sábado, 12 de setembro de 2009

Liderança é organização divina

Deus, desde o Gênesis, se mostrou sábio e organizado Gn 1:1-31. E, como realmente não muda, até o Apocalipse demonstra ser organizado em tudo que faz ou manda fazer (Arca, tabernáculo, etc). Já na criação, Deus estabelece que o homem seria o líder para organizar a vida e manter essa organização Gn 1:26, pois antes da criação a Terra era o caos e as trevas (Gn 1:2 sem forma e vazio – tohu e bohu).

A segunda lei da termodinâmica diz que: tudo caminha da organização para o caos, tudo envelhece e se destrói largado a si próprio. Por isso Deus na sua sabedoria estabeleceu cuidados e regras para que as coisas fossem cuidadas, e bem cuidadas Tt 2:14. Deus chama Abraão para que seja líder de uma nação que Ele gostaria de separar para ser Dele Gn 12:1-3, depois Abraão passou a liderança a Isaque Gn 25:5 e logo depois Deus promete passar o domínio para Jacó Gn 25:23.

Deus agora decide escolher para liderar os filhos da tribo de Levi e com isso estabelece Moisés Ex 2:1 ; 3:1-10, porém como o povo agora é uma nação enorme, Deus, usando Jetro, sogro de Moisés, deixa claro que se faz necessário instituir líderes auxiliares. Gn 18:13-26. Os discípulos estabeleceram auxiliares para eles (diáconos – At 6:1-7), inclusive o apóstolo Paulo recomenda que as igrejas sejam formadas por líderes estabelecidos (At 20:17 ; Tt 1:5).

Muitos querem ser líderes, entretanto não sabem como chegar lá, nem o que isso representa em suas vidas, e muitos menos aprenderam a obedecer aqueles que estão revestidos de autoridade; afinal para liderarmos precisamos aprender a obedecer. Obedecer é tão nobre quanto liderar e inclusive é requisito para ser chamado à liderança. Os grandes líderes foram homens obedientes e que andavam com Deus, debaixo das suas orientações (Ex 33:10-11 ; Dt 31:14,23).

Os líderes são grandes homens que realizaram grandes feitos, e devido a isso separaram enorme quantidade de tempo, esforço e até finanças em prol do que realizaram. Eles precisam pensar no que os outros não tem pensado e fazer o que a maioria não quer fazer; precisam molhar os pés para que o povo passe de pé enxuto, e carregar pedra enquanto o povo passa tranqüilo. Você está disposto a molhar os pés e carregar pedras? (Js 3:12-17 e Js 4:1-6).

Hoje em dia, neste mundo corrido, em que todas as coisas são efêmeras, a maior prova de amor que uma pessoa pode dar a outra é ofertar o que tem de mais valioso, que sem dúvida é o seu tempo. É doar o seu tempo a alguém, é parar para ouvir, parar para fazer uma visita, é parar para ajudar (Lc 10:30-35).

As coisas só serão bem sucedidas a partir do momento em que houver pessoas interessadas em obedecer, liderar e organizar o que está sendo feito. Fomos chamados para sermos um povo especial, zeloso por boas obras; por isso também, Cristo morreu por nós (Tt 2:14). Precisamos ter amor em obedecer de coração, em liderar com sacrifício e ser como Jesus Cristo, organizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário