Os nomes dos livros do Antigo Testamento, que temos em nossas mãos atualmente, são nomes gregos retirados da Bíblia Septuaginta, elaborada por 72 sábios judeus (sendo 6 de cada tribo) a pedido de Ptolomeu II da Grécia. Os nomes originais em hebraico são retirados do primeiro versículo ou do primeiro capítulo de cada livro; tais como, na Torá: Gênesis é Be reshit = No princípio, Êxodo é Shemot = Nomes, Levítico é Wayiqrá = Ele Chamou, Números é Be midbar = No deserto e Deuteronômio é (Ha) Debarim = (As) Palavras. Vale ressaltar que os samaritanos só consideram esse grupo como livros sagrados e que eles adoram até hoje sobre o Monte Gerizim.
Nos livros históricos: Juízes é Shophetim (Sufot – SFT = Juiz), Rute é RT = Graciosa (Reuit = Amizade), Samuel é Shemuel = Deus é seu nome (no grego é Bibloi Basileion = Livro dos reinos, era como se fosse 1º e 2º Reis), Reis é Melechim (o livro é Uehamelech = Sendo o Rei – 1:1, 1º e 2º Reis seria no grego 3º e 4º Reis), Crônicas é Dibere Hayyamim = Palavras dos dias, Esdras é Ezra do hebraico Ezer = Ajuda (quase todo em aramaico), Neemias é Nehemyah = Consolo de Javé (no grego 2º Esdras) e Ester é Hadassa = Murta – 2:7 (Stara no persa = estrela – o livro de Ester não cita Deus, como Cântico dos Cânticos, e é o único livro que não foi encontrado entre os rolos do Mar Morto).
Nos Poéticos ou Devocionais: Jó é Yyob = Perseguição ou perseguido (árabe arrepender-se ou arrependido), Salmos é Sepher Tehillim = Livro dos louvores, Provérbios de Salomão é Mishle Shelomoh (também conhecido como Sepher Hokhmah = Livro da sabedoria), Eclesiastes é Qoheleth = Pregador (Qahal = convocar assembléia, reunir-se, no grego Ekklesia = assembléia, congregação) e Cantares é Shir hashirim = Cântico dos Cânticos.
Nos Proféticos: Isaías é Yeshalah = Jeová é a salvação, Jeremias é Yirmeyah = Jeová estabelece, Lamentações é Ekah = Como e Jinoth = Lamentações, Ezequiel é Yehezhe’l = Deus fortalece, Daniel é Dani’el = Deus é meu juiz, Oséias é Hoshea = Salvação (Josué e Jesus = Joshua = Iavé é Salvação, Joel é Yo’el = Iavé é Deus, Amós é Amas = Levantar um fardo, carregar, Obadias é Obadyah = Adorador de Iavé, Jonas é Yonah = Pomba, Miquéias é Michayahu = Quem é como Iavé? (7:18), Naum é Nahum = Conforto (abreviação de Neemias), Habacuque é Habaqquq = Aquele que abraça (Habaq = abraçar), Sofonias é Tsephan-yah = Iavé oculta, Ageu é Haggay = Festival de Iavé (Hag = festival), Zacarias é Zekar-yah = Iavé lembra e Malaquias é Mal’akyh = Mensageiro de Iavé (Mal’aki = Meu mensageiro).
Os livros perdidos do Antigo Testamento são: Livro das batalhas do Senhor (Nm 21:14), Livro do Justo (Js 10:13 e 2 Sm 1:18), História de Salomão (1 Re 11:41), História dos Reis de Israel (1 Re 14:19), História dos Reis de Judá (1 Re 14:29), Crônicas do Profeta Samuel (1 Cr 29:29), Crônicas do Profeta Natã (1 Cr 29:29), Crônicas do Profeta Gade (1 Cr 29:29), Profecia de Aias de Silo (2 Cr 9:29), Visões do Profeta Ido (2 Cr 9:29), História do Profeta Semaías (2 Cr 12:15), Atos de Uzias (2 Cr 26:22), História dos Profetas (2 Cr 33:19), entre outros.
Quando a maioria dos israelitas retornou do exílio babilônico (não poucos resolveram ficar), eles já haviam perdido muito da sua herança cultural, incluindo a língua de seus antepassados. Em vez de hebraico, a maioria só falava aramaico, a língua do império persa. Versões da palavra em aramaico eram chamadas de TARGUM, que significa tradução ou interpretação. Efésios 4:9-10 pode ter se baseado
HEBRAICO RELACIONADO
O hebraico bíblico é bastante diversificado devido ao tempo e as misturas culturais
QANEH – CANA (VARA DE MEDIR – Ez 40:3 e 5; 41:8 - CÂNOM)
SOFER – ESCRIBA (PLURAL SOFERIM)
HA-SOFER – ESCRIBA REAL
SOFER HA-MELEK - ESCRIBA DE ORDENS E MANDATOS DO REI
SEFER – LIVRO
MASHIACH – UNGIDO
Amigo Fraga, que a Paz de Cristo esteja sempre sobre a sua vida. Adorei o seu trabalho. Gostaria que se ouvesse a possibilidade você ligasse para minha casa pois tenho algo importante para lhe comentar. 38304162 Paz ...Isaias
ResponderExcluir