segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Antigo Testamento (1)

ESTUDO TEOLÓGICO
(THEOS = DEUS e LOGOS = ESTUDO)

Teologia não é divina, é humana e se constrói com a sociedade; os judeus usam a vida para o texto e não o texto para vida. Precisamos de uma teologia que dê ferramentas de interpretação e não interpretação pronta. Qual a regra de fé e prática, a bíblia ou a interpretação denominacional. (batista x presbiteriano)

BIBLIOLOGIA
(ESTUDO DA BÍBLIA)

Bíblia é um termo originário do grego BIBLOS = conjunto de livros, de onde se deriva a palavra biblioteca; encontramos nela 66 livros (Evangélica) e 73 (Católica e Ortodoxa russa). Foi escrita por um período de 1600 anos por aproximadamente 40 autores, onde somente Lucas não é judeu, e sim grego. São chamados livros APÒCRIFOS, os livros que não estão na bíblia evangélica e nem na católica e ortodoxa russa. Os livros que estão em qualquer uma delas são chamados de DEUTEROCANÔNICOS (2º outro cânon).
A bíblia está dividida em antigo testamento (39 livros) e novo testamento (27). O livro de Isaías é considerado uma mini bíblia, pois possui 66 capítulos onde 39 dissertam sobre a antiga aliança e 27 sobre a nova aliança no Messias.

ANTIGO TESTAMENTO
(TANACH)

O antigo testamento é formado pela TORÀ (Lei), NEVIIM (Profetas) e KETUVIM (Escritos de Sabedoria). A Torá escrita possui 613 preceitos (MITSVÁ singular e MITSVÔT plural) e a Torá oral é formada pelo acróstico PRDS, se lê pardes = Paraíso, ou seja, PESHAT (literal), REMEZ (alegórico), DARASH (metafórico) e SOD (secreto ou místico).
Precisamos enxergar o antigo testamento como um conjunto de livros, escritos sob óticas diferentes, ou seja, ótica sacerdotal, ótica profética e ótica sapiencial (dos sábios), e cada uma dessas óticas ainda se dividiam e nem ao menos havia diálogo entre elas. (Leia a parábola do judeu que desejou agradar a Deus)
As 3 correntes proféticas eram: profecia carismática ou comunitária (extáticos - Eliseu), profecia cúltica (pago pelo rei – oráculo da nação - Natã) e profecia crítica (político, de justiça – vocacionado pela opressão, ele é a voz de quem não tem voz (Miquéias 3).
Existiam 2 correntes de sacerdotes: a do sul (Judá – Templo – para os reis - Zadoque) e da do norte (Israel – Altos – para o povo - Abiatar) depois tentam se unir em disputa ferrenha.

HEBRAICO RELACIONADO

O hebraico bíblico é bastante diversificado devido ao tempo e as misturas culturais.

REVELAÇÃO – GALAH
INSPIRAÇÃO – HUAH – SOPRO PRA DENTRO
LIVRO – SEFER
PALAVRA – DAVAR
PROFETA – NAVI
PROFECIA – NEVUÁ
VIDENTE – ROÊ = AQUELE QUE VÊ
HOZÊ – AQUELE QUE CONTEMPLA
RUACH HAKODESH – ILUMINAÇÃO PELO ESPÍRITO

Nenhum comentário:

Postar um comentário