sábado, 12 de setembro de 2009

Conhecendo o valor da obediência

Um discípulo é alguém que segue uma outra pessoa ou um estilo de vida. Um discípulo se submete à disciplina ou ensinamento do líder. Na bíblia, o termo discípulo é quase sempre encontrado nos evangelhos e no livro de Atos. No Velho Testamento às vezes a palavra é traduzida como "aprendeu" e "ensinou". Onde quer que tenha um professor e pessoas sendo ensinadas, há a idéia de discipulado presente.

Nos evangelho, os seguidores mais íntimos de Cristo são chamados de discípulos. Os doze foram chamados pela autoridade de Jesus em circunstâncias variadas. No entanto, todos aqueles que aprovavam os seus ensinamentos e estavam engajados a Ele eram chamados de discípulos.

Porque Jesus veio, os cristãos se tornaram livres da "lei do pecado e da morte" e têm "a lei do Espírito da vida em Jesus Cristo" Rm 8:1-8 para nos transformar internamente a ponto de podermos preencher a lei de Deus. O Espírito de Deus que habita em nós nos capacita a exercitar a autodisciplina. A transformação espiritual é acompanhada por renovação de mente Rm 12:2, que nos traz um novo entendimento de nós mesmos, nossas motivações e atitudes.

A família é a comunidade básica humana. Os pais têm a responsabilidade de guiar e dirigir seus filhos Dt 6:7; Pv 22:6. Devem ensinar seus filhos através da instrução e disciplina, incluindo castigo. Aviso, exortação, conselho, devoções familiares e treinamento na igreja e na escola dominical são as melhores formas de se treinar uma criança. Mas os pais também precisam de medidas negativas, tais como regras e punições. Quando as crianças pequenas não ouvem seus pais, é necessário puni-las Pv 13:24. A disciplina física, como palmadas, só deve ser aplicada quando as regras e princípios foram claramente fixados; os pais cristãos devem evitar punir seus filhos quando estiverem com raiva ou irritados e nunca devem causar ferimento a uma criança. Castigo físico deve ser usado como último recurso e não deve ser aplicado de forma a causar raiva nos filhos sem ensiná-los alguma coisa Ef 6:4.

A igreja é basicamente uma grande família. A natureza da igreja - uma comunidade que pretende refletir o caráter de Deus na fé, adoração e vidas de seus membros - torna-a diferente de todos os outros grupos sociais. A igreja tem a responsabilidade de não colocar obstáculos entre si e os fiéis, exceto quando a Escritura o requer, tomando o cuidado de não ser nem muito restritiva, nem muito permissiva. As Escrituras proporcionam à igreja diretrizes suficientes para sua orientação (Êx 20:1-17; 1 Co 5:11; 6: 9-11; Ef 4:25-32; Ef 5: 1-21; Cl 3:5-11).

A disciplina na igreja deve ser consistente. Deve se opor a pecados sutis e invisíveis de atitude e a pecados mais óbvios com a mesma firmeza. A igreja deve disciplinar fofoca e materialismo da mesma forma que imoralidade sexual e assassinato. O Novo Testamento condena imoralidade, assassinato e bebedeira, mas também inveja, ciúme, raiva, egoísmo, reclamações e críticas. O Novo Testamento descreve a maneira como a disciplina deve ser feita na igreja (Mt 18: 15-18; 1Co 5:3-13; Gl 6;1), aproximando os ofensores e tentando seu arrependimento e restauração (2Ts 3:14-15).

O amor de Deus pretende ensinar a todas as pessoas como viver. Aqueles que ignoram as promessas de Deus aos fiéis encontrarão Sua disciplina, mas os cristãos que se disciplinam a si próprios, a seus filhos e uns aos outros de uma maneira amorosa honram a Cristo e modelam seu modo de vida (1 Sm 15:22).

Todas as vezes que você confia na sabedoria de Deus e faz tudo o que Ele diz, mesmo sem compreender, você aprofunda sua amizade com ele. Normalmente, não consideramos a obediência como característica da amizade; ela é reservada para o relacionamento com pai, chefe ou oficial superior; não um amigo. Entretanto, Jesus deixou claro que a obediência é uma condição para obter intimidade com Deus. Ele disse: Vocês serão meus amigos, se fizerem o que eu lhes ordeno.

Quando chegaram ao campo de descascar cereais que pertencia a Nacom, os bois tropeçaram. Então Uzá estendeu a mão e segurou a arca da aliança. O Senhor Deus ficou irado com Uzá, por sua falta de respeito, e o matou. E Uzá morreu ali, ao lado da arca (2Sm 6:6-7). Em uma ocasião anterior, disse Saul a Deus: Mas eu obedeci o Senhor; saí como ele me ordenou, trouxe o rei Agague e matei todos os amalequitas. Porém os meus soldados não mataram o melhor gado e as melhores ovelhas, que estavam condenados à destruição. Em vez disso, eles os trouxeram aqui para Gilgal a fim de oferecê-los como sacrifício ao Senhor, o Deus de você. Samuel respondeu: O que é que o Senhor Deus prefere? Obediência ou oferta de sacrifícios? É melhor obedecer a Deus do que oferecer-lhe em sacrifício as melhores ovelhas. A revolta contra o Senhor é tão grave como a feitiçaria, e o orgulho é pecado como é pecado a idolatria. O Senhor o rejeitou como rei porque você rejeitou as ordens dele.

"A obediência é uma chave que abre grandes portas"

Nenhum comentário:

Postar um comentário