sábado, 12 de setembro de 2009

IDENTIFICANDO SEU LUGAR NO CORPO DE CRISTO

Chamado é uma convocação a certas pessoas para que se dediquem a trabalhos especiais no Reino de Deus Rm 1:1. Também essa convocação é uma decisão divina, tomada desde a eternidade (Is 49:1-5 ; Jr 1:5; Gl 1:15). Seu nascimento não foi um erro ou um infortúnio, e sua vida não é um acaso da natureza. Seus pais podem não tê-lo planejado, mas Deus certamente o fez. Ele não ficou nem um pouco surpreso com seu nascimento. Aliás, Ele o aguardava. Muito antes de ser concebido por seus pais, você foi concebido na mente de Deus. Ele pensou em você primeiro. Você não está respirando neste exato momento por acaso, sorte, destino ou coincidência. Você está vivo porque Deus quis criá-lo! A Bíblia diz: O Senhor cumprirá o seu propósito para comigo!

Não há nada tão potente como uma vida direcionada, que é vivida com um propósito. Os homens e mulheres que mais influenciaram a história foram os mais concentrados numa direção. O após tolo Paulo, por exemplo, difundiu o cristianismo no Império Romano praticamente sozinho. Seu segredo era uma vida direcionada. Ele disse: Eu estou concentrando minhas energias unicamente nisto: esquecer o que já passou e avançar para o que está a minha frente. Se você quer que sua vida tenha impacto, focalize-a! Deixe de ser inconstante. Pare de tentar fazer de tudo. Faça menos. Corte até mesmo as boas atividades e faça somente o que for mais importante. Nunca confunda atividade com produtividade. Você pode estar ocupado sem ter um propósito, mas para quê? Paulo disse: Aqueles de nós que almejam tudo o que Deus tem para nós fiquem concentrados nesse alvo.

No filme Carruagens de fogo, o corredor olímpico Eric Liddell diz: "Creio que Deus me fez para um propósito, mas ele também me fez veloz, e, quando corro, sinto que agrado a Deus". Mais tarde ele diz: "Desistir de correr seria desprezá-lo". Não existem habilidades "não espirituais", somente habilidades mal-empregadas. Comece a usar as suas para o prazer de Deus. Mesmo no mais perfeito e imaculado ambiente do Éden, Deus disse: Não é bom que o homem esteja só. Fomos criados para viver em comunidade, moldados para o companheirismo e formados para uma família; e nenhum de nós pode cumprir os propósitos de Deus sozinho e sem ajuda.

Para que os órgãos de seu corpo cumpram o seu propósito, eles precisam estar conectados ao corpo. O mesmo ocorre com você como parte do corpo de Cristo. Você foi criado para uma função específica, mas irá perder esse segundo propósito para a sua vida se não estiver agregado a uma igreja local. Você descobre o seu papel nesta vida pelo relacionamento com os outros. A Bíblia diz: Cada parte tem seu sentido no corpo como um todo, e não ao contrário. O corpo de que falamos é o corpo de Cristo, formado pelos escolhidos. Cada um de nós acha o seu significado e função como membro deste corpo.

O corpo de Cristo precisa de você. Deus tem uma função específica para você desempenhar na sua família. Isso se chama "ministério", e Deus lhe concedeu talentos para esta missão: Um dom espiritual é dado a cada um de nós, visando ajudar a toda a igreja. A comunidade local é o lugar que Deus planejou para que você descobrisse, desenvolvesse e utilizasse seus talentos. Você até pode ter um ministério mais amplo, mas adicionalmente ao seu serviço no corpo local. Jesus não prometeu edificar seu ministério; prometeu edificar a igreja dele. Mas eu não dou valor à minha própria vida. O importante é que eu complete a minha missão e termine o trabalho que o Senhor Jesus me deu para fazer. E a missão é esta: anunciar a boa notícia da graça de Deus At 20:24. Então Jesus disse a eles: O meu Pai trabalha até agora, e eu também trabalho Jo 5:17.

Cada um administre aos outros o dom como o recebeu como bons despenseiros da multiforme graça de Deus 1 Pe 4:10. Você precisa conhecer aonde vai trabalhar na igreja e para isso precisa conhecer a sua forma:

  • FORMAÇÃO ESPIRITUAL - DONS
  • OPÇÕES DO CORAÇÃO - PAIXÃO
  • RECURSO NATURAL - HABILIDADES
  • MANEIRA DE SER - PERSONALIDADE
  • ÁREAS DE EXPERIÊNCIA: VOCAÇÃO, CURSOS, EXPERIÊNCIA FAMILIAR E ATÉ EXPERIÊNCIAS DOLOROSAS.

"NINGUÉM PODE SER EXCELENTE EM MAIS DE UM OFÍCIO." Sócrates

Nenhum comentário:

Postar um comentário