domingo, 13 de setembro de 2009

Conhecendo a Bíblia

Grego, hebraico e aramaico foram os idiomas utilizados para escrever os originais das Escrituras Sagradas. O Antigo Testamento foi escrito em hebraico. Apenas alguns poucos textos foram escritos em aramaico. O Novo Testamento foi escrito originalmente em grego, que era a língua mais utilizada na época. Os originais da Bíblia são a base para a elaboração de uma tradução confiável das Escrituras. Porém, não existe nenhuma versão original de manuscrito da Bíblia, mas sim cópias de cópias. A Bíblia foi escrita em um período de 1600 anos por 40 escritores diferentes e em épocas diferentes, apesar disso mantém sua harmonia e veracidade; desses escritores somente Lucas não era judeu e sim grego. Para a tradução do Antigo Testamento, a Comissão de Tradução da SBB usa a Bíblia Stuttgartensia, publicada pela Sociedade Bíblica Alemã. Já para o Novo Testamento é utilizado The Greek New Testament, editado pelas Sociedades Bíblicas Unidas. Essas são as melhores edições dos textos hebraicos e gregos que existem hoje, disponíveis para tradutores. A primeira impressão da Bíblia completa em português, em um único volume, aconteceu em Londres, em 1819, na versão de João Ferreira de Almeida.

Bíblia é uma palavra de origem grega que significa "livros". Daí que se deu o título Bíblia à coleção dos livros que, sendo de diversas origens, extensão e conteúdo, estão essencialmente unidos pelo significado religioso que têm para o povo de Israel e para todo o mundo cristão. O Antigo Testamento recolhe e transmite a experiência religiosa do povo israelita desde as suas origens até a vinda de Jesus Cristo. O Novo Testamento é a referência definitiva da fé cristã. Nele, se encontram consignados os acontecimentos que deram origem à Igreja de Jesus Cristo. Desta forma podemos entender que a Bíblia realmente é uma coleção de muitos livros. Esses livros estão divididos em duas seções: o Antigo (39 livros) e o Novo Testamento (27 livros).

A Lei ou Torá

Históricos

Poéticos e Sabedoria

Profetas Maiores

Profetas Menores

Gênesis

Josué

Isaías

Oséias

Êxodo

Juízes

Salmos

Jeremias

Joel

Levítico

Rute

Provérbios

Lamentações

Amós

Números

1 e 2 Samuel

Eclesiastes

Ezequiel

Obadias

Deuteronômio

1 e 2 Reis

Cantares

Daniel

Jonas

1 e 2 Crônicas

Miquéias

Esdras

Naum

Neemias

Habacuque

Ester

Sofonias

Ageu

Zacarias

Malaquias

Os livros do Novo Testamento foram escritos pelos discípulos de Jesus Cristo. Eles queriam que outros ouvissem a respeito da nova vida que é possível através da morte e ressurreição de Jesus. Embora os eruditos divirjam em suas opiniões, tradicionalmente se diz que o apóstolo Paulo escreveu as cartas a ele atribuídas.

Evangelhos

Histórico

Cartas Paulinas

Cartas Gerais

Profético

Mateus

Atos dos Apóstolos

Romanos

Hebreus

Apocalipse

Marcos

1 e 2 Coríntios

Tiago

Lucas

Gálatas

1 e 2 Pedro

João

Efésios

1, 2 e 3 João

Filipenses

Judas

Colossenses

1 e 2 Tessalonicenses

1 e 2 Timóteo

Tito

Filemom

Para melhor manuseio da palavra de Deus, a Bíblia foi dividida em capítulos (números grandes) e versículos (números pequenos.).

Nenhum comentário:

Postar um comentário