sábado, 12 de setembro de 2009

Cuidando do meu ministério (2)

QUEM ELE QUER NESSA OBRA?

Lucas 5:1-11

Deus, como dono da obra, decide quem quer trabalhando para Ele; por isso, sempre seleciona, motiva e prepara as pessoas certas, e quando acha lícito, também "demite". Analisando as pessoas que tem trabalhado para Deus, vemos que elas são:

  • Pró-ativas (Vs 1-2) – Homens e mulheres que estão trabalhando; gente parada é como os que dormem ou estão doentes. O pai, o filho e o Espírito Santo trabalham e incentivam-nos a trabalhar (Gn 2:5-7; Rt 2:2; I Sm 9:20; Jo 5:17).
  • Chamadas (Vs 3) – Homens e mulheres em quem Deus "aposta" (Ex 31:1-11); podem não ser capacitados ainda mas, se são chamados, serão capacitados. Todavia os que insistem onde não são chamados, podem causar sérios danos a si e ao avanço da obra.
  • Obedientes (Vs 4-5) – Homens e mulheres que obedecem independente do lógico, racional e das circunstâncias (I Sm 15:22). A obediência é fator principal para recebimento do Espírito Santo (At 5:32), que é o fator principal para o crescimento na obra do Senhor.
  • Capacitadas (Vs 6) – São os que conseguem fazer bem feito, porém reconhecem que as grandes façanhas e proezas são feitas em Deus. Sem Ele nada podemos fazer (Jo 15:5) e tudo podemos naquele que nos fortalece (Fp 4:13 e Fp 2:13).
  • Humildes (Vs 7) – São os que enxergam a grandiosidade da obra que estão fazendo, mas também que fazem parte de uma pequena porção da grande obra de Deus na face da terra. Seu ministério é uma parte da igreja. São os que sabem pedir ajuda quando necessário, para excelência da obra; e assim todos saem abençoados (I Sm 16:18,23).
  • Tratáveis (Vs 8-9) – São os que se deixam renovar, remoldar, reciclar pelo aperfeiçoamento dos santos (I Co 12:7) e pela renovação do entendimento (Rm 12:1-2). São os que realmente conseguem ver a glória de Deus e ter experiências com Ele.
  • Carismáticas (Vs 10) – Jesus crescia em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens (Lc 2:52). Essa obra exige que o obreiro seja alegre, gentil, companheiro, bem quisto, animador, edificador e levantador de caídos (Lc 5:12-13).
  • Comprometidas (Vs 11) – Definitivamente, é imprescindível que você ame a Deus sobre todas as coisas; compromissos, afazeres, embaraços ou qualquer outra coisa que o afaste do teu chamado nessa obra devem ficar em segundo plano (II Tm 2:4).

QUE MATERIAL UTILIZAR NESSA OBRA?

Êxodo 25:1-9

Deus, desde o início, tem realizado sua obra da melhor forma possível (Gn 1:31) e tem empregado o melhor para o seu povo. Não adianta ter bons obreiros, trabalhando com material inadequado ou incompatível com as características do Dono da obra. Vejamos o tipo de material que sempre é empregado pelo Senhor:

  • DOADO DE CORAÇÃO (Vs 2) – Embora doado, precisa ser material que funciona, material que o próprio doador usaria. Os primeiros a doarem deve ser o pessoal do ministério, e esse pessoal deve solicitar e estimular à igreja a doar o que estão precisando. O tesoureiro precisa criar estratégias para isso.
  • MATERIAL DE QUALIDADE (Vs 3-4) – Devemos sempre lembrar que desde a criação Deus procurou fazer o melhor para nós, e isso em todas as áreas de nossa vida. Tudo que Ele exige de nós é que façamos da melhor forma possível e com todas as nossas forças (Gn 6:14, I Cr 29:2-3, I Rs 5:17-18 e I Rs 6:22).
  • MATERIAL DE POUCO VALOR (Vs 4-5) – Pouco valor em termos aparente, porém de muito valor em termos de utilidade, afinal nada possui maior valor do que aquilo que estamos precisando (Mc 8:23) Muitas vezes deixamos de fazer algo porque não temos material moderno, porém devemos iniciar a obra e mantê-la com o que temos nas mãos (Ex 14:16), aquilo o Senhor tem nos dado (1 , 2 ou 5 talentos – Mt 25:14-30).
  • MATERIAL QUE ABENÇOA (Vs 6) – Lembra que o dono da obra se importa que a mesma gere ambiente agradável, gerador e renovador de vida, fonte de inspiração, prazer e que sacia as necessidades (I Sm 16:18,23). O azeite é para luz que ilumina os caminhos, especiarias para ungir inclusive os doentes e para perfumar o ambiente.
  • MATERIAL QUE MARCA (Vs 7) – Material que te identifica, que é referência, exemplo de organização, excelência e status. Material que deixa claro tudo em relação à obra que está sendo realizada.
  • MATERIAL QUE DEUS QUER (Vs 8-9) – Ele, como o dono da obra, determina quem quer, o material que quer, como e quando seja feita a mesma (Ele é o arquiteto, criador do céu e da terra – Hb 11:10 ; Ef 1:11).

Nenhum comentário:

Postar um comentário