiro, mas o dinheiro nos ter. O problema não é guardar o dinheiro no bolso, mas armazená-lo no coração”.


[1]           Álbum de Reminiscências. 1953. Por S. E. Mc Nair

[2]              LELLIS, Nelson. O caminho do Espírito - Como vencer no deserto. Abba Press Editora, São Paulo. 2011, p. 78.
[3]              LELLIS, Nelson. O Caminho do Espírito - Como vencer no deserto, p. 81.

Nenhum comentário:

Postar um comentário