quarta-feira, 23 de setembro de 2009

ANTIGO TESTAMENTO (4)

Os nomes dos livros do Antigo Testamento, que temos em nossas mãos atualmente, são nomes gregos retirados da Bíblia Septuaginta, elaborada por 72 sábios judeus (sendo 6 de cada tribo) a pedido de Ptolomeu II da Grécia. Os nomes originais em hebraico são retirados do primeiro versículo ou do primeiro capítulo de cada livro; tais como, na Torá: Gênesis é Be reshit = No princípio, Êxodo é Shemot = Nomes, Levítico é Wayiqrá = Ele Chamou, Números é Be midbar = No deserto e Deuteronômio é (Ha) Debarim = (As) Palavras. Vale ressaltar que os samaritanos só consideram esse grupo como livros sagrados e que eles adoram até hoje sobre o Monte Gerizim.

Nos livros históricos: Juízes é Shophetim (Sufot – SFT = Juiz), Rute é RT = Graciosa (Reuit = Amizade), Samuel é Shemuel = Deus é seu nome (no grego é Bibloi Basileion = Livro dos reinos, era como se fosse 1º e 2º Reis), Reis é Melechim (o livro é Uehamelech = Sendo o Rei – 1:1, 1º e 2º Reis seria no grego 3º e 4º Reis), Crônicas é Dibere Hayyamim = Palavras dos dias, Esdras é Ezra do hebraico Ezer = Ajuda (quase todo em aramaico), Neemias é Nehemyah = Consolo de Javé (no grego 2º Esdras) e Ester é Hadassa = Murta – 2:7 (Stara no persa = estrela – o livro de Ester não cita Deus, como Cântico dos Cânticos, e é o único livro que não foi encontrado entre os rolos do Mar Morto).

Nos Poéticos ou Devocionais: Jó é Yyob = Perseguição ou perseguido (árabe arrepender-se ou arrependido), Salmos é Sepher Tehillim = Livro dos louvores, Provérbios de Salomão é Mishle Shelomoh (também conhecido como Sepher Hokhmah = Livro da sabedoria), Eclesiastes é Qoheleth = Pregador (Qahal = convocar assembléia, reunir-se, no grego Ekklesia = assembléia, congregação) e Cantares é Shir hashirim = Cântico dos Cânticos.

Nos Proféticos: Isaías é Yeshalah = Jeová é a salvação, Jeremias é Yirmeyah = Jeová estabelece, Lamentações é Ekah = Como e Jinoth = Lamentações, Ezequiel é Yehezhe’l = Deus fortalece, Daniel é Dani’el = Deus é meu juiz, Oséias é Hoshea = Salvação (Josué e Jesus = Joshua = Iavé é Salvação, Joel é Yo’el = Iavé é Deus, Amós é Amas = Levantar um fardo, carregar, Obadias é Obadyah = Adorador de Iavé, Jonas é Yonah = Pomba, Miquéias é Michayahu = Quem é como Iavé? (7:18), Naum é Nahum = Conforto (abreviação de Neemias), Habacuque é Habaqquq = Aquele que abraça (Habaq = abraçar), Sofonias é Tsephan-yah = Iavé oculta, Ageu é Haggay = Festival de Iavé (Hag = festival), Zacarias é Zekar-yah = Iavé lembra e Malaquias é Mal’akyh = Mensageiro de Iavé (Mal’aki = Meu mensageiro).

Os livros perdidos do Antigo Testamento são: Livro das batalhas do Senhor (Nm 21:14), Livro do Justo (Js 10:13 e 2 Sm 1:18), História de Salomão (1 Re 11:41), História dos Reis de Israel (1 Re 14:19), História dos Reis de Judá (1 Re 14:29), Crônicas do Profeta Samuel (1 Cr 29:29), Crônicas do Profeta Natã (1 Cr 29:29), Crônicas do Profeta Gade (1 Cr 29:29), Profecia de Aias de Silo (2 Cr 9:29), Visões do Profeta Ido (2 Cr 9:29), História do Profeta Semaías (2 Cr 12:15), Atos de Uzias (2 Cr 26:22), História dos Profetas (2 Cr 33:19), entre outros.

Quando a maioria dos israelitas retornou do exílio babilônico (não poucos resolveram ficar), eles já haviam perdido muito da sua herança cultural, incluindo a língua de seus antepassados. Em vez de hebraico, a maioria só falava aramaico, a língua do império persa. Versões da palavra em aramaico eram chamadas de TARGUM, que significa tradução ou interpretação. Efésios 4:9-10 pode ter se baseado em um Targum do Salmo 68:18.

HEBRAICO RELACIONADO

O hebraico bíblico é bastante diversificado devido ao tempo e as misturas culturais

QANEH – CANA (VARA DE MEDIR – Ez 40:3 e 5; 41:8 - CÂNOM)

SOFER – ESCRIBA (PLURAL SOFERIM)

HA-SOFER – ESCRIBA REAL

SOFER HA-MELEK - ESCRIBA DE ORDENS E MANDATOS DO REI

SEFER – LIVRO

MASHIACH – UNGIDO

Um comentário:

  1. Amigo Fraga, que a Paz de Cristo esteja sempre sobre a sua vida. Adorei o seu trabalho. Gostaria que se ouvesse a possibilidade você ligasse para minha casa pois tenho algo importante para lhe comentar. 38304162 Paz ...Isaias

    ResponderExcluir