Há uma guerra pela vida desta geração: "O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância" (João 10:10). Crises específicas e ataques de satanás que as crianças podem vivenciar hoje, mesmo estando dentro da Igreja, tais como: rejeição, medo, depressão, abuso emocional, sexual e verbal, abandono, violência, solidão e separação dos pais.
As crianças precisam de alguém que seja muito mais que um transmissor de conteúdos bíblicos todos os domingos. Muito mais que professores. Precisam de pessoas que tenham um coração pastoral. Deus está convocando professores chamados e ungidos por Ele capacitados e treinados pela Igreja para ministrar na vida das crianças.
Somos sabedores de que o Pastoreio da criança começa em casa com os pais que são obedientes e tementes a Deus; "Estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração, tu a inculcarás aos teus filhos e delas falarás assentado em tua casa e andando pelo caminho e ao deitar-te e ao levantar-te. Também as atarás como sinal na tua mão e te serão por frontal entre os olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas portas." (Deuteronômio 6: 6 a 9).
Somos sabedores, também, que a família hoje está terceirizando a educação espiritual de seus filhos. Delegando à Igreja tudo o que foi delegado por Deus aos pais. O Ministério com criança é ministério com a família, pastorear a criança é pastorear a família.
Pastorear é mais do que ajudar na escala de professores, mais do que dar folhinhas para as crianças pintar, mais que dar lanchinho na classe, mais do que oferecer aos filhos bons estudos, mais do que oferecer aos filhos boa alimentação, mais do que levar os filhos à Igreja.
Faz-se necessário:
- Estar presente nos momentos importantes de sua vida;
- Compartilhar e orientar a família;
- Fazer da criança discípulo de Jesus;
- Orar diariamente pelos alunos e o departamento;
- Conhecer cada um dos alunos pessoalmente;
- Conhecer a família dos seus alunos;
- Discipular ou encarregar algum voluntário para discipular seus alunos;
- Ter tempo para aconselhamento aos alunos que estão precisando;
- Mostrar interesse telefonando e visitando os ausentes;
- Cuidar da criança nas áreas física, mental, social e espiritual;
- Ser o bom exemplo que as crianças imaginam que você seja;
- Manter uma boa comunicação sempre;
- Estimular bons relacionamentos;
- Enviar e-mail (orkut não).
"A perdida buscarei, a desgarrada tornarei a trazer, a quebrada ligarei, a enferma curarei..." (Ezequiel 34:16a)
Nenhum comentário:
Postar um comentário