segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Antigo Testamento (2)

ANTIGO TESTAMENTO
(TANACH)

Como recapitulação vamos fazer uma análise em cima de 2 Tm 4:13, em que Paulo diz: “trazer consigo ta.bibli,a ma,lista ta.j membra,naj = “os rolos, principalmente os pergaminhos” O nome “bíblia” já não guarda mais qualquer idéia de pluralidade. Quando se lê Lc 4:17, dão a Jesus um rolo, o rolo do profeta Isaías. Lucas informa que Jesus avnaptu,xaj to. Bibli,on, desenrolou o rolo, e que, desenrolando o rolo, eu-ren to.n to,pon ou- h=n gegramme,nom achou o lugar em que estava escrito. E se, hoje, lhe dão o livro do profeta Isaías, vão juntos todos os outros.
Há sempre 3 mundos nos livro da bíblia: o primeiro é o mundo atrás do livro (é aquilo que provocou o livro), o segundo é o próprio livro (seu universo, figura, visão de mundo na época) e a frente do livro (leitores, o que se diz do livro).
Os reis governavam com aprovação dos sacerdotes e com a palavra dos profetas cúlticos (pagos pelos reis) afinal os sacerdotes poderiam ir contra os reis. Quando os reis de Israel e Judá acabaram, os sacerdotes assumiram e calaram os profetas, inclusive Jesus condena os sacerdotes, pois mataram os profetas (Mt 23:30-37). Vale lembrar que se o livro de Reis fosse escrito hoje, seria o livro dos presidentes e seria escrito em Brasília. (Será que os reis de Israel iriam falar mal deles mesmos?).
Vamos observar alguns exemplos práticos nos seguintes textos:
I Reis 17 – Elias (ótica sacerdotal = traz 1º pra mim, depois faz pra você e os seus)
2 Reis 4 – Eliseu (ótica profética = o que posso fazer por você? Agora vai...)
Jesus dizia: vai e não peques mais...vai e anuncia...vai e se apresenta...vai pra fora, vai e vai...Já a ótica sacerdotal diz: Traga...vem pra dentro...vem, vem e vem. Quem é da comunidade, tem compromisso com ela; quem não tem compromisso, está na, mas não é da.
Miquéias 3 – profeta crítico, que é a voz de quem não tem voz.
Amós 7:11-13 X Zacarias 6:9-15 – O profeta é calado pelo sacerdote, pois agora está no poder.
Malaquias 2:7 – Aquele que prepara o caminho do Senhor mostra a corrupção, que se instalou na ótica sacerdotal.
Quando foi escrita a bíblia, não existiam recursos pedagógicos, históricos e sistemáticos que temos hoje. Qual é a nossa regra de fé e prática? A bíblia ou a interpretação denominacional; afinal acreditamos não na história, e sim em “QUEM” está contando a história.
Para os sábios judeus, a vida é a melhor forma de receber e demonstrar uma vida inspirada e guiada por Deus; é na prática da vida cotidiana, que somos abençoados e abençoamos; recebemos mensagens de Deus e também a transmitimos; somos amados e transmitimos amor, enfim a vida é ponto máximo do relacionamento com Deus e com meu próximo.


HEBRAICO RELACIONADO

O hebraico bíblico é bastante diversificado devido ao tempo e as misturas culturais.

DEUS - ELOAH
DEUSES - ELOHIM
DIVINO - ELOCHI
DÍZIMO – HASAR
10ª PARTE - MA’ASER
VELHO – ZAQEN = BARBA (ANCIÃO)
PASTOR – RA’AH
RABI – NOSSO MESTRE
ABBA – PAI (só as criança até 12 anos usavam esse termo e só dentro de casa)
EU SOU/EU ESTOU – YHWH = VERBO DE LIGAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário